“Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.” (Efésios 5:16 NTLH)
No blog do Eliseu Schmidt (https://esdata.eti.br/blog/?p=132), li o seguinte post.
Em seu livro Jesus Coach, Laurie Beth Jones escreveu:
Meu amigo Joe Mathews compartilhou comigo uma história comovente. A esposa de seu melhor amigo recebeu o diagnóstico de câncer terminal e lhe disseram que tinha pouco tempo de vida. Joe contou que observou, admirado, Dan e a esposa. Christine, passando a viver cada dia com uma pureza e um amor tremendos. Quando ela estava quase no fim da vida, Joe finalmente reuniu coragem para perguntar uma coisa a Christine:
– Qual é a sensação de viver cada dia sabendo que está morrendo?
Ela se apoiou em um dos cotovelos e, em seguida, lhe perguntou:
– Joe, qual é a sensação de viver cada dia fingindo que você não está morrendo?
A primeira coisa que me chamou a atenção foi perceber como frequentemente ouvimos de pessoas que, às portas da morte, se conscientizaram e passaram a dar valor às pessoas amadas e a tratá-las com o respeito e a dedicação que sempre mereceram. Antes assim do que nunca. Mas da perspectiva de Christine, estamos caminhando para a morte todos nós, independentemente de estarmos doentes ou não.
Conversava há alguns dias com um amigo e ele me dizia que uma das artimanhas mais utilizadas pelo Diabo para anular o efeito que a nossa vida pode ter é a de deixar-nos constantemente ocupados. Estamos sempre correndo para manter as tarefas e compromissos em dia, para ler todos os e-mails, responder todos os recados, seguir todos os tweets, visitar todos os sites, assistir todos os filmes, arquivar todos os arquivos. Quando não é em casa, é no trabalho, na igreja, na escola, no shopping, no supermercado, na associação, no trânsito. Quando vemos passou o dia e estamos esgotados sem condições de dedicar atenção a quem realmente importa.
Isso tudo me fez lembrar um pregador que sempre falava que nunca tinha visto um caminhão de mudança seguindo uma procissão de enterro. Dizia isso para lembrar que as coisas materiais e posições sociais conquistados duramente durante a vida nada significam se, para consegui-los, você teve que afastar para longe as pessoas que ama.
A segunda coisa que me chamou a atenção é: por que não tratamos as pessoas que amamos sempre da maneira correta? Por que temos esta atitude insana de deixar para amanhã? Estamos sempre correndo atrás de alguma coisa que nós achamos que, quando conseguirmos, compensará todas as vezes que fomos omissos? Pior ainda, por que tantas vezes, conscientemente, ignoramos e negamos aos nossos amados a nossa presença, carinho e atenção?
Cada vez que perdemos a oportunidade de tratar com valor e respeito aos nossos amados é uma chance perdida de tornar a vida, deles e nossa, boa, agradável e significativa.
A terceira coisa que me chamou a atenção é que o casal em questão teve a oportunidade de saber quando a morte estava chegando e, por isso, tiveram a oportunidade de desenvolver um comportamento que tornou aqueles últimos dias significativos para ambos. Mas quem disse que a morte sempre manda aviso prévio?
A música “Flores em Vida”, de Paulo César Baruk (https://www.youtube.com/watch?v=Kt1Izjm6G6Y), nos alerta para as tantas oportunidades perdidas e para o sentimento de perda e arrependimento que fica quando a morte leva inesperadamente a quem amamos. Ficamos dolorosamente conscientes que já não poderemos mais expressar o apreço, o carinho e o valor que deveríamos.
É curioso que, na maioria das vezes, não ficamos cobrando o que não recebemos, mas o que dói é o fato de que não mais podemos dar aquilo que poderíamos ter dado no tempo devido.
Não retenha o amor. Não economize o carinho. Não guarde o elogio e a apreciação. Não deixe de perdoar. Esforce-se para estar junto. Transmita a sua confiança ao olhar a pessoa que ama. Alegre o ambiente ao sorrir com sinceridade e satisfação por estar com ela. Use palavras positivas e cheias de esperança.
Com certeza, ao viver assim, poderemos olhar para trás e saber que fizemos tudo o que deveríamos ter feito e vivido da maneira que deveríamos ter vivido com aqueles a quem amamos.
