“Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão, pegou-lhe pela cauda, e ela se tornou em bordão);” (Êxodo 4:4 ARA)
Muitas vezes sou obrigado a reconhecer que Deus não faz sentido em vários aspectos. O Seu amor não tem lógica, Seu Reino extrapola a compreensão, Sua salvação não faz sentido. Nesse versículo, o Senhor manda Moisés fazer algo contra todo bom senso para lhe ensinar algo. Só quem não tem a menor noção do que é uma cobra, pegaria pela cauda; é picada na certa. Mas Moisés aprendeu e vamos tentar aprender também.
Bordão ou cajado representam pastoreio, ministério, cuidado de ovelhas. Ao lançar no chão se tornou em serpente que representa o diabo, o engano, a maldição. Podemos começar entendendo que quem tem um bordão e o lança cria uma serpente? Talvez. Mas se o fizer, terá de retomá-lo com as próprias mãos. E talvez não faça sentido nem se meter com a serpente, mas sob a orientação e direção de Deus é tudo diferente.
Quando Deus manda Moisés fazer algo que ele certamente sabia ser insano, estava testando sua confiança, sua obediência, sua lealdade e sua fidelidade. Invariavelmente Deus tinha algo para ensinar a todos nós por Moisés. Este texto me falou muito ao coração e tenho de admitir que foi duro de assimilar. Eu sei que sou teimoso e resisto a fazer loucuras, mesmo que muitas vezes tenha respaldo suficiente de que foi Deus quem mandou. Isso é um erro. Nada precisa fazer sentido, o que precisamos não é de razão mas de convicção. Moisés teria ainda mais 40 anos de pegar cobra pelo rabo, fazendo outras insanidades, desde abrir mar até tirar água de pedra para o povo beber. Uma mais louca que a outra.
Assim devemos nós tambem ser. Falta coragem para fazer loucuras, ou a razão é mais forte que a fé? Ou será que Deus parou de fazer coisas que não cabem na nossa cabeça e tornou-se “razoável”?
Não creio. Creio sim num Deus que não muda e não mudará. Creio num ser humano falho e que desconfia, desafia e desobedece. Mas creio acima de tudo no milagre de mudar. Eu quero mudar. Eu vou mudar e te convido a se juntar a mim.
“Senhor, Tu não precisas caber nas minhas idéias ou razões, eu é que preciso ser obediente. Dá-me convicção e também abrirei os mares e tirarei água das pedras, na força do Teu Poder.”
Mário Fernandez
“Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” RM 11:36
Infelizmente a nossa racionalidade faz com que pensemos que Deus operou somente com os irmãos citados na palavra, precisamos ter mais fé, orar mais, buscar mais e então contemplaremos a glória do Senhor
Precisamos sim de muita coragem… afinal, Deus nos mostra todos os dias nas pequenas coisas, grandes significados, que nos ouve, que nos ampara e que nos sustenta, Deus em sua grandiosidade, manterá acesa sempre a chama “do buscar, do querer”. Força pra todos e muita paz em Cristo.
Assim como Moises que Deus cuidou desde o seu nacimento, muitos de nos temos um chamado, um proposito o que nos falta é a mesma coragem de Moises.
Prezado Sr
Gostei tanto da mensagem que achei necessario expressar minha alegria. Falo isto porque nao sei interpretar a biblia quando leio, muitas vezes gostaria de entender e fico perdida. O Sr. expressa maravilhosamente bem seus significados. Me fez muito bem ler o texto. Obrigada.
Amado e querido Pastor,
Mudar é preciso, necessário é, só que para que isso aconteça devemos pedir forças a quem tudo pode, e deixar que Ele nos transforme, afinal somos barro Ele o oleiro, façamos nossa parte no corpo, o qual bem ajustado a Cristo que é a cabeça possamos ser útil a funcionalidade do todo.
Amém pastor acho tremendo como O Espirito Santo tem movido no coração dos filhos de Deus á ter uma vida de maior fé e entrega sim eu tmbm quero fazer e ser loucura em nome de Jesus!!!!!
edificou muito a minha vida ter lido isso, que Deus o abençõe sempre irmão Mario Fernandes, gostei e admirei muito quando voce falou na 1ª pessoa, mais uma vez que Deus o abençõe sempre.
Nesta narração, vimos que com fé podemos atingir com perserverança e sem medo alcançar nossos objetivos. Como Móises fez, sem medo e com muita fé.
Maravilhosa esta reflexão. Muitas vezes queremos fazer só quilo que ao nosso olhos vêem ou a suposta lógica dos nossos pensamentos. Uma bênção.
Creio que Deus, nesse momento da história da humanidade, nos tem feito enxergar e admitir as nossas limitações, medos e desconfianças. Precisamos confessá-las. Quando admitimos, progredimos, avançamos. Também quero mudar. Quero confiar plenamente, sem permitir que o racional prevaleça e que eu venha a desobedecer.
Paulo fala duas coisas interessantes sobre este assunto; ‘a loucura de Deus é mais sábia q os homens’ e a mais intrigante e paradoxal: ‘se alguém quiser ser sábio, faça louco prá ser sábio’ em i Cor. 2: Dá prá praticar isto?
Obrigado Pr. Mário pelos artigos.
Pr. Mario, realmente, a sabedoria de Deus é loucura para os homens. A própria maneira de nos resgatar, entregando Seu próprio Filho é inconcebíbel para as nossas mentes limitadas. Mas glória a Deus porque Ele não precisa nos explicar tudo, Ele prefere se mostrar a nós com Seu amor infinito e sua Misericórdia inesgotável todas as manhãs. Resta-nos a obediência. Que Deus continue abençoando seu Ministério. Um abraço!
Bom Dia
Amados
Como é bom sermos exortados.
Quando somos chamados a fazer loucuras dirigidas por DEUS, não são loucuras, podem até parecer mas com certeza não são, e muitas vezes não fazemos por achar que é loucura.
Quero sim fazer loucuras, mas com o respaldo de DEUS.
mudar não é facil, estou tentando mudar a cada dia posso dizer que realmente, é dificil.
gostaria de comentar a mensagem, confesso que poucas vezes li os emails que eu mesmo cadastrei para receber, mas as poucas vezes que li com certeza encontrei muita coerencia e realidade, e essa ultima mensagem é de uma qualidade inquestionável, Deus abençoe ricamente sua vida, pois falou muito comigo,
Uma visão espiritual do ponto de vista humano,
Alexandre