“O preguiçoso fica em casa e diz: “Se eu sair, o leão me pega.” (Provérbios 22:13 – NTLH)
Dia desses estava conversando com uma pessoa sobre as coisas que não realizamos na vida e tentando descobrir os motivos que nos levam a perder tantas oportunidades e chances que poderiam mudar o rumo da nossa existência. Chegamos a conclusão que a combinação desastrosa destes dois ingredientes é o principal fator que nos leva a desistir de viver a vida que temos à disposição para viver.
Muitas vezes não temos coragem de realizar algo não pela dificuldade do desafio ou pela possibilidade de fracasso. Não o fazemos justamente por causa da possibilidade de sucesso e pelos desdobramentos que acontecerão por causa dele. Nos acovardamos por pensar que, se der certo, temos de assumir um compromisso com a sua continuidade. É aí que entra a preguiça, não queremos assumir o trabalho ou as mudanças que resultarão desse sucesso.
Muitos dizem que têm medo de evangelizar e terem a sua mensagem rejeitada; quando a suposta covardia é, na verdade, esconderijo da preguiça, pois ao pensar que se o evangelismo for bem sucedido, ele terá que discipular o novo convertido, gastando tempo em visitas, estudos, aconselhamento e envolvimento na vida de outra pessoa. Já pensou que, se der certo, você terá de cuidar de um monte de novos convertidos?
Quantas vezes seu pastor o desafiou para participar de um ministério na igreja e você saiu com a desculpa de que ainda não sabia se aquele era o seu dom? Sabendo que os dons se descobrem durante o exercício do seu serviço, você evita se envolver para evitar a mudança que a descoberta pode trazer à sua rotina. Já pensou se você acaba gostando e termina seus dias ajudando pobres e necessitados?
Não procura emprego, pois se achar terá de trabalhar. Não se encontra com as pessoas, pois se encontrar vai ter que se relacionar. Não aprende uma nova tarefa, pois se aprender poderá ter de assumi-la. Não confessa seus pecados, pois se o fizer terá de abandoná-los. Não diz para ninguém que é cristão, pois se disser vai ter de agir como tal.
Este é o tipo de vida que passa e não aproveita as recompensas que os desafios podem trazer. Com certeza cada desafio traz as suas conseqüências, mas melhor ter disposição de enfrentar os leões das conseqüências para alcançar as recompensas do que terminar como o escritor de Provérbios registrou: “O preguiçoso morre desejando muitas coisas porque se nega a trabalhar” (Provérbios 21:25 – NTLH).
Vinicios Torres
Me ajudou muito esse texto.Para levar uma palavra sobre miséria.
Nossa…Levei para o campo de estudos da Administração de Empresas… que surpresa realizou a professia de alguém ‘…edificará muitas vidas…’. Parabéns. Vou continuar a ler seus textos.
Muito revelador e constrangedor ao mesmo tempo!
E Deus continua nos surpreendendo nas interpretações da mesma palavra há 2009 anos… que loucura! 😀
Caro, que Deus continue te abençoando grandiosamente. Creio que Deus tem seus planos, e é uma benção poder partilhar não só do que escreves, mas saber que Deus está agindo de maneira semelhante em tantas vidas. Recebi o email com a mensagem sobre coisas que parecem se repetir em nossas vidas: é o que estou vivenciando, justamente com a diferença de ter, ou achar ter, aprendido a lição! Acabei de ler esta mensagem e olhando para minha vida vejo que se repete a história “Ainda há muita terra por conquistar!” A unção está aí, deve ser usufruida, mas isso exige compromisso. Será que é mesmo o que eu quero? Glorias a Deus por essa visão! E quando vejo as coisas acontecendo, no meu coração, apesar de muitas vezes vir o abalo, quando finalmente deixo minha ansiedade nas mãos de Cristo, vejo claramente: “tudo é por Ele, Nele e para Ele”, ou seja, o que nos aflige? Nossos próprios medos, que devem ser sobrepujado pelo amor que vem de Deus. Há pouco mais de um ano tinha emprego bom, salario bom, carro, enfim, confortos da vida moderna. Deus retirou tudo, e me avisou o que iria fazer. Passei um ano quase ganhando nem a metade do que ganhava, e Deus me sustentou. Hoje estou novamente com os confortos, bom emprego, ganhando bem, e de carro, mas tudo multiplicado! Deus faz, desfaz, age conforme quer porque é Deus, mas nunca nos deixa desamparados! Quem sabe não passarei aqui algum dia, e direi que estou na prova? Mas terei certeza ao dizer “Antes eu o conhecia de ouvir falar, mas agora de contigo andar!” Tenhamos comunhão com nosso Deus, pois assim verdadeiramente viremos a adquirir a estatura do varão perfeito! Graça e Paz a todos!
Este estudo é uma benção. Edificará muitas vidas.
venho parabeniza lo por esse belo artigo que possamos deixar a preguiça de lado e arremangar as mangas e lutar contra satanas usando todas as armas que Deus nós deu.
Vinicios, parabenizo pela bela mensagem que nos leva a um bom momento de reflexão.
O tempo não espera por ninguém, tenho a impressão que esta passando cada vez mais rápido, sempre estou ouvindo que os projetos sonhados ainda estão nos sonhos, quando você fala covardia+preguiça=miséria é o que esta acontecendo no meio do povo de Deus, principalmente até parece que isto é uma doença contagiante principalmente no meio dos adolescentes. O povo tem projetos, mas não querem conquistar, isto significa luta e determinação, e vem o medo e insegurança, mas a preguiça e o comodismo falam mais altos. Sabem que as coisas não caem do céu tão fácil, tem um preço, mas Deus diz, Faça porti que te ajudarei. Marche, Caminhe, Eu estou com tigo, assim sendo quando damos o primeiro passo Deus dá vários ao nosso favor. Deus não é irresponsável jamais nos dará um emprego de engenheiro, advogado, médico, professor, pedreiro; se não tivermos diploma ou qualquer outro tipo de curso; para conseguirmos algo temos que sair do comodismo.