“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)
Eu considero muito errado uma pessoa querer servir a Deus, ser instrumento de Deus, seja da forma que for, e correr para se preparar momentos antes de começar a atuar. Se um pregador passou a semana na carne não vai ser nem em 15 nem em 60 minutos antes de pregar que ele vai se arrumar. Ele precisa de uma vida reta diante de Deus o tempo todo. É isso que é santificação. Por outro lado, este texto nos mostra a santificação como preparação para o que Deus fará em seguida, neste texto chamado de “amanhã”.
Neste versículo eu não vejo aspecto condicional, ou seja, o povo santificar-se não parece ser uma condição para as maravilhas que Deus faria no dia seguinte. Mas, apesar disso, a diferença seria para as pessoas e não para os fatos. Quem vê as maravilhas de Deus acontecendo e está santificado, participa mais do que assiste. Fazer parte é muito mais do que estar presente. Quem se santificou pode ser usado como instrumento operante das maravilhas e não apenas ser platéia. Além disso, nunca devemos descartar o aspecto da justiça de Deus, que eventualmente poderia consumir algum infeliz que ali no meio estivesse no mesmo caminho de pecado dos que Deus iria eliminar. Misericórdia.
Para quem está contente em ver Deus agir, isso não é necessário, mas existe o sério risco de ficar assistindo tudo sem participar. Eu não sou assim, literalmente “Deus me livre” disso. Quero ser tocado, quero fazer parte, quero ser usado, quero estar em todas e receber de tudo. Isso fará em mim algo que jamais seria feito se eu somente assistisse. Se eu faço parte acontece comigo. Se eu fico olhando pode ser que aconteça – mas é difícil.
Se buscarmos santidade, o Senhor fará maravilhas no nosso meio, em nós e através de nós. O quanto faremos parte disso dependerá de quanto nos santificarmos. Simples assim. Fazemos nossa parte e Deus faz a Dele.
“Senhor, já entendi que sem santidade nunca passarei de platéia. Me ensina a mudar de posição e particiar do teu mover, pois o maior beneficiado serei eu mesmo. Me ensina, por favor.”
Mário Fernandez
Falou muito forte em meu coração essa mensagem, as vezes achamos que estamos dentro mais na verdade estamos mais fora do que dentro a santificação é tudo para sermos instrumento nas mãos de Deus. ¨Deus quero mais de Ti¨
Cada vez mais sou abençoada, por esses estudos bíblicos que recebo. Pequenos no texto, porém profundamente grandes que tocam o nosso coração; como diz a santa Palavra de DEUS que; sem santificação ninguem verá ao SENHOR. Que Deus continue abençoando e usando cada vez mais o seu servo para nos abençoar. Vários estudos servem de alerta para que a nossa vida espiritual esteja sempre em alta com o SENHOR.
GRAÇA E PAZ….
Adorei a mensagem sobre santificação, tem mensagens á respeito? Que Deus continue o abençoando poderosamente..
Certo é que sem santidade ninguém verá a Deus, a Bíblia enfatiza em 1 Pedro 1:15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.”. Há infelizmente hoje, uma tendência, de que é na igreja que devemos nos apresentar aprovados e irrepreensíveis, porém isso não é feito para o Senhor, mas sim para os outros, temos que nos vestir igual ou melhor que os (as) demais, temos que cantar melhor, tocar melhor e etc.., sei que há exceções, pois em todo lugar o Senhor tem seu povo que o buscam em espírito e em verdade e esforçam-se para serem santos em todo procedimento, dentro ou fora da igreja, junto ou distante dos irmãos.
Deus abençoe!
Glória a Deus! A santificação tem que ser diária e requer nossa participação por meio de atitudes conforme a Palavra de Deus. Eu também quero estar inserida, participando do mover do Senhor.
Pr. Mario, que Deus continue fazendo de você uma bênção por meio desse Ministério. Grande abraço