Mário Fernandez

Responsabilidade

“Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.” (Ezequiel 3:18 ARA)

Sei que para alguns a interpretação pode ser polêmica, mas esse texto nos remete ao Novo Testamento e de nossa responsabilidade ao informar ao perdido sobre a possibilidade de ser salvo. Mas hoje quero meditar de outra forma, talvez com você que nunca se posicionou diante de tudo que ouviu em sua vida.

Pense comigo, você que frequenta igrejas mas não se firma em nenhuma delas, não se vincula ou não se envolve. Pense comigo, você que está na mesma igreja faz 5, 10, 15 ou 20 anos, mas nunca cresceu realmente a ponto de se sobressair. Pense comigo, você que é simpático ao evangelho mas nunca se decidiu a ter uma relação íntima e pessoal com Jesus Cristo. Pense comigo…

Quantas vezes e de quantas formas diferentes você tem sido advertido que o pecado mata e que esta morte é eterna? Quantas vezes seu coração disparou com o medo da morte? Quantas vezes sua cabeça ficou dando voltas e parecia que o único caminho era morrer? Quantas vezes olhar as pessoas felizes e abençoadas por Deus te despertou mais inveja e ira do que alegria?

São sintomas de alguém que está sendo avisado que seu coração aponta para perdição e que precisa entender isso. Por mais que a responsabilidade será cobrada de quem não o avisou, estes sintomas são suficientes para alertá-lo de que o seu problema é real. Se ninguém o avisou claramente, considere este texto como um aviso: você corre perigo, sua vida eterna está em risco por que Deus o está avisando disso. Se morrer na iniquidade (sem justiça)… Converta-se de seus caminhos tortos enquanto ainda há tempo. Só Jesus Cristo nos salva e nos justifica diante de Deus, todo resto é engano no que se refere a salvação.

“Pai, ajuda nossos amigos a compreenderem que não basta frequentar uma igreja, ter uma religião ou serem pessoas boas, é necessário mais do que isso. É necessário ter Jesus como seu salvador pessoal. Usa-nos para abençoá-los e para avisá-los disso.”

Mário Fernandez

9 thoughts on “Responsabilidade

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,

    Inicio minha participação e comentário citando uma frase de Ben tio do(Homem Aranha no original, Spider-Man) “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.
    Apesar de se tratar de filme de ficção, nos traz grande lição.
    Agora olhando para a Epístola aos Hebreus(Pregação de Domingo dia 19/08/2012), vemos a grande responsabilidade que nos foi delegada, devido o privilégio de acesso à presença de Deus e que deve nos acompanhar em nossa nova vida de verdadeiros crentes:
    1.° Aproximemo-nos, com sincero coração, afim de sermos purificados e por isso lavados em água pura;
    2.° Guardemos firmes a confissão da esperança, sem vacilar, para honra daquele que fez a promessa da salvação, pois Ele é fiel e requer de nós fidelidade;
    3.° Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, e a maior delas é olharmos para o nosso próximo, principalmente os mais novos na fé, pois o nosso acolhimento faz toda diferença, afinal não é somente por alguém ter tomado a decisão que estará tudo bem, porque este como nós um dia, precisamos de outros irmãos para que tenhamos o crescimento e se estes nos acolheram, também devemos acolher a todos quanto o Senhor nos indicar; e,
    4.° Não deixemos de congregar-nos, antes tomemos conselhos um dos outros e aconselhemos aqueles que andam fracos na fé(admoestações), pois o dia do Senhor está próximo.

    Temos grande responsabilidade uns pelos outros, em Cristo que sempre está disposto a nos fortalecer.

  2. e bem porai que ageu repreende o povo por causa de sua inercia ea exorta a reedificar o templo por essas palavras que veio dizendo em que casa do senhor deve ser edificada , aplicai os em vossos corações ,aos vossos
    caminhos

  3. Avatar Elairton disse:

    Às vezes, como agora, preciso ser encontrado por alguém para me falar que o amor de Deus ainda está presente.

