“O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.” (Provérbios 13:1)
A mim parece muito estranho um pai que não pretende ou não deseja que seu filho ouça suas palavras e as obedeça. É pior do que admitir que está errado, pois um erro simplesmente precisa ser corrigido, mas a falta de razão não merece ser seguida.
Do mesmo modo, um filho que não se vê na obrigação, ou não sente nenhum tino, de obedecer a seu pai, diz-lhe com atitudes (mesmo sem palavras) que não o respeita e que não o considera, está mandando um recado claro e direto de que o acha errado.
Vivemos um tempo em nossa sociedade em que pais estão terceirizando a educação dos filhos e não me refiro a escola. A tv ensina, os colegas ensinam, a rua ensina, a internet ensina, a igreja ensina. E o pai, ensina? Se o pai não ensinar, não instruir, não corrigir – temo que a geração seguinte não honrará seus pais por não ter sido ensinada a isso e a próxima depois desta, então, misericórdia…
Honrar aos pais envolve diretamente seguir direção em forma de obediência. Atender à instrução do pai é uma forma de honrá-lo, sem dúvida. O versículo acima classifica de sábio o filho que atende e certamente todo pai gostaria que seus filhos fossem sábios. Lembro-me, quando “grávidos”, eu e minha esposa orávamos pelo bebê que viria para que tivesse saúde, fosse esperto, decidisse temer ao Senhor e servi-lo, e porque não – bonitos. Só depois de ter um deles perambulando pela casa nos lembramos que deveríamos ter orado para que fossem obedientes. Pela graça de Deus nunca tivemos problemas sérios com a rebeldia, mas notei que isso deveria ter entrado na pauta.
Se nossos filhos aprendererm a atender nossa instrução como pais, serão alunos melhores, funcionário melhores, empresários melhores, ovelhas melhores, maridos/esposas melhores – e nos honrarão enquanto viverem.
Não por força nem por violência, mas pelo exemplo devemos ensinar a obediência como forma de honrar aos pais.
“Senhor, eu quero ser de fato obediente a meus pais, ensinar meus filhos a serem obedientes a mim e com isso semear obediência para que eu seja obediente a Ti. Sem honrar quem vejo, como Te honrar?”
Mário Fernandez
Todo ser humano deveria desejar ser sábio, pois o entendimento é um dos principais atributos que nos diferenciam dos animais.
O sábio é aquele que sabe decidir corretamente, na hora certa e da forma correta. A verdadeira sabedoria vem de Deus – Leia Tiago 1:5 .
Para sermos sábios precisamos todos ser humildes a fim de sermos honrados – Leia Provérbios 15:33 .
Quando somos humildes reconhecemos o nosso lugar; em outras palavras reconhecemos o lugar daqueles que estão acima de nós (em experiência, conhecimento etc.) : Deus, nossos mestres, nossos líderes, nossos pais, aqueles que obedecem a Sua palavra – quando descobrimos isso entendemos rapidamente que devemos obediência a eles. Ao nos submetermos a eles demonstraremos nossa sabedoria e certamente seremos honrados em nossa vida.
Medite em Miqueias 6:6-8 e também 1 Samuel 15:22 .
Se quisermos ser obedientes, precisamos desejar ser honrados, precisamos pedir sabedoria a Deus e vivermos em humildade diante Dele.
como posso ser obediente com meus pais,com todas as pessoas, em todo lugar,e com meus irmãos
como posso ser obediente ??? e tambem ser obediente em todo lugar
É importantíssimo orar pelos filhos e netos mesmo antes de nascerem, com a ansiedade de serem obedientes, fiéis a Deus essa tem que ser a prioridade e após nascidos, criá-los no Caminho do Senhor
É Pastor, duro de admitir, mas desonrei os pais muitas vezes. Hoje, mais maduro, tento fazê-lo, pois vivo melhor dessa forma. É a promessa de Deus se cumprindo.
Grato.
Maravilhosa a sua conclusão : “NÃO POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA, MAS DEVEMOS ENSINAR NOSSOS FILHOS A OBEDECER E A HONRAR OS SEUS PAIS PORQUE ESTAMOS DANDO O EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA E HONRA AOS NOSSOS PRÓPRIOS PAIS” – Esta é uma condição necessária a fim de termos a autoridade requerida para esse ensino e treinamento.
