Mário Fernandez

Poder na Fraqueza

“Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9 ARA)

Eu já ouvi tanta ladainha em cima deste versículo que decidi escrever outra devocional, depois de tantos anos da primeira. Meu irmão, não se confunda – fraqueza não é uma coisa boa e Paulo se gloriava nela porque era Paulo. Eu não sou, a fraqueza dói em mim como só eu posso saber.

Eu perco a paciência justo quando tem um testemunho para ser dado. Eu como aquele chocolatinho a mais no meio da dieta. Eu me acovardo de levar adiante meu evangelismo para aquela pessoa que beira o insuportável. Eu digo que não atento para as riquezas deste mundo mas fiquei furioso quando arrombaram meu carro. Eu digo que sirvo somente ao Senhor, mas cada pessoa que sai da minha cobertura pastoral leva consigo um pedaço de mim, arrancado a frio sem anestesia. São fraquezas. Como eu me gloriaria nisso? Como posso me alegrar não conseguindo?

Fomos educados numa escala de méritos na qual o bom é o que atinge o alvo. O mercado de trabalho não valoriza esforço, valoriza somente resultado. Os vendendores só recebem comissão do que vendem, não importa quanto trabalho deu e se não vender nada, não importa o trabalho que deu. Os eleitos são os mais votados e não necessariamente os melhores. Pastor bom é aquele que tem igreja grande, de preferência tendo começado pequeno há muito tempo atrás. Como é que posso me gloriar em pastorear meia dúzia?

O segredo são as última palavras do versículo: eu tenho que preferir ter o poder de Cristo em mim do que ter razão ou atingir meus objetivos. Se todo esse poder for para ganhar uma única alma, por que não? A obra não é Dele?

Não se preocupe, amado leitor, isso não é o desabafo de uma crise de identidade. Para glória de Jeová estou muito bem e esperançoso. Estou apenas levantando questionamento.

“Pai, obrigado porque não dependo da minha força nem da minha competência, ainda que seja doloroso negar-me a mim mesmo. Obrigado por não me deixar desanimar. Dá-me o necessário para eu não desanimar.”

Mário Fernandez

31 thoughts on “Poder na Fraqueza

  1. Avatar Alessandra Leite disse:

    Querida irmã, Marli

    Sim, é verdade. Amanhã será um novo dia. Como diz o Salmo 30: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Jesus é essa estrela da manhã, o nosso refúgio e fortaleza durante as tribulações. Jesus declarou que teríamos tribulações, mas que não nos preocupássemos, pois, Ele venceu o mundo e nós venceríamos também. Basta crer no poder do Espírito Santo que nos guia, nos direciona pelas veredas do Pai. Firme seus pés na rocha forte, seja forte e sinta o poder de Cristo operando em sua vida. “Seja firme, inabalável e sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o seu trabalho não é vão.” (1Co 15:58)
    Medite em Hebreus 12:1-17.

    Deus te abençõe.

  2. Avatar Marli Barbosa dos Santos disse:

    Obrigada por pela mensagem Poder na Fraqueza, que certamente foi o Senhor Deus quem a colocou na sua mente e no seu coração. Esta mensagem está há mais de um ano entre os meus e-mails, de vez em quanto a leio. Particularmente hoje, nunca ‘falou’ tão alto aos meus ouvidos e coração, tocando até à minha alma. Hoje preciso do poder do Senhor porque me sinto fraca diante da escalada que preciso fazer para alcançar os desafios que o Senhor Deus tem colocado diamte de mim. Hoje não consigo me alegrar, mas também não vou me culpar. Amanhã será um novo dia e não estarei sozinha porque o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.

  3. Avatar Zilma disse:

    Concordo plenamente com suas palavras,pois realmente a fraqueza doi e incomoda muito o verdadeiro crente.Para aqueles que não dão a mínima para o evangelho de Cristo ou que estão somente fazendo número na igreja,está tudo normal,mas para aqueles que refletem em seus atos à luz da palavra,a fraqueza é algo que machuca muito.

  4. Avatar ester mendes disse:

    Ah amado Pr. Mario!

    Amo ler seus devocionais! o senhor é tão….gente (rs)
    A caminhada crista depende de esforço particular, cada um sabe o seu ritmo. Há cobrança da parte de todos qdo vc por um tempo não consegue evangelizar ninguem, por exemplo. As vezes eu me sentia uma arvore infrutifera, então colocando aos pés da cruz, fui entendo que em toda e qualquer situação q eu vivo, acabo falando de Cristo, cada situação há um versiculo que ajuda a pessoa entender o que se passa, semeio, semeio…Talvez outro irá colher! E dái? Faço e vou continuar a fazer o que Deus me capacitou para tanto.
    Certa vez, mudando de assunto, ouvi uma pregação que deveriamos louvar a Deus por tudo. Por coisas boas e coisas ruins. Na ocasião eu tinha um filho neuropata, que não andava, não falava, confinado em uma cama. Eu continuei louvando ao Senhor. Um dia apareceu em sua face a primeira bolhinha de uma catapora…ai, ai , como foi dificil Louva-lo…sou gente.

    abraço

    Ester

  5. Avatar disse:

    Guardei este e outros e-mails que me enviaram. Somente hoje é que li este. Parabenizo o escritor/pastor Mário pela coragem de expor seu sentimento. Abriu o coração e sendo assim, testificou com aquilo que vivemos no dia a dia. Penso que o texto está completo e glorifico a Deus por vivermos na dispensação da graça.
    NO amor de Jesus,
    Andre

  6. Avatar abel Francisco disse:

    graça e paz amado
    é com grande alegria que lhe escrevo mais uma vez.
    não é por acaso,que gosto deste site.Nós os crentes deveriamos muito seriamente pensar neste verso.
    por vezes entendemos muito mal as coisas de Deus.
    pastor que Deus o abençoe,e a sua casa.

    (estive ausente por causa de doença)

  7. Avatar liyell-ליאל disse:

    בס”ד
    SHALOM

    Como disse da outra vez,gosto muito do que vc escreve e’ tao proximo de pessoas como eu,pecadora e a todo momento nescessitando da Piedade do meu Criador.
    As vezes sinto sentimentos que nao quero sentir e pensamentos que eu nao quero ter,mas eles estao la.E’ onde entra Hashem e nos ensina e corrige.Sou Judia e vivo em Israel com 613 mitzvot a serem cumpridas, e no decorrer dos meus anos de vida crendo no Mashiach de Israel,tenho entendido e crido e visto os cuidados de D’US,por isso posso te dizer e’ perfeitamente humano ter sentir sentimentos que nao se quer ter e’ o lado pecador,so’nao podemos acalenta- los por muito tempo, temos que passar ppro nosso CRIADOR.

  8. Avatar Alessandra Leite disse:

    A paz de Cristo, meu querido

    Desde que me converti, um dos versículos que mais me apeguei e procurei sempre praticar foram o 9 e o 10 do capítulo 12 de II Coríntios. Sei de nossa fraqueza frente aos fracassos, mas somos pecadores lutando para ser santos. É claro que por muitas vezes não conseguimos lidar bem com nossas tribulações e angústias, no entanto, se fizermos um propósito com Deus, como eu fiz, conseguimos sentir prazer em nossas fraquezas, e sentir a graça de Deus, o poder do Cristo vivo em nós. Também é claro que nas primeiras vezes, a primeira reação é a revolta, mas tudo é uma questão de prática e quando menos se espera, estamos conseguindo dar um “Glória a Deus!”. Temos a obrigação de sermos imitadores de Cristo e foi justamente isso que Paulo sempre propôs, senão de nada vale nossa vida. Temos sim, a obrigação de como cristãos nos esforçarmos e fazermos o improvável como pecadores: imitarmos Cristo. Não foi isso que Jesus nos disse? Que faríamos melhor que Ele? Sei que não é nada fácil. Mas quando sou fraco, então, é que sou forte.

    Parabéns pela proposta. Seus textos são sempre muito edificantes. Que Deus continue os abençoando imensamente.

  9. Avatar Gleici Ramiro disse:

    Sabe, Pastor, eu também ainda sinto muitas coisas que não gostaria mais de sentir. Ainda me vejo muito longe do caráter de Cristo. Mas, uma coisa eu tenho certeza, somente quando admito que não sei, não consigo, que não posso, vejo verdadeiramente o poder de Deus derramado sobre a minha vida. Pois, assim tenho a certeza de que não fui eu quem fiz nada, mas Ele. E isso para mim é motivo de uma alegria que não tem preço.
    Eu só lamento não conseguir admitir esta fraqueza tão rápido. rssss
    Ah! E em mim o que dói realmente não é a fraqueza, mas meu orgulho em não querer admitir que sou fraca.
    Paz.

  10. Avatar Rubens Barros disse:

    A Paz do Senhor, amado irmão.

    Interessante a sua colocação, porém entendo que a fraqueza quando é colocada como pecado ou incapacidade de vencer o mal, não é positiva, mas se entendermos a fraqueza como limitação e dependência de Deus, é válida, pois sem Ele nada podemos fazer.

    “Convém que Ele cresça e eu, diminua.”

  11. Avatar disse:

    As lacunas (ou silêncios) na Sagrada Escritura são como as pausas em uma partitura musical: têm razão de ser e duração determinada. Se Paulo tivesse especificado claramente o seu espinho na carne, poucos de nós talvez nos identificaríamos. No entanto, em função dessa lacuna, todos nós nos identificamos com essa sua fraqueza de um modo ou de outro. Isto é o que eu chamo de sabedoria divina manifesta em vaso de barro.

  12. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor, vejo em suas palavras o exato momento em que o Senhor Jesus(homem) crucificado, triplamente humilhado(moral, física e espiritualmente) e mesmo assim pede ao Pai que os perdoe pela ignorância de não saberem o que estavam fazendo, pois pela Lei faziam, sem sequer entendê-las.
    Que o Senhor o abençoe e vos guarde do dia da adversidade e que ao seu tempo lhes dará descanso como deu a Moisés, a quem o Senhor achou graça aos seus olhos.

  13. Avatar Tania Regina disse:

    Amado irmão, Graça e Paz te sejam multiplicadas.
    Apenas queria deixar anotado aqui meu comentário sobre este seu texto. Concordo contigo, bem o entendo, e assim como você, também alicercio minha fé NEle, mas que segurar a nossa humanidade não é fácil, ah, isso não é fácil não.
    Que Deus continue te abençoando.

  14. Avatar clorinete disse:

    verdade devemos mesmo deixar a gloria para o SENHOR afinal ele é o dono da obra. parabens pela mensagem

  15. Avatar Lara Livia disse:

    Deus falou muito comigo hoje por meio deste devocional. Eu estava me sentindo fracassada, injustiçada e triste, mas Deus me disse para não desanimar, que a graça Dele derramada na minha vida todos os dias me basta. E eu creio nisso.
    Obrigada por deixarem Deus usar a vida de vocês e alcançarem a minha.

  16. Avatar Hamilton disse:

    Caro Pastor:

    Parabéns pela sua mensagem. Eu também me sinto assim muitas vezes.

  17. Caro irmão, não creio que Paulo esteja se referindo aqui ao tipo de fraquezas que você menciona em sua devocional.
    As fraquezas a que Paulo se refere aqui eram a sua incapacidade própria para realizar a obra de Deus e para superar as perseguições e carências a que estava sujeito.
    Se você observar o contexto deste capítulo, verá que Paulo se queixa aqui do “espinho na carne” que tanto o incomodava, mas que segundo ele lhe fora dado para que ele não se exaltasse.
    Paulo se preocupa ainda aqui com o fato de que outros pudessem exaltá-lo (v. 6) e por isso deixa claro que se alegra em suas limitações, pois assim fica evidente que aquilo que ele faz é feito através da força que lhe é dada por Cristo (v.9).

  18. Avatar Adriana Helena Ramos dos Santos disse:

    Que palavra! Como é bom reconhecer que somos fracos, não é mesmo? Toda nossa força vem do Senhor e essas fraquezas servem muitas vezes para nos mostrar que Santo e Perfeito somente o nosso Deus e Senhor. Somos fracos, o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza. Deus é muito bom, essas palavras servem de consolo quando tentamos, tentamos e… não conseguimos ser de acordo com o que queremos, desejamos ou colocamos como padrão para nós mesmos. Que Jesus seja o nosso padrão, sabendo que devemos sempre imitá-lo, mas que nunca conseguiremos alcançá-lo… Deus o abençoe!

  19. Avatar Maryanne Matter disse:

    Que palavras sabias.Gosto de avaliacoes sinceras e sem bajulacoes, caracteristicas de quem quer seguir à Deus è tratar sempre com a verdade. A verdade aqui endagada nao è o empenho e a agilidade das capacidades do homem quem determina e desempenha, mas o poder incomparavel e ilimitado de Deus na vida de um homem ou mulher que se entrega totalmente na mao do seu Deus, o unico que pode transformar as fraquezas em fortalezas, eu tenho uma grande amiga e companheira de jornada em Cristo que gostava muito de tentar explicar suas fraquezas, ate que o Senhor a esta levando a entender que a fraqueza nao è o impecilhio para o poder dele operar, mas sim a atitude em relacao a estas, tem muita gente querendo por a culpa de tudo em Deus ou no diabo, sem nunca parar para pensar na seriedade de suas proprias decisoes e consequencias destas. O justo vivera de sua fè e tudo que fazemos nao motivados ou tendo o foco nesta, nao gerara um fruto de gloria. Claro que as coisas naturais da vida temos que realizar, como trabalhar, fazer as obrigacoes da casa, cuidados com o corpo e com a alma, mas eu creio no evangelio absoluto de Jesus Cristo e nao numam religiao como regra de vida.Tenho aprendido que a fraqueza existe na minha vida para que eu me achegue cada vez mais perto , me esquecendo de meu eu daquele que me ama pelo que sou e nao pelo que eu realizo, os resultados de minha fè sao naturais e nao forcados.Deus vos abencoe. Maryanne Matter

  20. Avatar Fabio Gerard disse:

    Estou de pleno acordo, quando se fala sobre a questão da raqueza, e não fico feliz por possuí-la. mas, em se tratando de um especialista em fraqueza humana, ainda bem que temos um Deus que é poderoso e que está sempre perto quando precisamos dEle. glorifico o seu nome a cada instante de minha vida e clamo por seu poder, pois é este mesmo poder que me faz e sempre fará a diferença. obrigado por esta devocional, que o Deus de poder continue fazendo essa diferença que faz em você Pastor Mário Fernandes.

  21. Avatar bruno disse:

    Estou caminhando e aprendendo cada dia com vc’s mas fiquei em duvida.

    “Fomos educados numa escala de méritos na qual o bom é o que atinge o alvo.”
    Isso é ruim? Porque? Não devemos mirar em cristo? Isso também não é alvo? não seria um Merito também?

    “Como é que posso me gloriar em pastorear meia dúzia?”
    Deus dá alguns para liderar 10, 100 , 1000 e etc, conforme a sua vontade.

    “: eu tenho que preferir ter o poder de Cristo em mim do que ter razão ou atingir meus objetivos. ”
    O poder de cristo pode exitir sem razão na vida de alguem? não vejo uma coisa sem a outra. Poder de Deus não é irracional.

    Mesmo vivendo em uma sociedade que valorisa o resultado. Sei que isso não importa porque para nos deveria ser cristo que tudo provê, para aqueles q estão em cristo .

    Espero não ter entendido tudo errado rsrs

  22. Avatar Cristiane disse:

    Pastor abri meu e-mail nesta manhã e esta palavra veio profundamente de encontro ao meu coração, vi Deus falando comigo de maneira poderosa. Porque ontem à noite meu pastor declarou a igreja minha ordenação a diaconiza. E isso caiu sobre mim com grande preocupação exatamente porque tenho fraquezas e machucam. E me achei muito indigna de servi ao Senhor, me sinto como Isaías quando Deus o chamou e começei a listar ao Senhor todos os meus defeitos e dizer a Ele o quanto não mereço esta ordenação e falei tudo com meu pastor que me disse o dia que formos perfeitos vamos para Glória. Acho que devo buscar ainda mais ao Senhor, e esta palavra me ensinou que posso não atingir o perfeito mais o Senhor sabe da minha luta contra o meu eu, as minhas vontades. Sabe que quando o entristeço sinto muita dor e acho que Ele vê o meu esforço em mudar e não os resultados. Quero agradá-lo e acho que é isso que importa para o meu Amado. Que o Senhor continue abençoando sua vida, seu ministério e o fazendo coluna nesta terra, e coluna e para estar de pé. Deus te abençoe rica e poderosamente.

  23. Avatar Isaac Maciel disse:

    Muito bom!!!
    Realmente é muito complicado gloriar-se nas fraquesas… rssrsrsrrs…
    Que Deus nos ajude a entender a cada dia s SUA vontade; não a nossa vontade!!!
    Um grande abraço a todos!

  24. Avatar sonia disse:

    Somos humanos carnais,so isso,e servimos um DEUS que conhece as nossas debilidades.Resumindo,acho que devemos assumir que nao somos super herois!!

  25. Avatar rafael disse:

    a nossa grande questao e ser o maximo dos maximos , ou seja nao apenas um discipulo ou mordomo mas sim um super alguma coisa e com isso deixa mos pouco tempo para o falar do espirito a nossa direcao assim no final de uma jornada nos sentimos apenas meros humanos .Algo que deveri ser surpreendente nos nossos dias (a mudanca de uma vida pelo nosso testumunho )tornace o alvo paralelo ,com isso sonhamos com mirabolancias materiais deixando de viver pelo espirito.Eu me pergunto sou feliz pelo que faco para o reino ou estou no meio da vontade e isso sim me completa e contagia os demais ao meu redor ?

  26. Avatar Eliene Reis disse:

    Oi Pastor Mário, o Sr soube expressar o que eu tentava e nunca consegui a respeito deste assunto.
    Glória a Deus por sua coragem de falar a verdade sobre como o ser humano se sente diante dos fracassos, dos objetivos não alcançados, das metas não atingidas em todos os âmbitos. Mas como o Sr mesmo esclarece: “O segredo são as últimas palavras do versículo: eu tenho que preferir ter o poder de Cristo em mim do que ter razão ou atingir meus objetivos. Se todo esse poder for para ganhar uma única alma, por que não? A obra não é Dele?” E faço minhas as palavras de sua oração. Preciso da força do Senhor Jesus até para negar a mim mesma e seguí-lo.
    Deus continue abençoando seu Ministério!
    Um abraço,
    Eliene

  27. Avatar Gisele disse:

    MUITAS IGREJAS HOJE QUANDO ESTÃO VAZIAS QUEREM DESANIMAR.
    PARA GLÓRIA DE DEUS O MEU PASTOR JA FEZ O CULTO COM 3 PESSOAS E DEUS AGIU MUITO.
    POR ISSO NUNCA PODEMOS DESANIMAR A PALAVRA DIZ QUE AONDE TEM 2 OU MAIS ALI DEUS ESTARA ISSO É O QUE IMPORTA.
    MUITO OBRIGADO.
    DEUS CONTINUE O ABENÇOANDO.

  28. Avatar Leni A. de Almeida disse:

    Amado irmão,
    Se pensarmos que para o Senhor somos preciosos instrumentos de justiça,e instrumento não tem conhecimento próprio ,mas faz aquilo que o seu instrumentador determina, podemos nos gloriar em nossa fraqueza.Somos fracos,por causa da nossa frágil estrutura emocional e física, mas se tirarmos as expectativas de sucesso promovido por nós e lançarmos na suposição que estamos simplesmente sujeitos aquilo que o senhor determina ou permite , desobrigado de sucesso ou não, então a fraqueza fica mais suportável.Humanamente, se analisarmos a vida de Paulo, veremos que era um homem de grande posição religiosa e econômica, e por causa da sua conversão teve que passar por situações que o levou a uma vida de derrotas(humanamente se falando).Deixou uma vida estabilizada para sofrer afrontas, humilhações, derrotas, surras, prisões, fome, naufrágios, tristezas, e finalmente enfrentou uma sentença de morte.Nós que somos espirituais(ou achamos que somos), temos Paulo como um exemplo de fé e determinação, mas, se ele tomasse para si todos estes( humanamente se falando) fracassos, as suas cartas teriam sido todas rasgadas ou queimadas por ele próprio e não teríamos conhecimento de nenhuma delas.
    Que a graça e a paz do Senhor Jesus seja transbordante em você.

  29. Avatar washington luiz disse:

    Paz do Senhor meu amado. estou escrevendo porque achei muito interessante o seu discurso no comentario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *