“Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Você não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (Isaías 43:19 NVI)
Como nós atualmente dispomos de estradas pavimentadas e bem feitas (pelo menos uma ou outra é, não?) perdemos a profundidade do significado deste texto. Andar no deserto sem conhecer um caminho pode ser sentença de morte, pois podemos andar em círculos sem percebermos e acabarmos morrendo sem chegar a lugar nenhum.
Infelizmente, na nossa limitada compreensão dos desígnios de Deus para nós podemos nos perder nos desertos que Ele nos faz atravessar. Se não conhecermos o caminho mais curto e mais seguro que passa pelo deserto arriscamos colocar a nossa vida em perigo.
Muitos associam o deserto com castigo, devido à peregrinação dos israelitas por 40 anos devido à sua incredulidade. No entanto, devemos perceber que o deserto teve de ser atravessado antes disso de qualquer maneira. O castigo não foi o deserto, o castigo foi ter de esperar aquele tempo todo para tomar posse da promessa.
O deserto era o desafio a ser vencido antes de alcançar o objetivo prometido. Entre hoje e os seus alvos para este ano existe o deserto do tempo, do esforço, da disciplina, do trabalho, da oração incessante e, por que não, do choro e do clamor pelo mover de Deus. O deserto terá de ser atravessado de qualquer maneira. Mas ele pode ser apenas isso, um desafio. Não precisa se tornar um castigo.
A afirmação de Deus é que, se necessário, ele cria caminhos no deserto mesmo onde não tem. Isso é garantia de segurança, rapidez e certeza de alcançar o objetivo do outro lado do desafio.
“Senhor, ensina-me a permanecer confiante na Tua direção e nos Teus caminhos pelos desertos da vida.”
Amado e querido Pastor,
Rebuscando as mensagens do ano de 2007 passei por este Deserto e toda vez que leio o Livro de Êxodo especialmente essa passagem lembro de uma “estorinha” de dois doidos no asilo que decidiram fugir daquele lugar, só que para isso necessitava pular quatro muros bem altos. – pularam o 1.° com todo gás, o 2.° com ainda um gás extra, já o 3.° como que desistindo, ainda avistaram o 4.°, que sem demora resolveram voltar.(pular de volta os 3 muros o que seria mais fácil continuar). Da mesma forma fez o povo de Deus por não acreditarem de que Ele estava no comando.
Que o Senhor nos dê forças para continuar e nunca desistir das sua promessas em Cristo que nos fortalece.
Outra oportunidade conto uma em favor do Doido e os tarugos! Essa também é boa!
A momentos da vida q atrvessamos o deserto e não entendemos o prq do fato, certamente o nosso Deus quer nos mostra q dependemos dele a todo momento, e quando aprendemos depender DELE seremos mais q vencedores . AMÈM!
Por mais que estejamos cercados de pessoas, movimentações, agitos, trabalhos, tecnologias, evoluções, etc, passamos por um deserto a cada dia ao resistirmos as tentações que vem em nosso encontro.
Todos nos temos os nossos desertos, mas qdo estamos com Jesus fica mas facil atravesia, e neste deserto que podemos conhecer mas o Deus o qual nos aceitamos.
Peço a Deus que guie-me pelos desertos da minha vida , não é o meu primeiro deserto , mais esse quero confiar no poder de Deus , creio que Ele pode fazer o que fez com seu povo quando os tirou do Egido , sei que Ele não vai deixar mi faltar nada .
Perdoe-me Senhor por não esperar em ti , por ser incredulo, ensina-me a ser paciente e a confiar em ti .