Vinicios Torres
Graça e Paz. Essas devocionais a cada dia estão melhores e refletem o caráter e a essência de um Evangelho do Amor, da dedicação às vidas. Parabéns. Muitas vezes ao ler essas devocionais retirei delas inspiração para ministrar a Palavra de DEUS na igreja. Esta última: “Flores em vida”, usei para falar de qualidade de vida na familia dentro dos padrões de Deus e usei o lindo vídeo da música do Baruk. Perfeito.
BOM DIA!
PARABÉNS PELA MATÉRIA, MUITO LINDO….TOCOU MUITO A MINHA VIDA…DEUS VOS ABENÇÕE!!
Paz seja contigo irmão
Olha me deu um nó na garganta e um aperto no peito lendo e vendo esse vídeo. Muito profundo, muito reflexivo.
Quero aproveitar e parabeniza-lo pelas matérias.
Como é gratificante sabermos do cuidado do SENHOR JESUS para conosco!
Deus seja louvado!
Bom, tento ler todos os emails e sinceramente esse foi o que mais me marcou! Tinha medo de me apegar muito as pessoas, pra não sofrer e agora vejo que tenho que ter mesmo é um equilíbrio mas nunca deixar de dar carinho e amor!
Obrigada 🙂
Que palavra maravilhosa!!! Vou compartilha-lá.
Obrigada
Amado, Graça e Paz! Louvo ao Senhor por usar os seus Vasos de Honra de forma surpreendente. Esta mensagem é de uma delicadeza ímpar!
Bem sabemos, que um dos problemas do nosso tempo, que afligem a todos, mas, aos cristãos o resultado pode ser prejudicial à nossa vida espiritual: é a falta de tempo, que ocasiona ausências das quais o Senhor se referiu em sua mensagem. reflexão oportuna, já que a própria Palavra registra que um dos sinais dos últimos tempo é o esfriamento do “amor”. Temos que pedir ao SENHOR que nos ajude para remirmos o tempo já que os dias são maus. Otimizar esse tempo que nos resta, distribuindo, compartilhando, dando o amor que Cristo coloca em nossos corações. Creio que, Jesus Cristo quer que sejamos seus imitadores como filhos amados que somos e nos manda andar em amor, assim como ÊLE também nos amou, e por amor Deus Pai doou o seu filho, que plenamente se ofertou como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave.
Os dias sõ maus, mas, o que muda é a nossa ação, com a presença do Espírito Santo em nossas vidas.
Com respeito a minha vida, digo ao Senhor Jesus, que o tempo é hoje, já. Os ajustes em minha vida são hoje e já! Ajustar a cada dia os nossos relacionamentos em todas as áreas das nossas vidas. Atos concretos, efetivamente dando flores, (amor, tempo/presença/atenção, compreensão e perdão. Como diz a mensagem, expressar amor, não economizar, para não sentirmos frustrações e sentimento de perda…fazer a minh parte.
Maria de Fatima Moraes Rodrigues
Gostei muito da mensagem, especialmente quando vivemos tempos tão corridos e atribulados.
É triste quando nos arrependemos das coisas que “não fizemos”!
Abraços
Tissiani
MAravilhoso!!!!!
Paz, precisamos todos os dias ouvir a palavra de Deus, porque ela quem nós traz dia a dia de volta para o caminho . . . estas palavra ja me serviram de edificação, que Deus abençoe a sua vida e continue lhe usando como atalaia. . .
POXA GOSTEI DO TEXTO FLORES EM VIDA POXA FALA DA REALIDADE QUE VIVEMOS POUCO…. VIVA CADA DIA COMO SE FOSSE O ULTIMO
Realmente, isso é muito verdadeiro.
A gente se preocupa demais com coisas sem valor, e às vezes somente nas horas ruins é que lembramos daquilo que realmente é importante.
Por isso que Cristo nos disse que devemos estar contentes como o necessário, se tivermos o suficiente para vestir e para comer, deveriamos estar contentes com isso.
Abraço a todos
Nestes dias tenho sido tocada por essa mensagem, então creio que o Senhor deseja mesmo me passar esta máxima para a vida: viver o amor, perdão e alegria hoje, pois é o que temos. E assim seremos mais felizes. Amei a música, e conhecer este cantor. Admirável , tanto sua voz como as canções. Obrigada.
Espero lembrar-me a cada momento do dia, desta mensagem! DEUS ABENÇOE A TODOS!
Amado Vinicius ,
Esta é a 2ª vez que vc me supreende e me faz enchergar mas o meu eu, vou meditar mais ainda nessas palavras, vc tem o dom da palavra que O Espirito Santo continue te dirigindo e te usando de maneira sobrenatural.
Graça e Paz.
IRMÃO, AGRADEÇO DE CORAÇÃO ESTE ARTIGO. FALOU CLARAMENTE A MIM. TENHO SIDO OMISSO. MAS QUERO VOLTAR ATRÁS, REVER MEU SENTIMENTOS. OBRIGADO. DEUS FALOU COMIGO USANDO VC.
CONTE COM MINHAS ORAÇÕES.
A PAZ DO SENHOR!!!
A PARTIR DE HOJE VOU VALORIZAR MAIS CADA MINUTO COM MINHA FAMILIA!!
E VIVER CADA MOMENTO CONFORME DEUS QUER E ME CONFIOU.
A Paz do Senhor!!!
A ninguém fiqueis devendo cousa alguma,exceto o amor com que vos ameis uns aos outros;pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. RM 13-8
Que palavra maravilhosa!!! Sempre ficamos devendo tanto a quem amamos e o que temos feito para mudar esse quadro…acho que nada.
Nos esquecemos de ver os detalhes que tornam essa vida emprestada feliz….e muitas vezes buscamos tudo ao mesmo tempo e o que temos recebido em troca….absolutamente nada!!!!
Que a cada dia possamos valorizar tudo o que o Senhor tem nos ensinado, principalmente com amor e sinceridade.
Pois assim, podemos florescer a vida de todos que estão ao nosso redor.
Pequenos gestos fazem toda diferença.
Que o Senhor continue derramando amor e flores em sua vida Vinícius, para que vc compartinhe conosco muito mais a cada dia.
Obrigado pela palavra maravilhosa e edificante, hj meu dia ja começou mais feliz e quero levar flores a muitos hj e sempre.
A paz do Senhor.
Abraços.
Patricia.
Não sei se dei todas as flores aos meus queridos, que já estão com o Senhor, em vida. Fiz os possíveis para lhes alegrar os dias que compartilhei com eles. Meu pai faleceu com 95 anos e foi difícil a sua partida porque o amava muito, e ele percebeu isso, porque pouco tempo antes da sua partida ele me revelou que partia descansado relativamente à minha mãe porque sabia que ela ia ser muito bem tratada. Minha mãe partiu quase aos 97 anos, quase 5 anos após o meu pai. Fiquei com muitas saudades mas, conscientemente, tranquila. Minha questão é: Os vizinhos – O próximo; os irmãos, na ou fora da igreja. Como sou eu em relação a estes outros? Questiono-me a mim mesma. Como estou procedendo em relação a estes e aqueles? Tenho uma vizinha que está doente, com um problema psíquico e TUDO o que as pessoas lhe dizem, constitui um problema para a doença dela. Desejo muito e sinto dever ajudá-la mas temo que não seja bem aceite por ela e em vez de ajudar, possa agudizar o seu problema.
Necessito das orações dos irmãos para poder ajudar sem estragar. Mas quando penso nos irmãos em Cristo, dou conta de que também não sei onde estão, porque não existe a intimidade que, penso, deveria existir entre nós, filhos do mesmo Senhor. Há de facto muita falta de estudo bíblico e de oração. Que cada um de nós desperte para todas essas realidades. Hoje, e só este momento, ainda me pertence, mas durante quanto tempo mais? Isso assusta-me. Obrigada pela meditação de hoje.
Lurdes Fernandes
Prezado Vinicios, gostei muito do seu devocional. Realmente precisamos valorizar mais as pessoas que nos cercam, tratá-las com amor e carinho. Jesus manda amar o nosso próximo como a nós mesmos, sei que as vezes é difícil por nós mesmos. Isso nos faz amar com o amor que Deus coloca em nosso coração. Outra coisa que o diabo faz, e que muitas vezes não percebemos, e é fato: ele facilita vermos os defeitos do próximo, e ao mesmo tempo dificulta vermos as virtudes. Deus abençõe sua vida e ministério.
Lindo e reflexivo este artigo, Pastor.
A vida em função das coisas reflete o estilo de vida da maioria de nós e às vezes parece que só está morrendo quem tem sintomas externos. A biblia fala que a vida passa como um conto ligeiro e eu nem sei em que capítulo estou, mas peço a Deus que me ajude a fazer parte da vida das pessoas e nunca me esqueçeer de que estou morrendo, enquanto vivo.
Gloria a Deus, que palavras.
Nao tem comentarios, vamos seguir essa orientaçao e amar mais aqueles que Deus colocou no nosso caminho.
Deus continue os abençoando e nos dando o privilegio de ler verdades tao construtivas e relevantes.
Maryanne