“exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (1 Ts 2:12 ARA)
Eu estava discipulando uma pessoa recentemente e tive que dizer umas verdades duras de ouvir, ainda que também sejam duras de dizer. Mas se queremos realmente viver por modo digno de Cristo e Seu Reino, precisamos ir além de tudo o que vemos ao nosso redor. Falei com o maior amor que pude, mas eram verdades duras, embaladas em palavras amorosas.
O foco da conversa era uma crise emocional, que segundo a pessoa estava “resolvida por dentro”. Queria me convencer com palavras que tinha tratado com Deus e que estava tudo bem. Meu questionamento e minha meditação é a seguinte: o viver, o praticar, o comportamento, as coisas práticas, o proceder – confirmam que esta coisa “está resolvida por dentro”? Ou terá sido somente mais um episódio emocionalmente lamentável que não produziu aprendizado?
Vivemos dias em que as pessoas esqueceram (ou nem sabiam) que aprendizado é sinônimo de mudança, de transformação, e não mero acúmulo de conhecimentos ou de informações. Se você diz que aprendeu algo mas isso não mudou em nada sua mente ou sua vida, que aprendizado foi este?
Inacreditavelmente as pessoas dizem uma coisa e vivem outra como se fosse isso normal. É cantar “eu escolho Deus” mas não dizer não para uma tentação simples como comer demais. É dizer “não vivo sem ti” mas perder a hora do culto por um programa na tv. É pedir ajuda em oração e não fazer absolutamente nada pra mudar a situação. E o pior de tudo, é se dizer cristão sem investir nada para ser imitador de Cristo.
Precisamos viver de modo digno do Reino de quem nos chamou e isso se faz na prática. É mais do que uma lista de “não” – eu não fumo, eu não bebo, eu não roubo. É uma lista de “sim” – eu ajo diferente, eu falo a verdade, eu vivo em santidade.
A pancada é forte, mas sem ela a gente não sai do lugar.
“Senhor, na base da brincadeira ou sem empenho eu sei que não vou crescer espiritualmente. Ensina-me a olhar para a vida e saber o que fazer para viver de modo digno do Teu chamado.”
Mário Fernandez
Amado e querido Pastor,
Quero acrescentar, não à lista do “não” mas, a uma possível lista do falso “sim” – “creio em Deus” , no intuito de não se deixar admoestar ou ouvir sermão e com isto cria-se uma redoma que o envolve.
Como poderia uma pessoa crescer espiritualmente se outras espiritualizadas não lhes trouxessem ao conhecimento de seus erros a exemplo de Cristo que nos ensinou que, antes de vermos o cisco no olho do irmão, primeiramente temos que tirar de nós mesmos a trave que está no nosso, para depois tirar o cisco do olho do outro, e assim vivermos na prática da admoestação na crescente unidade da fé por meio da graça que nos foi concedida.
Gosto muito de ser admoestado, e confesso que, algumas vezes por pessoas “supostamente incrédulas”, e sei que deveria ser o contrário. Não só para meu crescimento espiritual, mas para que possa dá sempre e tão somente o Bom Testemunho.
Oremos:
Senhor, livra-nos dos bajuladores, porque com estes não temos crescimento além do mais nos leva ao que o mundo “acha” e afirma ser “normal”, em vez disso manda-nos sempre pessoas que nos traz palavra dura sempre temperadas com “sal” que é o amor que restaura o sabor e nos conserva, para que não venhamos a apodrecer juntamente com a normalidade deste que está reservado para o fogo. Nos molda na forma de Cristo para tua própria honra e glória, por Ele para Ele e com Ele. Amém.
Olá, Pastor Mário:
Muito adequada a palavra que afirma: aprendizado implica mudança. Dessa forma, preciso aprender muito até atingir a estatura de varão perfeito.
A paz; agradeço a Deus por existir homens compromissado com a verdade. Bem as palavras deste texto, serviram para mim. preciso pregar aquilo que vivo, como diz apostolo paulo ; o bem que quero fazer esse não faço , mais o mal que não quero esse eu faço OBRIGADO AOS PASTORES
Realmente, concordo com o irmão em gênero, número e grau! É uma característica de defesa humana, acreditar que está tudo bem, quando se necessita de ajuda real, principalmente quando envolve em admitir estar errado em nossos atos ou modo de vida. Contudo, eu me sinto neste tipo de situação hoje. Eu quero sair do deserto, eu quero ver a face de Deus e contemplar a Sua Glória! Porém, não sou merecedor. Tenho pedido muito a Deus que me ajude na minha condição profissional, que Deus traga o milagre, mas estou certo de que necessito mais do Deus vivo em mim! Eu entendo que eu devo procurar e sentir mais o Espírito de Deus, para então merecer/receber o meu milagre. Pois na própria palavra diz: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33) Eu creio verdadeiramente que Deus tem trabalhado na minha vida e em meu favor e, não sei se tenho sensibilidade suficiente, para testemunhar isso, mas eu creio nisso, pois nas empresas aonde eu fui, para tentar uma oportunidade, até agora não houve sucesso, sendo assim, tenho tentado entender que Deus está me preparando o melhor, porém, definitivamente, eu não quero tomar a minha necessidade pelas minhas mãos e interferir no agir de Deus. E há ainda, um trabalho que Deus já me entregou, porém este, não terei retorno imediato, conforme o que as minhas necessidades exigem, por isso eu creio que Deus ainda está agindo. Eu não quero ficar na zona de conforto, mas também não quero interferir no que Deus está preparando. Porque eu creio, que o que Ele tem, é maravilhoso e será suficiente para os planos que Ele tem para mim!
Em nome do Senhor Jesus, AMÉM!
Obrigado pelas sábias palavras.DEUS te abençoe.
Muito verdades suas palavras,,,infelizmente muitos falam que são cristão, mas o negam com suas palavras e comportamentos,,
ser cristão e morre pro mundo e viver pra CRISTO!!!
No livro , nOS SEUS PASSOS O QUE FARIA JESUS,
Uma personagem, diz a singela Frase,, Estou neste, mundo, Mas não Sou deste Mundo… Nos morra-mos neste mundo mas nossa visão e um Mundo Celestial pois la é que Vou Morrar..
Fique na Paz
Você lembra aquele texto em Exôdo quando Moisés retorna do Monte com as tábuas e vê o povo em festa a roda do bezerrro,o que chama a atenção é que quando Arão foi confrontado ele imediatamente transfere para o povo a responsabilidade,dizendo,Moisés você sabe que este povo é propenso ao mal,e dai cria uma estória a respeito do aparecimento do bezerrro. Hoje precisamos de um discipulado sério com CONFRONTOS para evitarmos líderes irresponsáveis que leva os seus liderados a dor e frustrações na Caminhada. Para isto acontecer DISCÍPULADO TEM QUE SER COM CONFRONTO E RESPOSTAS NA PRÁTICA, senão teremos um monte de líderes e liderados que deixaram o Egito onde construiam celeiros para Faraó como ESCRAVOS, porém saem para morrer no DESERTO pois sair do Egito com mentalidade de ESCRAVO vai produzir CAMINHADAS NO DESERTO ATÉ MORRER ,pois manah não era para 40 anos era sómente uma provisão ATÉ a entrada na Terra Prometida. MEUS QUERIDOS NÃO IMPORTA SEU TEMPO DE LIDERANÇA DIANTE DE UM PEQUENO GRUPO OU GRANDE POVO, SE TEU ESÍRITO NÃO FOR UM ESPIRITO RENOVADO COMO DE JOSUÉ E CALEBE,O PROPÓSITO DE DEUS PERECE EM SUA VIDA. “DESPERTA Ó TU QUE DORMES E CRISTO DE ESCLARECERÁ” Grande abraço a todos do Bp.Finéias(servo).
Obrigada e parabéns pelas msgens, que Jesus continue te usando para a Glória d’Ele! Porção dobrada de unção para sua vida, seja fortalecido em nome de Jesus…Abçs
Esse palavra me tocou muito, pois muitas vezes queremos ser aquilo que não temos atitude para ser. Muita gente diz: quero ser um mega empresário… mas pagar o preço que ele pagou, principalmente no começo de acordar de madrugada, ser o ultimo a sair, pagar o preço…
Ai Deus começa a conceder as coisas para caminhar ao sonho, mas ai vem as murmurações de que a vida está pesada e está tudo muito difícil.
Querer, poder e conseguir… mas sem Jesus, não tem como, você pode querer, até poder, mas conseguir não consegue.
Eu entrego meus erros, meu agir ao Senhor, para fazer de mim, todos os dias nova criatura, fazer de mim um vencedor a cada dia.
Graça e Paz em Cristo Jesus Pastor Mário.
Gosto muito dos escritos de Jonathan Edwards. Tem um que ele diz que a gente precisa aprender a usar a Bíblia contra nós. Parece estranho, mas quando se lê e entende o que ele quer dizer fica muito claro. Hoje muitas pessoas gostam de ler na Bíblia somente aquilo que vai de encontro ao se modo de pensar e aos seus próprios interesses. Quando a Palavra de Deus contraria o modo de pensar, tenta-se amoldar Palavra para que fique o mais próximo de seu modo de pensar. Conversão verdadeira é operada pelo Espirito Santo. Ela (conversão) é de dentro para fora, e de fora para dentro. Quando tentamos amoldar a Palavra de Deus ao nosso modo de pensar, segundo o nosso gosto é sinal que um dos lados está incompleto, ou interior ou exterior.
Tudo o que foi dito se resume a isso: “Se não vivo o que aprendo, jamais aprendi algo na vida”.
Ótima reflexão. O Evangelho é Espírito e Vida. Aprender somente no espírito não gera transformação. Temos que viver o que aprendemos de Deus para sermos transformados de Glória em Glória à imagem e semelhança de Cristo!
Abraços amigáveis
Bom dia, Pr. Mario! Não foi a toa que Jesus disse que a porta é estreita, vemos a maldade proliferando cada dia mais, as dificuldades de permanecermos firmes nos confrontando em paralelo às “vantagens” que o mundo oferece. Por isso é sempre bom termos uma palavra de alerta, uma cutucada para acordarmos e realmente nos empenharmos no viver diário digno do chamado do Senhor para que a nossa fé não seja vã. Que Deus contine apefeiçoando seu Ministério e lhe enchendo de sabedoria do alto. Grande abraço.
Quem dera ouvíssemos esse tipo de mensagem nas “tele igrejas”.
O Evangelho de Jesus veio trazer transformação, mudança de atitude mesmo!
Que Deus abençoe o seu discípulo a entender e crescer, bem como a cada um de nós em nossas crises.
A paz !
Muitos de nós deveriamos lembrar que não somos mais meninos e devemos pensar como homens.
Mas, muitos de nós ainda estamos cometendo ações de meninos e isso nos coloca diante de momentos onde as palavras duras é necessaria para nos fazer voltar a estrada que nos leva a direção de Deus.
A mensagem Comportamento agusou a minha reflexão e me trouxe a puxar o meu freio de mão e centralizar a minha direção no Evangelho.
Deus nos abençoe a cada dia percebermos a suas palavras.
É… infelizmnte, a hipocrisia, inerente ao ser humano, cada vez mais se manifesta e está por fazer com que não mais conheçamos a ninguém! Tudo passa ser um cenário, onde atores simulam e expõe suas perfomance; e nesse viver imaginário, mentiroso… o “ator” almeja única coisa: parecer ser. Ele parece ser feliz, parece ser calmo… parece ser cristão! A falácia, repetida e repetida, cai no jargão: “…mil vezes, passa a ser verdade!”. O engraçado que é nesse proceder que os “lobos” do evangelho se esbaldam e praticam o chamado “evangelho da prosperidade”. Passam a vender o que não têm e a vender aquilo que o “ator” almeja. Enfim, a Palavra já nos diz: “satanás é o pai da mentira!”. O grande problema é que a mentira passou a ser vista até como doença (e isso é, com sentido que não outro, de amenizar o verdadeiro impacto de ato baixo, vil… desonesto; praticado por individuos medíocres, dissimulados… egoístas e oportunistas!). E o mais interessante: para justificar isso – e inúmeras outras coisas mais – o cretino justifica se tratar de um assolamento esperitual, retirando dele, hipócrita, toda a responsabilidade pela conduta.
O que sobra a dizer: somos humanos e a fraqueza nos é característica, mas daí justificar toda e qualquer conduta leviana sob esa ótica e não procurar disciplinar-se para evitar (…); é comportamento cômodo, de individuo oportunista, enganador… de um egoismo barato!
Sempre me orientei muito pela conduta que a ORAÇÃO DEVA SER UMA CONSTANTE, mas que o VIGIAR deve se dar em maior monta; o o vigiar a MIM MESMO, para que a hipocrisia humana não prevaleça sobre as coisas que dignificam ao Espírito. TENHO QUE SER DÍGNO EM OBEDIÊNCIA E SUBSERVIÊNCIA AO MEU CRIADOR; devo respeito a Ele e por isso minha conduta deve ser reta! Tenho um compromisso, um pacto… E TENHO QUE ZELAR POR ISSO! Infelizmente, individuos egoistas, exaltam a preguiça e se justificam a partir de sua condição humana e na certeza DA CONVENIENCIA de que em Deus! há misericórdia! Pensamento vil e que temos que lutar contra dia e noite!
É… COMO SEMPRE DIGO: SÓ NA MISERICÓRDIA DO CRIADOR PARA QUE ESSE MUNDO NÃO SE CONSUMO e sucumba de vez por atitudes de seu “filhos” malígnos! Misericórdia!