Se não obedecemos nossos pais, como poderemos esperar que nossos filhos nos obedeçam ? Leia-se Êxodo 34:7 . Nossos filhos nos observam em tudo que fazemos – seja bom ou mau…
Poderá acontecer que o modelo de alguém não seja seu pai progenitor.
Quando o exemplo do pai não merece ser seguido, porque não se apresenta conforme a recomendação bíblica, então obediência e honra “soltam as mãos” – a obediência fica sob suspeita e restrita ao que diz a Bíblia, porém isso não é razão para a desonra . Procurar ajudá-lo, até com o silêncio se for a única coisa a ser feita é uma forma de honrá-lo como pai, não pelas suas atitudes erradas.
Claro que em todas as regras há muitas exceções, mesmo por que o homem possui o livre arbítrio e Deus é soberano mas, pelo que leio na Palavra, o homem sábio, em geral tem um compromisso com as demais gerações – quero dizer : homem sábio gera homem sábio.
Creio que as gerações estão interligadas pela obediência e pela honra. Leia-se : Salmos 103:17 e Provérbios 17:6.
Semeemos Obediência.
Boa palavra pastor. Que o Senhor Deus continue iluminando a sua vida .
Caro Mário, você me deu a impressão que é contra o uso da vara. Estou certo?
É preciso usar a vara quando a criança não obedece, e isso não é força nem violência (Pv 13.24).
Aliás, você infelizmente não citou nem um texto da Bíblia – o livro de Provérbios, por exemplo, está cheio de versículos que falam sobre educação dos filhos.
Dar filhos bem educados ao mundo é a melhor contribuição que os pais podem dar à sociedade.
Por último, você também não falou que convém que a mulher que tem filhos pequenos não trabalhe fora, mas cuide dos filhos, do lar.
é forte esse texto e muito edificante também , mas e quando o filho procura amar respeitar e honrar o pais com as atitudes e eles somente despertam sua ira e muitas vezes ate com prazer, pura ruindade mesmo conhecendo a biblia? a filho faz o que nessa situação ?
Paz querido, a algum tempo tenho recebido seus emails não lembro da onde eu adicionei…rss mais quero expressar que tem sido de grande valor para mim, hoje as pessoas vivem na “correria” e so pensando em si mesmas… e as vezes se esquecem que compartilhar, de dar tempo para outras pessoas, de ouvir outras pessoas, creio que nos cristões temos que nos doar um pouco mais, ensainar mais, e vejo que esses email são muito edificantes, pois são ensinamentos praticos do dia-a-dia, e que são de suma importancia, vou honrar mais meus pais, pois quero que meus filhos me honrem
Só existe um comentário a ser feito…
DIAS DIFICEIS…APOCALIPSE É FATO…
Precisamos orar e pedir misericórdia a Deus pelos nossos dias e de nossa parentela…
A paz do Senhor venha estar com todos
Acho muito lindo esse modelo cristão perfeito que vocês tentam passar pelas mensagens e orientação que fazem.
Acho até q válido, porém acho que vocês tbm devem levar em consideração que o mundo de hoje não é mais lindo e belo como as suas palavras dizem.
É o ideal dizerem que é preciso honrar ao pais, obedecê-los. Mas o que dizer pra pessoas que realmente sofrem nesse mundo ? E qdo temos pais que não apresentam um mínimo de caráter nem pra pagar 1 pão na padaria, qto mais pra criar um filho ? O filho deve continuar a honra-lo tbm ?
E qdo é pior ? Temos um índice enorme de crianças abusadas sexualmente, vítimas de pais pedófilos …. o que a igreja ensina quanto a isso ? Que devem honrar e obedecer aos pais prontamente ????????
Sinceramente eu gostaria de ler mensagens mais reais…….
Eu entendo que a promessa de Provérbios 22.6 – “… e até quando for velho não se desviará dele (caminho reto)”, só se cumprirá se fizermos a nossa parte “Ensina o menino…”