“‘Abraão é o nosso pai’, responderam eles. Disse Jesus: ‘Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.'” (João 8:39)
Uma das formas que me parece ser diretamente ligado a honrar aos pais (especialmente no sentido masculino de pai) é seguir os seus passos. Não defendo que devamos ter castas profissionais naquele sistema em que o filho obrigatoriamente segue a profissão (ou a falta de) do seu pai. Mas, principalmente, quando se trata de ensino, de princípios, de valores, de modo de viver, de fé – seguir os passos dos pais é algo valioso.
Claro, entendemos que para muitos isso é um desafio, pois temos de reconhecer que alguns homens desempenharam um papel de pai que foi, no mínimo, lamentável. Um homem certa vez veio pedir oração para não ser como seu pai pois, segundo ele, teria sido melhor crescer sem ele. É uma coisa muito triste, mas não pode nos impedir de olhar para os bons exemplos.
Não me parece ser uma coisa tão focada ou tão estreita, mas Jesus neste versículo qualifica de filho de Abraão quem segue as obras de Abraão. Notemos que este sentido é mencionado na Bíblia em outros textos, em expressões como filho de Belial, filho de Davi e outras. São referências a seguir os passos.
Se pudermos honrar nossos pais demonstrando respeito, zelo e continuidade pelos bons princípios que nos passaram, creio sinceramente que estaremos no caminho correto. É uma forma clara e objetiva de honrá-los. E não vejo motivo para não estender essa honra aos nossos pais espirituais, aos quais devemos seguir e honrar tanto quanto os biológicos. Sejam eles nossos ministros, discipuladores, pastores, líderes, ou outra forma de serem reconhecidos, são instrumentos de Deus para nossa edificação.
“Senhor, ajuda-me a honrar meu pai biológico e meus pais espirituais através da valorização e obediência ao que me ensinaram a respeito de Ti e do Teu Reino.”
Mário Fernandez
Pastor:
É claro que a imitação deve ser relativa ao que é bom. Penso, no entanto, que o desafio maior é ser melhor que os pais.
Prezada Ana Paula
Obrigado por pelo aviso. Como você deve ter notado em outra mensagem a gente já descobriu o que aconteceu.
Temos tomado continuamente providências para evitar este tipo de problema, mas quando ele acontece externo às nossas instalações não temos como evitar. O que nos resta a fazer é comunicar o mais rápido possível aos nossos assinantes para que eles não sejam afetados.
Obrigado por acompanhar as nossas mensagens, cremos com isso que o nosso trabalho continua sendo de proveito.
Abraços,
Vinicios
ICHTUS Webmaster
“HONRANDO AOS PAIS
Honrar pai e mãe,
É mandamento da Lei de Deus
Então no Dia do Papai,
A homenagem dos filhos,
Significa honrar,
Sem desobedecer ao que está
Escrito em Mateus vinte e três verso nove.
Louvamos primeiro a Deus
O nosso Pai dos Céus, o nosso criador.
Depois abraçamos com gratidão
Aquele papai da terra,
Que por amor ou circunstâncias,
Gerou, criou e amou filhos.
Também felicitamos
Aquele que por adoção
Com um amor mais consciente
Dá o melhor que pode
Aos filhos do coração!
Ambos merecem ser saudados
E considerados o melhor amigo…
Parabéns pra aquele filho
Que tem relação feliz
Com o pai que lhe abençoa.
E para o que tem pai malvado
Que haja força e perdão…
E para o que não tem pai
Porque a “cegonha escondeu”
Abrace em dobro
A mãe que o bom Deus lhe deu!
Saudamos o filho órfão
Que sente falta e saudade
Do grande pai que perdeu!
São tão diversificadas
As homenagens de hoje
Coisas comuns deste mundo
Que a gente não se acostuma.
Mas algo é indispensável
Orar pelo pai amado,
Orar pelo odiado,
Orar por todos os pais…
Importante é que amor e perdão
Permeiem nosso coração
E a gente possa entender,
Por que a alegria e a dor
Que tendem a conviver
Abraçando uma a outra
Possa ser uma tentativa
De amenizar o sofrer!
FELIZ DIA DO PAPAI!
Meu comentário não tem nada a ver com o post de hoje… infelizmente recebi um e-mail onde “ICHTUS” consta como remetente. É um e-mail malicioso com anexo entitulado “Boleto.pdf” para ser aberto. Sei que não foi direcionado por vocês, estou apenas informando para que pessoas desprevenidas não caiam em mais um golpe virtual. Um abraço em Cristo, Ana Paula.
O primeiro mandamento com promessa e de fato, pode ser extensivo àqueles que cuidam da nossa vida espiritual. Que Deus continue abençoando esse Ministério!
Bom é um texto bonito para o dia dos pais que se aproxima, mais para mim em especial não significa nada essa data por eu ser bastardo, e faço minhas orações para que nunca veja ou que continue sem saber quem é meu pai e isso é imutavél.