“Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (1 Coríntios 2:7,8)
Duas coisas me chamaram muito a atenção numa recente releitura deste texto. Primeiro o fato de que a sabedoria de Deus é ou está oculta em mistério; segundo que se os poderosos/governantes deste mundo a conhecessem não teriam crucificado ao Senhor da Glória, Jesus O Filho de Deus.
Muitas pessoas custam a entender a mensagem da cruz, ou resistem a crer nela, ou talvez se neguem a aceitá-la. Cruz é mensagem de sacrifício, de submissão, de obediência. A cruz era desnecessária para Jesus e não O mudou em nada, não o melhorou, não o edificou. Jesus não precisava ir para cruz para ser o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. A cruz era necessária para mim, me mudou, me melhorou e me edificou – bem como a todos aqueles a quem ela alcançou. A cruz tão somente revelou a Jesus como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores e quem precisa entender isso sou eu, não Ele.
Quando falamos de sabedoria de Deus não estamos falando de habilidade ou conhecimento humano, científico, artístico, poético, matemático, criativo – não, estamos falando de algo sobrenatural que em muito supera qualquer perspectiva humana e natural. Esta sabedoria se revelou de certa forma na cruz, pois a cruz nos mostra o quanto a humanidade não compreende os propósitos do coração de Deus com sua própria sabedoria. Somente a sabedoria de Deus revela o próprio Deus.
A mensagem da cruz não é uma mensagem sem sentido, ainda que não tenha lógica um justo morrer pelos injustos. Mas, como o texto diz, oculta em mistério, a sabedoria de Deus revela a Jesus como Seu Filho. Simples dedução: quem não a tem quer matá-lo, quem a tem quer servi-lo. A mensagem da cruz é uma mensagem para os que entendem o que Deus quer e não necessariamente para os que sabem o que querem. Fico intrigado ao ver o quanto as pessoas questionam a cruz, o ato de matar o Filho de Deus, mesmo as razões que levaram a isso – enquanto que o fato central é a natureza de Jesus, o que de fato é algo único e transformador para todos os que crerem.
A cruz não é uma mensagem, ela traz uma mensagem. Ela não é um recado, ela é um mensageiro. Ela não é um ensino, ela nos ensina. Ela não é a salvação, ela revela o Salvador. Cruz sozinha não tem sentido, cruz precisa de revelação.
Nosso desafio é buscar a Deus de todo coração, com sinceridade e disso obter revelação e sabedoria Dele, para entender o sentido verdadeiro e profundo da cruz. Isso sim, vai mudar nossa vida.
“Senhor, obrigado por me mostrar na Tua Palavra que o Senhor se importa em desvendar Teus mistérios. O que não entendo e não conheço não precisa me limitar. Ensina-me a Tua sabedoria.”
Mário Fernandez
Pastor Mário:
Sabedoria, glória, crucificação. Incrível como a sabedoria de Deus foi ordenada para a glória nossa. A maioria das pessoas, contudo, não se apropriam dela. Por isso cometem tolices. E uma delas foi a crucificação do Senhor. Rejeitar o sacrifício de Jesus na cruz demonstra falta de sabedoria e, em consequência, privar-se da glória reservada para o humano. Bom saber isso: a sabedoria conduz à glória.
Bom dia Pastor Mario! A Mensagem da cruz é sempre edificante e traz paz ao coração pois nos revela o quanto Deus foi generoso conosco. Deus continue lhe enchendo de sabedoria do alto. Grande abraço
Gostei muito, mas eu gostaria que vocês me mandassem por Email aquela mensagem da
cruz que falava sobre a Páscoa… É muita linda aquela mensagem mas acabei perdendo em
meus arquivos…
Desde já agradeço…
Att.
Marcelo Ramalho