Mário Fernandez

Petulância

“Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.” (Lucas 9:54-55 ARA)

Ouvindo um pregador de rádio num dia destes lembrei-me deste texto. Se fosse para descer fogo do céu e consumir alguém ou alguma coisa, certamente Jesus o faria. Será que os dois discípulos quiseram deixar seu nome na história de uma forma “marcante”? Não sabemos.

O que sabemos e podemos aprender com este texto é que nem sempre as boas intenções do nosso coração enganoso agradam a Deus. Se interpretarmos que Jesus afirmou serem eles do maligno, por não saberem de que espírito eram, a coisa fica ruim. Mas é bem possível, considerando que a atitude não era boa. Se por outro lado interpretarmos que foi ao contrário, no sentido de que por serem de Deus não devem ter esta atitude, continua feio, ainda que menos ruim. Foi uma repreensão por parte de Jesus, sem dúvida.

Mas a intenção era boa. Queriam agradá-lo. Queriam talvez até demonstrar pró-atividade, iniciativa, competência. “Deixa com a gente, mestre”. Mas o tiro saiu pela culatra e não agradou. Seria biblicamente compatível? Claro, lembre de Sodoma. Seria adequado? Sim, lembre de Níneve. Mas não agradou.

Quantas pessoas perecem longe de Cristo, sem agradá-lo, por passarem a vida tentando jogar fogo na cabeça do vizinho? Cheios de boa intenção, mas não perguntam, como fizeram estes queridos aqui, antes de executar? Quanta gente não estará já, neste momento, no inferno perguntando o que deu errado?

O que deu errado e sempre dará errado é querer tomar atitudes e iniciativas sem perguntar para Deus, querendo ser independente. A frase famosa é “independência OU morte” mas no Reino de Deus é “independência É morte”.

“Senhor, às vezes a gente se perde e quando dá por si fez e disse coisas que não precisava. Ensina-nos moderação e santidade.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Petulância

  1. Avatar disse:

    Esta questão é bem interessante, pois as pessoas andam muito rápida ,próativas e esquecem de pensar , mas nós precisamos está em paz com Cristo para fazer qualquer coisas que nos podem comprometer.Somente Deus traz a vitória.Paz do Senhor

  2. Avatar Arthur disse:

    Olá!
    Gostei muito de receber essas mensagens e gostaria de continuar recebendo.

  3. Avatar disse:

    Olá, Mário
    Recebi a mensagem através de uma amiga,não acredito no acaso,então, Deus falou diretinho comigo
    Não conhecia este site, que Deus possa continuar usando você, e que possa ser bençao na vida das pessoas
    Márcia

  4. Avatar valéria disse:

    Mario Fernandes você continua incrível no trabalho com o Senhor…gostei do texto. O que precisamos …é dependencia mesmo …isso é o certo, do contrário nao somos nada. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *