Mário Fernandez

Desafio Final

“O último inimigo a ser destruído é a morte.” (1 Coríntios 15:26 ARA)

Inimigos devem ser enfrentados. O conceito geral de inimigo é de alguem se põe contra nós, não apenas de algo que não podemos vencer (isso seria um desafio). Se a morte é um desafio podemos ir levando a vida, um dia de cada vez, esperando o dia do encontro com ela e ver o que acontece. Mas não é isso que este texto diz. A morte é um inimigo que corre na nossa direção o tempo todo. A chance que temos de não terminar um dia vivo, é algo real e concreto, independentemente de onde ou como vivamos. Não é preciso ter medo da morte, mas é preciso entender claramente que não é meramente um desafio a ser ultrapassado.

Contudo, o texto diz que é um inimigo a ser destruído, o que nos leva a crer que não apenas não devemos temê-la, como ainda devemos ter certeza que ela será destruída. Vencer um inimigo pode significar colocá-lo para correr, expulsá-lo de algum lugar ou, até mesmo, nocauteá-lo. Não é o caso da morte, que não será derrotada, espulsa, humilhada ou nocauteada – será destruída, deixará de existir, sumirá.

A maioria das pessoas têm medo de morrer e admito que considero isso bem normal, afinal de contas é um desconhecido. MAS a nós, em quem habita o Espírito Santo do Deus Vivo, cabe entender e viver de tal modo que a morte seja apenas uma batalha em meio a tantas outras – a última neste mundo – cuja vitória está decretada. Não tema a morte, meu querido leitor, mas creia Naquele que prometeu que voltará e a destruirá. Creia que Ele prometeu isso e que é fiel e verdadeiro; não vai desapontá-lo nem deixá-lo na mão.

Uma coisa é ter respeito por um inimigo; outra é temê-lo. Ele será destruído e não se terá mais dele notícia. Eu vivo esta certeza e esperança, e te convido a entregar seu coração ao Senhor para crer também.

“Pai, em nome de Jesus tira de mim o medo da morte e me dá, no lugar disso, uma profunda certeza de que o Senhor é dono de tudo e há de destruir a morte no devido tempo.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Desafio Final

  1. Avatar pedro alves da costa disse:

    Irmão Mário,

    Seus artrigos são muito bons. Faço apenas uma observação: Acho que falta enfatizar a mensagem salvadora. Penso que em cada artigo deve alertar os perdidos ao arrependimento e a fé salvadora para que aceitem Jesus Cristo, O receba por Salvador e Senhor para serem salvos! Afinal esta é a mensagem central da Bíblia e a grande e maior missão da Igreja (Mat. 28:19).
    Em Cristo
    Irmão Pedro

  2. Avatar Laudinete Correia disse:

    Como vai irmão,
    Sabe,
    Antes de conhecer Jesus (como conheço hoje), eu quando pensava na morte me via chorando muito pois não sabia o que ia dizer quando chegasse diante de Deus, e hoje não tenho mais esse medo,porque creio eu que o inimigo”a morte” ”ou o medo dela” foi vencida em mim, pela certeza que tenho da vida eterna.
    Eu acredito que o inimigo a ser destruído é o medo que temos da morte, esse medo talvez seja pela falta de conhecimento.(em algumas pessoas) a respeito do sacrifício de Jesus ou as benções (libertação) que Ele nos concedeu.
    Também vejo a morte pelo pecado que ainda pecamos esse que nos pode leva a morte.
    Vejo que todo novo dia é uma vitória sobre a morte (física) e de certa forma, (o que só depende de nós) a morte da nossa alma pelo pecado(o nosso afastamento de Deus o nosso viver no espírito e não na carne).
    Gostei da sua visão a respeito,
    Obrigada, suas palavras têm me edificado de maneira especial,
    Deus continue lhe abençoando,

  3. Avatar Valdir Damada disse:

    Maravilhosa mensagem, não há como pensarmos na vida sem lembrarmos da morte, portanto é imprescindível que nos preparemos para o confronto final, pois se o Senhor não vier antes, teremos que enfrentar esse inimigo, mas o mais importante é o que vem depois vida ou morte eterna. Esta mensagem me fez lembrar de algo que escrevi após receber a notícia da morte de um ente querido, que em vida não fez a opção por Jesus.

    MORTE, INACEITÁVEL MORTE

    Em dias de luto, após repentinamente termos recebido a notícia de que a morte levou mais uma pessoa que conhecemos, que amamos, começa em nossa mente a passar como que um filme, com lembranças envolvendo a pessoa que acabara de partir, envolve-nos um sentimento de impotência e incompreensão e ao mesmo tempo certa dose de remorso, por não havermos feito mais, pela pessoa que acabamos de perder e talvez para sempre.
    É em dias assim que começamos a pensar e refletir um pouco sobre a vida, carreira, sucessos, fracassos…, não que essas coisas não sejam importantes, elas são sim, mas não em detrimento dos relacionamentos e momentos de qualidade junto às pessoas que um dia perderemos ou nos perderão.
    Às vezes colocamos muitos obstáculos entre nós e as pessoas, às vezes criamos padrões de relacionamentos e queremos que os outros se enquadrem neles, quando deveríamos apenas nos aproximar e vivermos momentos que deixem boas lembranças e não questionamentos de como teria sido se….
    É comum ouvirmos alguém dizer, ah se eu soubesse que isso iria acontecer teria…, não, não da mais tempo, a morte já levou.
    “É preciso amar as pessoas, como se não houvesse o amanhã”.
    É preciso contemplar a morte para valorizarmos mais a vida.
    É preciso coragem para valorizar mais as pessoas e menos as coisas.
    É preciso coragem, desprendimento, altruísmo e etc…, para amarmos as pessoas como elas são.
    João Morando disse que “é na simplicidade que está a perfeição”, e muitas vezes complicamos tanto as coisas que acabamos afastando as pessoas e nos afastamos também.
    “Porque Deus [amou] o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. O dono do mundo amou tanto as pessoas, que deu aquilo que lhe era mais precioso para nos aproximar Dele e nos dar VIDA.

    Valdir Damada
    24/08/2005

  4. Avatar gisele disse:

    Esta mensagem faz com que eu reflita sobre a minha vida espiritual. Preciso estar em comunhão com Deus traz uma certa tranquilidade sobre a morte, pois morrer com Cristo é viver.

  5. Avatar ROSA MARIA MEDEIROS PINHEIRO disse:

    Olá Pr.Mário graça e paz de Jesus!O preço que Jesus pagou pela nossa redenção foi muito alto ,e tinha que ser assim ,graças a Deus por isso. No natural,pensar sobre a morte,nos deixa desconfortáveis ,porque?não fomos criados para morrer;nós fomos criados para viver eternamente.Mas quando Adão desobedeceu a Deus,a morte entrou no mundo(Rm:5;12)Então Deus enviou Jesus na cruz para nos restaurar para a vida.Eu agradeço a Deus que posso me posicionar sem medo;do juiz de toda humanidade;porque ele já estendeu misericórdia a mim!Porque eu aceitei esta misericórdia e legalmente me posiciono diante dele pura e limpa,pelo sangue de Jesus;que foi derramado por mim e por todos nós,toda honra e toda glória a ele,nosso Pai,aleluia,abraços Rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *