Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão (Provérbios 3:11 ARA)
Outra faceta da sabedoria desenvolvida em Provérbios é a repreensão ou correção. O termo pode significar também reprovar ou argumentar.
No discurso inicial, onde o autor personifica a sabedoria fazendo um discurso, ela diz para dar ouvidos e não se entristecer com a repreensão dela. É fácil lembrar de nossas mães passando-nos “um sabão” ao fazer algo errado ou perigoso.
É óbvio que ser alvo de uma correção assim não é fácil de aceitar. Isso faz nos sentir diminuídos, principalmente se erramos tentando fazer o certo ou tendo boa vontade. Temos a tendência de pedir que amoleçam a bronca levando em conta nossas boas intenções.
Mas o caráter corretivo da repreensão só é eficaz quando provoca-nos à reflexão. Como isso acontecerá se nada nos incomodar? Como interiorizaremos que aquela maneira não deve mais ser tentada se o resultado dela não dói para ser lembrada?
O escritor aos Hebreus fala desta disciplina (citando este versículo) e nos incentiva a olhar este processo de correção com outros olhos. Ao invés de ficarmos tristes por sermos corrigidos, ficarmos alegres, pois a correção é uma evidência que o Pai amoroso está dando atenção aos atos de seu filho.
Devemos também lembrar-nos que a correção do Senhor pode vir de diversas maneiras e por diversas pessoas. Se tivermos um coração aberto a ouvir, examinar e corrigir nosso caminho, experimentaremos a sabedoria do Senhor crescendo dentro de nós.
1Pe.2:11 – 17.
Os cristão é propriedade de Deus, portanto seus representantes e é preciso representá-Lo da melhor maneira possível.
Por isso deve ser obedientes, sempre demonstrando o melhor, fazendo tudo com zelo como se fosse prá Cristo.
As atitudes revelam mais que palavras.
Sempre tive dificuldades com a repreensão. Para mim ela tinha conotação de depreciação e humilhação no sentido de desvalorização. Não me sentia amada pelo fato de ser repreendida, por que logo ainda estava setanda no trono da minha vida e portanto o meu modo tinha que ser imposto e aceito, a despeito de me prejudicar. Enquanto não tivermos a perfeita revelação do Pai, de Seu amor por nós, da Obra de Cristo Jesus, e compreendermos no espírito o prejuizo de governarmos nossa própria vida, continuaremos a nos sentirmos diminuidos e rejeitados quando formos repreendidos, ao invés de amados!
Não aceitamos nem repreensoes de Deus que as vzes perguntamos pq comigo?
Gostei do testemunho cristão do irmão que consertou a máquina de lavar. Isso demonstra que ainda existem servos de Deus sinceros e honestos.
Cordialmente,
José Viana dos Santos
Muito bom dia, com a graça de DEUS!
Meus queridos irmãos em CRISTO, a única coisa que eu senti falta, logo de cara, nos novos devocionais, foram as “pequeninas orações” no final de cada texto. Como são lidas com aceitação, eu peço, se possível, trazê-las, de volta.
A paz do SENHOR esteja com todos vcs, no nome de JESUS, Amém!