    Obrigado por me chamar a atenção.

  4. Avatar Edson Luis Ritter disse:

    Êh, Mário!
    O que está havendo, usando referências ao antigo testamento? Ora, me importa a nova igreja, aquela que inicia a partir de Jesus Cristo, porque ele foi a prova em carne de que meus defeitos se comparam aos dele. Em sua vida terrena Jesus não mostrou a perfeição que lhe damos. Tanto é que Deus o enviou como seu filho para que não ficássemos apenas ‘no pensamento’, mas na realização de sua obra. Achei tua reflexão um pouco ‘pequena’, ainda que por respeito e gratidão a aceite.
    Edson.

  5. Avatar disse:

    Cara, muito obrigado! Deus escolheu o cara certo pra inspirar e nos escrever! Saiba q um tempo eu fiquei morno e suas msgs eram meu único alimento. N se esqueça disso: vc fez diferença. Vlw!

  6. Avatar Gerson disse:

    E por falar em polêmica, os que estão no mundo e nas igrejas “são”lobos travestodos ou transplantados ?

    O mundo está cheio de lobos e lobas, travestidos de carneiros e ovelhas, na religião e nas igrejas também !

    A nossa natureza humana é loba e enganosa e nos tenta se mostrar como justa, bondosa, mas não é capaz de nos livrar de nossa natureza cruel, implacável, sem compaixão pelos bons ao ponto de crer que somos daqueles que se sobressaem, mas que na maioria das vezes são dominadores, que estão por s por cima, mas, em realidade demonstra que são (ou somos dominados).

    O princípio dessas coisas está na busca incessante amor a nós mesmos, pelo apego ao apreço, mas sobretudo ao dinheiro, que é a raiz de todos os males.

    Mamom e’o nome do deus das riquezas, que se instalou em nossa natureza e alma e nos faz crer que podemos comprar, obter o melhor da vida, boas emoções e muito prazer e satisfação, fazendo-nos crer que os bens e tudo o que possuímos, nos faz felizes e as melhores pessoas do mundo, inclusive nos diferencia das demais.

    Por bem, quer nos faser entender que é tudo o que pode nos trazer conforto, alegria, sentimentos de poder, superioridade, ou seja, não só o que podemos comprar, mas também vir conquistar e tornar o nosso EGO satisfeito.

    Geralmente essa condição nos faz aproveitar, abusar da bondade e sinceridade dos outros e, a satisfação do EGO nos torna pessoas egoístas e, ainda ao encontrar alguém que não quer concordar ou aceitar nosso senhorio e superioridad, ou seja, os que não são nossos serviçais e, muito mais quando os valores dessas não temporais e, buscam em Deus o prazer, invejamos as suas condições. Isso por quê não temos a mesma força nem o poder e, estamos dependentes, sendo levados a posturas ou atitudes que, ainda que tenham alguma aparência de sinceridade e piedade, são, ao final, desvestidas, por não sermos defato ovelhas, mas lobos, onde o bem não reside, nem se expressa do amor, verdadeiro, sincero; agindo com interesse ganancioso.

    Infelizmente o mundo a grande mola propulsora que vivemos é a da ilusão, o viver de aparências e, por isto é que somos iludidos e vamos iludindo num consumismo e mercado, onde pessoas são as rés (coisas) que são comercializadas, enganadas por Mamom que nos tenta e nos afasta da realidade e nos tornar míopes, ofuscando ou cegando a nossa visão, para que não resplandeça a luz e força divina, pois ele sabe que é a única capaz de enfrentá-lo e nos livrar dos seus muitos e variados laços de maldade.

    Mamom age em toda parte, de muitas formas e, quase a maioria das pessoas do mundo, estão sendo dominadas por ele e não reconhecem que por detrás da aparência do bem estão os lobos vorazes que querem nos abocanhar, minar nossas forças e bases e, infiltraram-se no meio do pequeno rebanho que se tornou liberto, para se puder, espionaando a nossa SORTE e LIBERDADE, tentar a todo custo nos fazer e, de novo suas presas.

    O mundo carece do verdadeiro amor e d bverdadeiros cordeiros, mas ainda resta um pequeno rebanho que não pode e não se submete a Mamon, nem aos lobos e lobas que estão travestidos de carneiros e ovelhas, nem mesmo por um instante, para que a verdade, a vida e o amor e a liberdade do evangelho permaneça e seja transmitido através da luz que há neles, demonstrando as novas naturezas e verdadeiras ovelhas.

    A luz, dissipa as trevas e, como atalaias traz alerta a todos de que ainda podem vir a se tornar carneiros e ovelhas, não apenas em aparência, mas verdadeiros, pois o Cordeiro sem máculas veio ao mundo para doar Sua Natureza e libertar a todos nós que nos achávamos travestido da falsidade e nossa triste condição perversa, maligna e diabólica, pois todos, sem distinção nos encontravamos nas trevas, mas Deus que é LUZ ainda está clareando e operando em nós e, em nossos dias.

    Assim, é preciso fazer uma reflexão se aiknda vivemos de aparência ou se tornamos ovelhas. Deus nosso criador e doador de VIDA quer que todos sejamos libertados de nossas aparências, pelo que ELE MESMO se deu a nós e o nosso único esforço é vir reconhecer que a nossa situação de falsidade e aparência denota a morte e vir cada um aceitar ser transplanto por ELE e NELE, pela sua graça, pela sua operação da fé, dada por Deus a nós e, não por nossas atitudes (pois as nossas obras são falsas), deixar de ser travestidos e vir a ser os transplantados e mudar o curso de de nossas vidas e dos nossos semelhantes ainda em nossos dias.

    Finalmente, se ainda estamos nas fileiras das aparência, devemos mudar de lado e entrar no BOM combate do BEM, na incessante luta contra o mal e, saber que, ainda que as fileiras do MAL (do outro lado) possam ser muito grandes, não há mal que resista ao BEM e, este é o milagre de Deus que ainda age e, com poder.

    Estamos aprisionados em arapucas, armadilhas ? As barreiras já foram transportadas com a morte de Cristo que a venceu e, pelo poder de Deus ressuscitou para uma NOVA VIDA para nos livrar do medo da morte e nos trazer a verdadeira vida, e não uma vida dentro de uma gaiola, ou armadilha. Nada O pode prender, nem mesmo a morte, ao contrário Ele foi ao inferno e livrou da pris!ao os que estavam presos e, em nossos dias ainda é a VERDADE que NOS LIBERTA da falda aparência e nos fazendo seres libertos da escravidão do mal.

  7. A igreja nem sempre está interessada em levar o evangelho puro e simples as pessoas que lá congregam, assim é possível a qualquer pessoa pensar que por ter essa ou aquela forma de encarar o evangelho ela é melhor que a outra que pensa diferente. Mas a reforma intima tirar a trave do olho como ensinou Jesus é o que as pessoas evitam de ensinar pois a igreja tenque ter o evangelho que todo mundo quer ouvir não o de Jesus.Apenas uma pergunta se as pessoas só vão ser salvas se aceitarem Jesus, como as pessoas que não ouviram serão salvas?

  8. Avatar rogerio disse:

    bom dia a paz seja convosco..

    quero agradecer por este devocionais, inclusive muitos deles tenho ultilizado para da pequenos estudos para grupos na comunidade…

    que o Senhor continue te abençoando…

  9. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia Pr. Mario! Excelente mensagem o Senhor Deus tem nos mandado hoje. Eu preciso estar vigilante na questão do aviso ao irmão ou amigo. Às vezes somos tomados pelo medo de ofender, de chatear e deixamos a pessoa desavisada de seus erros. Mas peço que o Senhor Jesus esteja intercedendo a meu favor para que eu tenha ousadia, coragem mesmo de fazer conforme a Bíblia nos ensina. Que Deus continue iluminando a sua mente com as ilustrações necessárias a cada dia. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *