“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1 Timóteo 5:8 ARA)
Que palavra dura. Como pode um crente ser pior que um incrédulo? Como pode alguém em quem habita o Espírito Santo de Deus, lavado pelo Sangue do Cordeiro, nascido de novo, cidadão do Reino de Deus e co-herdeiro com Jesus de Nazaré…
Pois é, mas pode. E o próprio texto nos dá uma sinalização de como pode isso ser possível – negou a fé. É duro de ouvir, meus irmãos, mas é fato. O marido que bate na sua esposa, maltrata-a, humilha-a ou simplesmente não lhe dá a atenção devida, está negando a fé. A esposa que negligencia o cuidado com seu marido, não direciona a ele seus encantos femininos, idem.
Para piorar, levo adiante dizendo, com base em outros textos além deste, que mesmo o marido ou esposa que não oram pelo seu conjuge, já estão enquadrados neste ensino. Estão negando sua fé, em grau maior ou menor. Meu irmão, se você é casado, abra o olho mas também abra a boca e interceda pela sua família, porque o Senhor está atento às suas orações.
Se você é solteiro, viúvo, divorciado ou enfim não tem família em casa, pode pensar que não se enquadra neste ensino mas deve estar igualmente atento. O texto não fala exclusivamente aos casados nem aos da própria casa, mas ‘especialmente’. Ter cuidado dos seus é ter cuidado inclusive dos irmãos com quem congrega, seus amigos, seus parentes, colegas de trabalho ou escola, em ordem de proximidade. É preciso interceder por eles, abençoa-los, dar atenção a eles.
Que ensino maravilhoso. Alguém em algum lugar está orando por mim, tem cuidado de mim e se preocupa com meu bem-estar. Eu, igualmente, estou tomando conta daqueles a quem o Senhor me confiou. O nome disso? Igreja. Familia. Reino de Deus. Chame como quiser, mas cuide dos seus para não negar a fé.
“Senhor, ensina-me a ter cuidado daqueles a quem o Senhor me conferiu em confiança para abençoar. Fortalece-me para que mesmo aqueles que tenho dificuldade de amar possam ser abençoados.”
Mário Fernandez
Olá Pastor Mário,
palavras breves e verdadeiras, mas como são doloridas! Passei este Natal brigada com a minha irmã de sangue, eu tinha boa parte da razão, mas e daí? Jesus não deu sua vida para que eu estivesse sempre bem na fita, não é mesmo? Ela não é crente como eu… caí na cilada do Inimigo, pois os nossos verdadeiros inimigos não são os do sangue e da carne….( os irmãos em Éfeso que o digam). Conclusão, ainda estou pedindo ao Senhor para me ajudar a consertar o estrago! A Bíblia tem de tudo, mas como é uma mensagem de Pai para filho, é claro que vai ter puxão de orelha tb, nossos irmãos crentes de hoje tem que entender que não somos filhos bastartdos, Deus às vezes é severo sim, mas Ele nos perdoa, nos deixa sofrer, não dá todas as respostas. Desculpe-me Pastor, mas acho que estou respondendo isso aos que te acharam legalista.
Continue com sua fidelidade à Palavra de Deus.
Deus o abençoe e proteja,
Marcia
Apesar de meus pais não serem evangélico, ele ensinou a mim o valor de uma familia,quando se faz aliança com um conjuge deve ser até a morte,não que parece ser primitivo, pois ainda naquela época não tinha noção de Palavra de Deus,pois somente quando me convertir e aceitei Senhor Jesus Cristo entrar em minha vida é que fui ver o verdadeiro motivo de cuidar do conjuge até que a morte nos separe.Com a Palavra aprendir e servir e não cobrar, aprendir a respeitar e também AMAR,como é bom podermos ver no fundo do coração o verdadeiro significado do AMOR ao próximo, Jesus veio ao mundo para nos ensinar com suas atitudes o verdadeiro AMOR.
Cuido de minha familia com Amor e Oração,somente assim poderei cuidar do meu irmão em Cristo Jesus.”Obrigado Senhor por me envolver em seu AMOR ”ensina-me a servir e amar ao que me rodoeiam.
Giovani-BH
Meu irmão Mario, suas breves reflexões são benção, mas essa do Cuidado dos seu!!! Em especial, foi muito boa!!! Deus te abençõe,
Feliz natal e 2010,
Firmado no amor de Jesus,
pr. Jose Paulo
Comun. Ev. Jd.Colorado
A Paz. Primeio deve-se ler o texto todo 1 Tm 5.1-16, para entender o que Paulo estava ensinado.
Temos sim que ajudar nosso parentes, mas a “igreja” não ajuda ninguém, e ainda obriga os seus membros a dar o que poderia ajudar seus pais e parentes, fazem o mesmo que os fariseus.
Ser amavel com a esposa, com filhos, com os mendigos e com o próximo é ser cristão.
Amar os que te amam até os pecadores o fazem, então quem não ama, seu parente, nem o próximo não é cristão, se não é crisão não tem como negar a fé.
Contudo não esqueça de ler Mateus 19: 16-30, Marcos 10.13-16 e Lucas 18.18-30.
Ronaldo Leão
Amo todas as mensagens, mas essa, particularmente, tocou meu coração, pela ousadia como foi descrita. Realmente, é uma verdade e muitos poucos, hoje estão preocupados com ela. Obrigada, pela mensagens que nos faz muito bem ao coração e ao mesmo tempo nos ensina os valores cristãos, daqueles que seguem a Cristo, obedecendo os seus ensinamentos,Boa semana.
Amado Irmão, quando se afirma que o Espírito Santo do Senhor convence, não só a ti mas também a todos nós, que aceitamos o Senhor Jesus Cristo por único e suficiente salvador, Ele também nos convence da justiça e do juízo, porque todos somos pecadores e por isso estamos destituídos da graça de Deus, e que por nosso próprio esforço não podemos ir longe, iremos falhar, confie em Deus que tudo pode e em nome de Jesus te dará não só o consolo, mas abrigo e perdão. Não tente viver pela Lei, pois é humanamente impossível e por isso é que o Senhor Jesus Cristo veio a este mundo e cumpriu toda Lei por nós e só nos resta aceitar seu sacrifício perfeito e digo mais: quem somos nós (maiores que Deus?), se o próprio Deus aceitou o sacrifício de Seu Filho Amado.
Que o Senhor te dê a Paz em nome de Jesus. Amém.
Valdemar, a Paz.
Como leitor eu gostaria realmente de entender vosso argumento. Na sua concepção o Ichtus deveria ser um site evangelístico?
Amado Irmão Valdemar, quando se afirma que o Espírito Santo do Senhor convence, não só a ti mas também a todos nós, que aceitamos o Senhor Jesus Cristo por único e suficiente salvador, Ele também nos convence da justiça e do juízo, porque todos somos pecadores e por isso estamos destituídos da graça de Deus, e que por nosso próprio esforço não podemos ir longe, iremos falhar, confie em Deus que tudo pode e em nome de Jesus te dará não só o consolo, mas abrigo e perdão. Não tente viver pela Lei, pois é humanamente impossível e por isso é que o Senhor Jesus Cristo veio a este mundo e cumpriu toda Lei por nós e só nos resta aceitar seu sacrifício perfeito e digo mais: quem somos nós (maiores que Deus?), se o próprio Deus aceitou o sacrifício de Seu Filho Amado.
Que o Senhor te dê a Paz em nome de Jesus. Amém.
Muito profunda a mensagem. Precisamos rever sempre alguns conceitos e nos posicionar como verdadeiros servos de Deus. Muito obrigado por nos ajudar a refletir.
Sempre em Cristo…
Jorge Alves
As mensagens que tenho lido só me trazem o terror da Lei mas não me consolam com o a Boa Noticia do que Jesus fez por mim. Quando o ES me convence do pecado através desta leitura, ainda falta o conforto do perdão.
Em conclusão, espero que me entenda quem escreve: o texto é legalista, escreve-se só o que se espera dos cristãos. Mensagens assim apenas põem as pessoas no inferno e Jesus, infelizmente, fica inacessível. A Lei pode servir apenas de “aio”, para levar ao Salvador. Cada mensagem precisa apresentar a Lei e o Evangelho. Dica: ler as obras de Lutero que falam a respeito deste assunto.