“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;” (Atos 17:24)
Embora muito pregado o “não habita em templos” eu ainda acredito que precisamos aprender muito sobre isso. Evidentemente não vou na contra-mão, pois creio sim que Deus não habita em prédios, mas quero olhar de outro prisma.
Eu pessoalmente não tenho, mas conheço pessoas que têm, casa na praia ou no campo. Não moram lá, mas é propriedade sua e não mora ninguém lá, ficando assim a disposição para quando quiserem desfrutar. Vejo que o Senhor, nosso Deus Onipresent,e usa deste mesmo meio ou recurso. Onde seus filhos se reunirem e o chamarem, ali será, neste sentido, uma de suas “casas”. Se analisarmos desta forma, o templo é casa de Deus sim, mas a minha residência também, pois buscamos ao Senhor diariamente como família naquele lugar. A empresa onde trabalho também é casa de Deus, pois buscamos ao Senhor ali.
Neste sentido e nesta forma de pensar, aliado ao conceito de que o Espírito Santo é Deus e vive em mim, posso tornar casa de Deus qualquer lugar onde eu me reúna com alguns irmãos, pois temos promessa neste sentido. Nunca será a morada de Deus, a habitação de Deus, mas ali será uma de suas casas. Ele se “reunirá” conosco, pois vive em nós.
Isso me traz dois pensamentos imediatos: um é que temos grande responsabilidade ao nos reunirmos, pois Ele virá; outro, é que não há lugar onde minhas atitudes não sejam contabilizadas para edificação ou para prejuízo espiritual. Deus não habita em prédios, mas se faz presente neles. Deus não mora em edifícios ou construções, mas tudo é Dele quando o servimos, pois Ele é nosso Dono e Senhor. Deus não se prende a tijolo e cimento, mas nós podemos contar com Ele em qualquer lugar.
Valorizemos a presença Daquele que é o mais importante entre nós, pois Ele não apenas vive em nós, mas Ele quer ser o Senhor, o mandante, o comandante, o dirigente de todos nós.
“Senhor, reconheço que Tu és o Dono de tudo e de todos. Por isso mesmo quero Te servir mais e mais, como se cada dia fosse o dia do meu julgamento. Ensina-me a andar Contigo mais e melhor”
Mário Fernandez
Amado e querido Pastor,
Ao analisar por outro prisma, me prendi ao fato de pessoas terem casas, seja de praia ou de campo, e que por muitos dias ficam sem ninguém, aparentemente, porque sabemos na verdade, sempre há alguém para dá uma olhadinha e até fazer uma faxina na mesma, fazendo com que outros não a invada e roube os seu bens.
Trazendo para no templo, espiritual, temos de cuidar muito bem e sempre em novidade de vida, como convém: em orações e vigilância total, pois o inimigo está sempre e incansavelmente a nos rodear, observando-nos e esperando qualquer vacilo para adentrar em nosso coração com “aparente convite”, com insistências querendo ser dono, aí está o perigo que nos cerca, que é o deixarmos entrar, em vez dele, há Alguém que bate pacientemente pedindo para que se abra a porta, trazendo os verdadeiros presentes: a paz, o amor, a luz, enfim a sua presença em nossa vida.
O templo espiritual é muitíssimo importante, mas o templo construídos também é de igual valor, quando é bem cuidado principalmente quando se torna a extensão de nosso lar.
Que o Senhor nos dê sempre a coragem necessária para não deixarmos os templos edificados por mãos dos irmãos, caírem e ou mesmo seus muros, zelando por ele e pelos que ali se reúnem, não esquecendo do templo edificado por Deus, que é cada um de nós, com suas finalidades no todo que é a Igreja para seu real crescimento para o Reino.
Em Cristo que nos edifica.
Gostei da análise e da esplanação. No entanto, se você me permitir, gostaria de ampliar um pouco mais o conceito de casa. Para alguns irmãos (que não é o seu caso) casa é apenas um lugar onde esse irmão pára para dormir ou descansar, ou ainda receber os amigos em um final de semana, etc.Porém, em uma casa, geralmente tem alguém que zela pela higiene e prima pela organização da mesma. Quero com isso dizer que uma casa precisa de limpeza diária e organização. Assim, como templo do espírito que somos, deveríamos ao menos ter esses cuidados básicos com o nosso corpo que é casa de Deus. Um banho ao menos por dia, uma roupa limpa de quando em quando e uma alimentação menos prejudicial, enfim. Creio que um senhor sendo dono dessa casa muito se agradará de saber que o inquilino, que não paga aluguel, cuida muito bem de sua propriedade. Inclusive zelando pela aparência externa e aprimorando o conforto e a higiene do Templo, embora sabemos que existem povos que não sabem o que é tomar banho com sabonete ou roupas novas ou velhas, lipmas ou sujas. Quando conhecerem, então a verdade a verdade, com toda certeza, os libertará. Obrigado!
Pastor Mário:
Muito bom saber que Deus não está restrito a um templo de tijolo ou equivalente. Isso me leva a pensar que, se Deus está dentro de mim, Ele está onde eu estiver. É um companheiro inseparável.
Interessante analisado deste prisma e eu até diria que quando nos reunimos em algum lugar com o proposito de adorar a DEUS tornamos através da Presença do Espírito Santo o local abençoado e Santificado e onde há a presença do Espírito Santo há Liberdade. Eu concordo sim que onde estamos com este propósito torna-se sim morada do Senhor. Muito Boa Palavra
Estas mensagens tem sido muito edificantes para mim .Parabéns pelo belo trabalho .Que Deus vos abençõe
Maravilhosa mensagem, Pr. Mario, glória a Deus! Eu pensava dessa forma, mas nunca me ocorreu me expressar assim. Concordo plenamente com a idéia de que tudo pertence ao Senhor, quando nos submetemos ao seu senhorio, Ele se faz presente e nada melhor que a presença do Senhor em nossa casa, em nosso trabalho, em nosso lazer, em nossas ferias onde quer que estejamos, em nossa locomoção.
Que Deus continue iluminando sua mente com ilustrações tão edificantes. Grande abraço.