Mário Fernandez

Crescendo em Oração ao Orar por Outros

“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Neemias 1:4)

Neemias me ensina muitas e tantas coisas que nem sei explicar. As numerosas lições deste livro para alguém que gerencia alguma coisa, especialmente um projeto como foi a reconstrução do muro, é notável. Este verso foi um destes.

Note que tudo na vida de Neemias estava alinhado, em ordem. Ele era um servo, mas como dizemos hoje ele tinha um bom emprego, uma boa condição de vida. Dentro da realidade de seu tempo, tantos eram escravos nas lavouras, fazendo tijolos ou mineirando, mas ele era copeiro do Rei, vivia no palácio. Se lermos este primeiro capítulo com o mínimo de cuidado o que veremos é alguém que achava favor diante do Rei. Neemias era respeitado, era bem conceituado, era alguém digno.

Este mesmo Neemias chorou amargamente pelo seu povo e pela sua cidade, mesmo não convivendo com os problemas que ela vivenciava. Note que não apenas chorou, o que muitos de nós já têm tido dificuldade ou incapacidade de fazer, mas ele lamentou, ele jejuou e ele orou.

Meu querido leitor, quando vivemos dias de serenidade, de paz, de tranquilidade, temos de lembrar de nossos irmãos e compatriotas que sofrem. Me refiro tanto àqueles cujo coração endurecido busca repouso longe do arraial da bênção de Deus, como por aqueles que passam por dificuldades terrenas. Podem ser dificuldades materiais, financeias, de saúde, como podem ser emocionais, sentimentais, de relacionamentos, a dor de uma perda. Ontem faleceu um homem que nunca conheci, mas sou muito chegado de um cunhado e de sua irmã. Meu coração sentiu o peso, mas isso durou alguns minutos. Para Neemias foram alguns dias. Preciso aprender com ele a ter este coração.

Certamente Neemias continuou com seus afazeres e responsabilidades, sem ter sido negligente com suas obrigações, mas encontrou tempo para orar e clamar a Deus por um problema que nem era diretamente dele. Isso, meu querido, é amadurecer na vida de oração.

“Senhor, não me permita esmorecer naquilo que sei que preciso fazer. Ajuda-me e fortalece-me para que eu aprenda a orar por outros e não apenas por mim mesmo.”

Mário Fernandez

9 thoughts on “Crescendo em Oração ao Orar por Outros

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor:

    O cargo que Neemias ocupava não o deixou insensível às necessidades do povo. Mesmo na zona de conforto, ele agiu em favor dos mais vulneráveis. Que seja assim com aqueles que se acham em situação semelhante.

  2. Avatar Maria Dias Marques disse:

    OBRIGADA SENHOR

    Amamos ler e ouvir a palavra de Deus,
    E Orar pelos outros.
    E mesmo sabendo que a palavra ,
    É de difícil interpretação
    Mesmo sabendo que não é com o intelecto
    Que se apreende e se bebe a substância
    Do que ela expõe,
    Queremos ouvir e ler sempre.
    Muita gente pensa que achamos fácil,
    Entender e interpretar.
    Ledo engano. Principalmente o Antigo Testamento.
    Se o Espírito Santo não nos ungir e iluminar
    Uma neblina ainda paira sobre
    Nós, e ficamos sem sim, nem não,
    Porque não falamos daquilo
    Que não sentimos
    Ser a expressão de Deus.
    Não nos passa despercebida
    A certeza de alguém que cita a Bíblia e
    E interpreta para outros
    Com sábia humildade e segurança.
    – O que vacila, mente, engana com fábulas
    Mirabolantes, usando falsos recursos
    E torcendo a verdade, vem dentro de nós
    Uma rejeição imediata.
    Peço perdão, peço orientação,
    Peço a Deus que me conceda
    A sabedoria para absorver
    Somente a verdade.
    Há muitos anos lemos ICHTUS
    No começo, protestamos muitas vezes
    Pelo tom, e pela rigidez da explanação.
    O autor cresceu ficou mais manso
    E tem havido milagres, no nosso entendimento.
    O jogo das palavras está mais fácil de sentir,
    E podemos com gratidão erguer os braços
    E louvar a Deus pelo pedaço de pão
    Saboroso em sua essência
    Neste trabalho,
    Já com apreciável alcance
    Lançando as sementes do Evangelho!
    Glória a Deus!

  3. Avatar Mel Barros disse:

    Bênçãos de Deus a todos!
    Eu gostava de perguntar se é possível encaminhar / publicar os artigos numa pagina de Facebook. È que eu faço parte de um um grupo no FB cujo nome é “Embaixadores de Cristo”, e gostava muito de compartilhar com meus irmãos esses conteúdos que tanto me tem ajudado na minha vida espiritual. Se houver algum jeito me digam pf atraves do meu email.
    Fiquem com Deus

  4. Avatar Messias Souza disse:

    Boa tarde!

    Pr. Mário, que palavra. Realmente sinto que preciso fazer mais isso, orar pelos meus irmãos e por aqueles que as vezes pelas circunstâncias da vida, não possuíram as mesmas oportunidades que nós e estão em algum tipo de sofrimento, espiritual, emocional, físico ou financeiro….
    Belíssima meditação
    O Senhor o abençoe!

  5. Avatar Laurita Alves dos Santos disse:

    Pr. Mario Fernades muito obrigado por enviar palavras que nos edifica.
    Que Deus o abençoe ricamente.

  6. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia, Pastor Mario! Obrigada pela mensagem de exortação que muito me ensinou. Que Deus continue lhe inspirando com esse fervor. Grande abraço

  7. As meditações que compartilha conosco, Pr. Mário, me abençoam! Que Ele lhe capacite a continuar fazendo-o por muitos e muitos anos! 😉

  8. Avatar Edilmar disse:

    Como ouvi ontem um grande amigo meu pregar: nosso desafio é viver uma fé que faça proezas. Porém proeza não deve significa atender aos nossos interesses individualistas, mas colocar-se a serviço da comunidade de irmãos. Penso que é o que podemos aprender também com Neemias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *