Mário Fernandez

REALIDADE

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hebreus 11:1 RA)

Há bem poucos dias eu me dei conta do grande ‘problema’ que a fé apresenta, sendo ministrado num culto de domingo. Mesmo que seja argumento retórico, o ‘problema’ da fé está inerente ao aspecto invisível da promessa esperada.

O que eu deduzo é que a maioria das pessoas não se apercebe é que as coisas da fé são REAIS. É o firme fundamento do que se espera – mas virá. É a convicção de fatos não vistos – mas que existem. Não é uma questão de prazo ou de visibilidade, mas de realidade. É real, é verdadeiro, é autêntico. Estou convencido que a maioria das pessoas está atrelada a uma religiosidade que aprisiona e faz parecer que a fé está assentada sobre algo que pode não existir.

Ter fé significa ver o invisível, não realizar o irrealizável. Operar milagres e tornar o tornar possível o que é impossível, tem outro nome, não é fé. Evidentemente a fé torna real algo inalcansável a quem não tem fé, mas a fé não materializa, não cria, não transforma – é VISÃO. Não ter fé significa não ver algo que existe, mas não o torna irreal. A fé é o agente que desencadeia o milagre – mas não é o milagre.

Se eu conseguir fazer com que 10% das pessoas que eu influencio se dêem conta de que a fé se trata apenas de visão e não de realidade, tenho absoluta certeza de que seremos uma igreja e uma sociedade diferente. Ter fé só leva as pessoas a mudarem de vida e de atitude se elas crerem na realidade do invisível. Diferente disso, teremos religiosidade, procedimento, liturgia, ou seja lá qual for o nome que queiramos dar.

Cabe a nós encarar de frente a realidade invisível com a mesma desenvoltura e coragem das realidades visíveis. Ou isso, ou largar de uma vez por todas e viver a vidinha do dia-a-dia.

“Pai, não me permita ser engolido pela correria a ponto de só crer no que posso ver. Ensina-me a ver CRENDO no invisível. “

Mário Fernandez

2 thoughts on “REALIDADE

  1. Avatar disse:

    Irmão Amado,
    Glorifico a Deus por essa sua visão, e creio que Deus tem algo, pois ontem msm(23/11/2008) , enquanto lia a bendita palavra em Hebreus 11:1, me caiu a mesma noção.
    Sim, eu errava pq eu entendia “Fé é o firme fundamento das coisas que nao se vêem, e a plena certeza das que ‘não’ existem”…e eu cria dessa maneira.
    Ontem, enquanto lia, vi “coisas que se esperam” e “que nao se vêem”. Claro! Deus existem independente de o homem acreditar Nele ou não! A questão é: temos fé no invisível? Ele existe, mas não podemos ve-Lo. Glórias a Deus, que ama sua igreja, e a renova a cada dia! Deus te abençoe!

  2. Avatar Mariana Furlanetto Teixeira disse:

    Boa tarde! Que benção encontrar este site!
    Ultimamente ando me questionando muito sobre a minha fé… Entrei pra igreja envangélica a pouco tempo, acabo de me batizar…Antes disso tinha uma vida cheia de vícios, não era muito problematica, mas a minha vida sempre foi muito liberal nos termos de bebidas, cigarros, drogas e festas…
    Ai fui conhecendo Jesus fui conhecendo este Deus maravilhoso e ele foi aos poucos me libertando… Hoje estou me firmando cada vez mais tenho sede de buscar a Deus.. Acontece que muitas vezes eu acabo enfrentando dificuldades, é uma luta comigo mesmo… Tenho 21 anos, moro sozinha estou fazendo uma faculdade e talvez por estar neste meio acabo tendo tentações de querer sair pra festas essas coisas… Como eu fiz essa escolha por amor e por temor tabém eu tive uma mudança radical na minha vida, tanto que ultimamente ando me sentindo um pouco trsite…Por que de certa forma eu me fechei p mundo que eu vivia e pelo fato de eu morar sozinha eu acabo entrando em conflitos… E nesses conflitos acabo me afastando de Deus, ou eu fico me sentindo culpada pelas minhas vontades que é sair pra dançar, ter uma vida social com o que fez parte do meu mundo… Eu não sei como eu devo agir diante desta situação..Se puder me auxiliar seria otimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *