Vinicios Torres

Medo do Futuro – 1/3

Eu me converti a Cristo no início da década de 80. Este foi um período marcado por muitas especulações acerca do fim do mundo e da volta de Jesus, embaladas pela popularidade do livro de Hal Lindsey, “Agonia do Grande Planeta Terra”, em que ele oferecia um cronograma detalhado dos últimos dias do mundo, o que segundo ele aconteceria em pouquíssimos anos.

Praticamente no país inteiro, o assunto mais popular nas igrejas era acerca do arrebatamento iminente da igreja. Discutia-se acerca dos sinais e das evidências que cada dia pareciam mais abundantes. Naqueles dias, se um pregador quisesse fazer sucesso, bastava incluir na sua agenda de pregações uma mensagem acerca do arrebatamento. Se ele tivesse um seminário de vários dias sobre os últimos tempos e o Apocalipse, seria reputado como especialista em escatologia.

Como novo convertido e ávido por aprender as coisas de Deus, eu comia e bebia abundantemente de qualquer fonte que pudesse me esclarecer os mistérios da Palavra de Deus. Cheguei a decorar nomes de povos e de lugares, detalhes históricos; sabia de cor os nomes dos dez países que fariam parte do Mercado Comum Europeu, que seria a sede do governo da besta e do seu anticristo.

Mas havia algo que não me dava paz. Cada vez que um pregador falava sobre o arrebatamento, ele sempre terminava com um apelo manipulador, induzindo medo nas pessoas, colocando sobre elas o peso de que se elas não estivessem perfeitas no momento do arrebatamento elas seriam deixadas para trás. Consigo lembrar claramente as muitas vezes em que ouvi nesses apelos a pergunta: “Se Cristo voltar esta noite, você está preparado?” (Engraçado, para estes pregadores Cristo sempre volta a noite…)

Eu sempre ia dormir com o coração pesado, pois tinha a desagradável sensação de não ser suficientemente perfeito para ser arrebatado. Após essas pregações passava dias sobressaltado com medo de ser deixado para sofrer nas mãos do Anticristo. Eu orava pedindo a Jesus que adiasse a sua volta até que eu conseguisse me aperfeiçoar.

O tempo foi passando, aquela sensação de inadequação persistindo, mas eu fui percebendo que algumas coisas que eu a acreditava que deveriam acontecer não estavam acontecendo. Quando o Mercado Comum Europeu chegou a 12 países, e havia planos de aumentar transformado-se em Comunidade Européia, eu percebi que alguma coisa estava errada naquilo que eu cria. Comecei a perceber que havia fundamentado a minha fé em um sistema imperfeito. Durante algum tempo fiquei sinceramente perdido sobre o que eu deveria crer em relação aos últimos tempos.

Um dia, lendo o Apocalipse, observei uma frase que Jesus disse para uma das igrejas. Ele terminou seu discurso dizendo: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10). Neste dia eu tomei a decisão de não mais me preocupar com o futuro, no sentido de ficar olhando por sinais que me avisassem se a volta de Jesus está próxima ou não. Eu orei pedindo a Deus que me capacitasse a permanecer fiel independentemente das circunstâncias. Depois disso fiquei anos sem ler ou estudar qualquer coisa que se referisse a escatologia. Saiu de meus ombros o peso que sentia pela sensação de não estar pronto. Sabia que o que eu precisava fazer era andar em santidade e procurar crescer a cada dia em comunhão com Deus.

Ontem, lendo Atos dos Apóstolos percebi que essa foi justamente a atitude que o Senhor Jesus esperava dos seus discípulos (Atos 1:4-6). Ao ordenar aos discípulos que fossem para Jerusalém e lá esperassem a descida do Espírito Santo, estes lhe perguntaram se nesta oportunidade ele restauraria o reino político de Israel. Jesus, porém, diz aos seus discípulos que não competia a eles se preocuparem com os tempos que estavam reservados a Deus. Ou seja, os discípulos deveriam preocupar-se em obedecer a Deus e deixar a cargo de Deus a responsabilidade de administrar o tempo em que as coisas deveriam acontecer.

Em relação ao futuro, a nossa única responsabilidade, como discípulos de Jesus, é a de obedecer ao seu último e expresso mandamento, que nós chamamos de a Grande Comissão: “Ide por todo mundo e fazei discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ensinado”. Ponto.

Ainda hoje eu vejo muitas pessoas, igrejas inteiras até, escravizadas pelo medo de serem surpreendidas em um momento em que elas não estão prontas. Uma das tarefas do Espírito Santo é, justamente, a da santificação. Se nós permitirmos, ele agirá em nós transformando-nos cada vez mais a imagem de Cristo, e nos preparando para o grande dia quando nós veremos o nosso Senhor face a face.

Não precisamos temer este dia, pelo contrário, devemos desejar ardentemente que este dia chegue o mais rápido possível.

Vinicios Torres

30 thoughts on “Medo do Futuro – 1/3

  1. Avatar IANA KAREN disse:

    Vinicius, se cada pastor tivesse essa visão de amor e simplicidade que vos nos transmite, existiriam menos fanáticos e mais seguidores de Cristo, o amor de edifica o homen no momento exato, pois o maior presente que Ele nos deu foi o”livre abitrio”, são nossas escolhas que nos dizem o futuro, e Deus nos guia em nossos corações.

  2. Avatar Adalberto disse:

    Maravilha!!!
    Um texto objetivo em simplicidade!!!
    Em sendo constituído sobre maior nr de palavras estaria apto a ser apresentado em livro; e publicado, traria ha muitos, esclarecimentos sobre as armadilhas do maligno no meio do povo de Deus!

    A paz a todos!

  3. Avatar Dionésia disse:

    EU AMEI TODAS AS MENSAGENS. EDIFICA, ENSINA E ORIENTA. QUE DEUS VOS CONTINUE USANDO SEMPRE….BJUS

  4. Avatar Adans disse:

    Vc tem toda a razão no que descreveu lá em cima.

    Eu mesmo conheço várias crenças e algumas dizem que Cristo já voltou e que sua volta não seria marcada por um dia ou instante e sim por um período de tempo onde veríamos o cumprimento de várias profecias da Bíblia que indicavam esse fim dos tempos.

    Mas sempre esperamos mesmo esse dia com medo, e na verdade, quem pode se achar preparado quando o fim ou arrebatamento chegar?

    Muitos estabeleceram datas fixas para isso e elas chegaram e elas passaram e nada aconteceu… hoje em dia já não falam mais em datas, pelo menos aprenderam com o erro…concorda?

    Acredito que devemos fazer o que falou, seguir o que Deus deixou de bom nas escrituras, filtrando-as com cuidado e com o tempo estaremos melhorando como pessoas, maridos, esposas, filhos.

    Sem o medo que muitos ensinos querem semear no nosso coração…

    abraço
    a todos

  5. Avatar Flávio disse:

    Mas é preciso orar, pelos padecentes, afinal todos temos que contribuir, poi Deus quis precisar de nós, e há uma parte que só cabe a nós e não é só viver nossa vidinha e esperar que Deus faça tudo sozinho, nossas orações e súplicas são necessárias e agrada ao Pai o Altíssimo. Ele nos deu o livre arbítrio, portanto devemos dar o nosso sim aos planos Dele, com nossas orações, pelos pecadores, pelos incrédulos, pelas almas do purgatório, enfim por que nos odeia e nos quer mal, e não só por nossos irmãozinhos de fé e caminhada que nos amam.

  6. Avatar Maria Alves disse:

    Caro Vinicius
    este comentário veio diretamente do trono graça, confesso que no inicio da minha fé, que também foi na decada de 80, sofri o mesmo drama,porém reconheci que a unica preocupação nossa deve ser reconhecer as nossas falhas e pedir á Deus que nos sustente com suas mãos poderosas
    Que a graça de Deus o amor de Jesus seja com todos vós amem

  7. Avatar VALÉRIA disse:

    NOSSA! COMO ESTE TEXTO PASSOU POR MIM E EU NÃO TINHA LIDO AINDA!!!!

    ME CONVERTI NA MESMA ÉPOCA E ATÉ HOJE NÃO ME ACOSTUMO COM ESSE ASSUNTO.SEMPRE QUE ALGUÉM ME MANDA UMA MENSAGEM SOBRE ARREBATAMENTO…FICO NUM ESTADO BEM !!!

    AGORA NÃO FICO MAIS….AMEI O TEXTO!!! OBRIGADA

  8. Avatar Patricia Fernades disse:

    Vinicios,graça e paz !
    Maravilhoso esse artigo em todos os sentidos.
    não sabemos nem o dia e nem a hora que vai acontecer…..vigiai e orai diz a palavra.
    curioso que alguns pastores por ai estão totalmente equivocados passando medo e desespero….
    nosso deus não é deus de confusão e sim de amor e misericórdia e isso nos conforta.
    parabéns por compartilhar conosco seus conhecimentos em deus.
    isso nos faz tão bem.
    abraços,
    Patricia.

  9. Avatar Eliana Teixeira de souza leal disse:

    estou muito feliz em receber esses estudos. sei que Deus tem usado muito vc como vaso nas mãos do oleiro. que Deus o abençõe grandemente em nome de Jesus.

  10. Avatar darcy disse:

    Prezado Vinicius:
    Foi muito bom ler seus comentários,especialmente no que diz respeito a descansar no Senhor enquanto aguardamos a Sua volta. No entanto,Ele mesmo diz que não devemos ficar relaxados nem ficar alheios à Sua Palavra. Entender a escatologia não é temer a Sua volta, mas sim ansiar por ela e conhecer mais profundamente o perfil de nosso Amado Jesus.

  11. Avatar Silmara disse:

    Querido,
    Gostei muito dessa mensagem, e concordo plenamente, para muitos a preocupação com o arrebatamento torna-se um jugo difícil de caregar, e quantos já faleceram com essa preocupação, mas eu louvo a Deus porque existem homens e mulheres preocupadas sim, mas com a santificação, e como diz a Palavra de Deus: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.-Hebreus 12:14.
    Ele levará sim, os que anseiam pela sua vinda.
    Eu e muitos irmãos, creio eu, digo Maranata, ora vem Senhor Jesus!!!!!!!!

  12. Avatar iris ferreira da silva disse:

    QUERIDO IRMÃO, QUE SABEDORIA, MUITO BOM LEVANTAR E RECEBER UM PRESENTE DESTE, LINDO ISTO NOS LEVANTA, E ACORDA. DEUS TE ABENÇOE E CAPACITE CADA VEZ MAIS.

  13. Avatar Dione Brasil disse:

    Esclarecedor e conforme a Palavra de Deus nos diz: “Conhecereis a Verdade e a Verdade (Jesus) vós libertará”. Amém.

  14. Avatar Fábio disse:

    Ótima a mensagem! Penso que devemos sim estar cientes da volta de Cristo, sem que isso cause-nos algum tipo de inquietação. O que deve, de fato, nos “incomodar” é o presente, ou seja, devemos procurar no dia-a-dia seguir os passos de Jesus e anunciar o seu evangelho às pessoas.

  15. Avatar Marcio Ruiz disse:

    É isto aí! Me converti em 84. Lembro-me das ameaças, e meu estomago queimava de medo. Aprendi a confiar em Deus, e tomar posse da salvação, mas sem baixar a guarda. Mas ao mesmo tempo, sinto que este tema deveria ser retomado, pois os jovens de hoje, precisam reconhecer que Bem aventura são os que temem a Deus. Este temer tendo o significado de respeitá-lo.

  16. Avatar Arildo Dutra disse:

    Qualquer cristão, compromissado com a palavra de Deus, sente uma chama em seu interior quando se fala na Grande Comissão, o “IDE” de Jesus.
    Muito bom este artigo embora não falando diretamente sobre a Grande Comissão.
    Deus o abençoe amado irmão.

  17. Avatar Lena disse:

    Obrigado por mais essa mensagem que vem confirmar o que o Espirito Santo já vem falando comigo à algum tempo. Confesso que por muito tempo tinha inseguranças com relação à vinda do Senhor, e nosso encontro com ELE, até que um dia O Senhor me libertou desses medos, e hoje espero com alegria e espectativa por esse encontro. Não há como explicar, só o Senhor consegue arrancar esses medos, se nos atiramos aos Seus braços com confiança. “O Perfeito Amor lança fora todo medo…”

  18. Avatar Girlania Ribeiro disse:

    Quanta verdade!!
    muitos deixam de viver o melhor de Deus para suas vidas, porque estão com medo do que lhes reseva o futuro, quando o futuro em termos espirituais é hj, e agora na presença do Senhor!!
    muito boa as suas colocações.
    um abraço.

  19. Avatar Karla Lourenço disse:

    Sabe,agora lendo o seu artigo me peguei que estava pensando da mesma forma.Sempre pensei que quando Jesus voltasse deveríamos estar puros para recebê-lo,mas e se eu não estivesse?E se tivesse cometido algumpecado justo instantes antes?É muito bom saber que independente do que tiver-mos feito ou falado,se aceitar-mos Jesus como nosso senhor e salvador de nossas vidas numca ficaremos parar trás,porque ele é fiel para aqueles que o amam verdadeiramente, mesmo que cometendo erros,afinal, somos carne e carne erra mesmo e é assim que eles nos quer,errando e acertando ereconhecendo os erros e crescendo com eles.Uma coisa é certa:uma vez com Jesus,numca mais erraremos da mesma forma e maravilhoso é reconhecer o amor dele por nós quando isso acontece.Ele é fiel.Graças á Deus por Jesus Cristo em minha vida.

  20. Avatar Estela disse:

    UAU! Lendo seu artigo voltei no tempo, também participei na década de 80, de vários cultos e estudos sobre o final dos tempos e o medo sempre tomava conta de mim.
    Hoje, penso da mesma maneira que você, minha preocupação é fazer a vontade do Senhor e quando o dia chegar, seja arrebatamento ou morte) que ele me encontre assim, fazendo a vontade do Senhor!
    Maravilhosas palavras Pr. Vinicius!
    Deus continue te enchendo de sabedoria!

  21. Avatar Maria Alves disse:

    Maria Alves
    Presado Vinicios,que maravilhoso! este artigo muito alegrou meu coração,pois nos preocupamos muito com os acontecimentos,porém o mais importante é ser fiél ao nosso amado e fiél Salvador e Senhor das nossas vidas,que Deus te abençoe e te guarde
    um abraço

  22. Avatar elias disse:

    Meus parabéns querido irmão….

    Acredito que muitos cristãos nunca pensarem dessa maneira, inclusive eu…….

    Confesso que sempre tive esse medo…….

    Deus o abençoe grandemente……

  23. Avatar Cicero disse:

    Realmente , um artigos muito bom e importante, um assunto atual, que marcou para mim , e forma correta de abordar este assunto, e que está no final desta devicional que é : o assunto em quetão deve ser abordardo com amor e devemos aguardar a volta do Sr Jesus com com alegria, temor e sem tremor .
    Cicero

  24. Avatar Daniele disse:

    Pr. Vinicius,

    Que Deus continue te sustentando e inspirando.
    Suas mensagens sempre abençoam a minha vida!
    Sinto falta quando não as recebo.
    Que o Senhor fortaleça e renove a sua vida a cada dia!

    “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9

  25. Avatar cristina disse:

    Devemos a cada dia, estar preparado fazendo a vontade de Deus, buscando os dissípulos para Jesus.

  26. Avatar Marcos Santos disse:

    Eu, creio da mesma forma, devemos todos os dias buscar a santidade. Pois, quando Cristo voltar me encontre firme, trabalhando e testemunhando da sua Palavra.
    De outra forma eu creio na perda da salvação, não é?
    Sejamos atento no que verdadeiramente diz a Palavra e não o que homens comentam.

    Continuem com este ministério, e Deus sempre os abençoará.

    Obreiro em Santo André – SP

  27. Avatar Marcos disse:

    Quanto a perfeição que devemos guardar para que sejamos dignos de estar diante de Deus no momento do julgamento, algo que entendo oportuno salientar é que não podemos balizar nossa Fé, olhando para nossos irmãos de igreja, nem mesmo nosso Pastor. Cada qual tem seu tempo de conversão, em cada um Deus age segundo a Sua vontade. Lembrem-se que a “boa semente”, produziu frutos a 100, 60 e 30 por 1. Ou seja, Deus não espera que sejamos todos iguais, mas que façamos o NOSSO melhor, segundo o que Ele nos capacitou, como a Palavra nos ensina na Parábola dos Talentos.
    Não pode alguem com pouco tempo de vivência da Palavra, querer comparar-se com que já tem 30, 40 anos de vivência da Palavra, de maturidade na comunhão com Deus, na oração e nas obras.
    É como um recém-nascido: ninguém o alimenta com uma feijoada completa, pois sabemos que seu organismo não está preparado para um alimento tão pesado; por isso damos apenas leite, que é leve e de fácil digestão.
    Também assim é nossa Fé: vamos vivê-la segundo nossa própria maturidade espiritual. O próprio Cristo nos ajudará a nos tornar-mos cada vez mais fiés à Palavra, mais maduros e perseverantes na vivência das ordenanças de Deus, enfim, mais “santos como Ele é santo”.

  28. Avatar Ester Mendes disse:

    Paz!
    Vou fazer em agosto proximo 50 anos, e nestes anos de vida cresci com medo de não estar pronta.
    Nesta agora minha maturidade já estava pensando como você e seu artigo, maravilhoso, só veio para ratificar que é esta a atitude que você sugere é que devemos ter em mente até a volta de Cristo Jesus.
    Deus te abençoe
    Ester Mendes-Marilia-SP

  29. Avatar Rodrigo disse:

    É verdade Vinicius,
    que o Senhor possa de uma forma simples, mas surpreendente cumprir esta palavra na minha e na tua vida…conservar-nos desejando a cada instante o desejo da volta dEle. Um forte abraço! Deus abençoe a tua família poderosamente! Rodrigo

  30. Avatar alda disse:

    EXCELENTE ESTE ARTIGO ! É PRECISO QUE SEJA LIDO POR MUITOS E MUITOS QUE SE DEIXAM GUIAR POR UM PSUDO-CRISTIANISMO! QUE BOM SE ESCLARECESSE SOBRE A TEOLOGIA DA SAÚDE E DA PROSPERIDADE NUM ARTIGO. DEUS LHE ABENÇOE, ALDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *