Mário Fernandez

Discípulo Verdadeiro 2

“Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone;” (1 Coríntios 7:12 ARA)

Quero olhar para este texto por outro prisma, fora da questão conjugal. Note que Paulo está dando uma opinião pessoal, um conselho, não uma doutrina de Deus. Isso não desmerece em nada o valor divino do que ele está ensinando, mas é uma postura que precisamo aprender.

Muitas vezes temos nossa opinião pessoal sobre política, sobre algum costume, cultura, modismo, sobre fatos cotidianos ou decisões de um governo, sobre situações práticas em geral. Isso é correto e deve mesmo acontecer, não devemos ser alienados neste mundo mas viver nele e explorá-lo como se fôssemos o que somos: estrangeiros e peregrinos. Mas isso precisa ser diferenciado – assim digo eu e não o Senhor.

Eu sou simpatizante de algumas políticas públicas, abomino outras. Sou simpático a alguns países e indiferente a outros. Confesso ter birra com alguns outros. Sou muito amigo de alguns pastores e denominações, mas sou totalmente indiferente e distante de outros tantos. Condeno algumas práticas atuais e a correria pós-moderna, mas gosto muito de alguns confortos que temos, como este email por exemplo. Mas NADA DISSO, nada mesmo, está na Bíblia e portanto a gente deve conduzir por compatibilidade de interpretação. Assim digo eu e não o Senhor.

Se você, meu querido leitor, é novo na fé ou simplesmente é alguém que mais aprende do que ensina, use este crivo. A Palavra de Deus pesa muito mais que a opinião de seus líderes e abra o olho quando alguém menospreza um ensino bíblico em detrimento de uma opinião. Se por outro lado você é um formador de opinião, pastor, mestre, discipulador, líder – tome o mesmo cuidado na mão inversa. Não ensine suas coisas como sendo de Deus, além do nível da compatibilidade. Não coloque seus conselhos e palpites no mesmo patamar do que Deus disse.

Isso vai nos poupar dos abusos tanto para cima quanto para baixo. Deixe claro – assim digo eu e não o Senhor.

“Deus querido, é muito bom ter a Bíblia e poder aprender com ela, mas eu tenho muitas coisas que ela não ensina diretamente. Dá-me sabedoria para ter minha opinião balizada por ela, com a autoridade proporcional à minha opinião.”

Mário Fernandez

18 thoughts on “Discípulo Verdadeiro 2

  1. Avatar disse:

    SE SEGUIRMOS A PALVRA DE DEUS A CADA DIA SEREMOS VERDADEIROS COM NÓS MESMOS, DEVEMOS CRER QUE” EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR” E “TUDO POSSO NAQUELE QUE EM FORTALECE”QUE ESSAS PALAVRAS SEJAM BEM INTERPRETADAS POR TODOS, FIQUEM NA PAZ!

  2. Avatar Ivo Ázara disse:

    Somente para lembrar algo que Paulo falou e que tem a ver com o assunto:
    “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.” Rm 14:5

  3. Avatar Carlos Augusto disse:

    Uma contribuição para ajudar ainda mais a compreender o texto de Paulo. Por um equivoco na tradução do original, as palavras GNOMEE nos versículos 25 e 40 de I Corintios 7 foram traduzidas por OPINIÃO na versão ARA, sendo a correta tradução PARECER, presente na maior parte das traduções, entre elas a King James, Reina Valera e Revisada Fiel. Paulo nunca instruiu por opinião, palavra utilizada poucas vezes no Novo Testamento, entre elas em Rm 14:1, com tradução praticamente unânime em todas as versões. Pode-se ver por esta passagem que Paulo diz para acolher o débil na fé, não discutindo opiniões (DIALOGISMOS) no original. Esta palavra no original está presente outras 13 vezes no NT, sempre relacionada ao pensamento do homem, suas heranças morais, isto sim não deve ser discutido. Quando ao PARECER, que é um julgamento baseado em reflexão e/ou experiência, Paulo tinha sim espectativa que seus filhos na fé o seguisse, se não fosse não teria dito: SEDE MEUS IMITADORES COMO EU SOU DE CRISTO.

  4. Avatar ROSA MARIA MEDEIROS PINHEIRO disse:

    PR . MARIO ,eu não sei de onde vc é. EU sou de BH, sou pouco mais de um ano de conversão,mas tudo que respondo é dentro da palavra de Deus .Tenho a maior tristeza da minha vida, porque eu procurava Deus e não estava no caminho certo ,pois nunca ouvia,eu tenho quatro filhos cinco netos e um bisneto. Mas eu sempre tive fé só que eu pensava que Deus estava muito longe e nunca me ouviria, hoje vejo e tenho plena certeza que ele hábita em mim, pois nós somos o corpo, nós somos ,a igreja, e um dia eu questionei ao meu Pastor . Porque Deus demorou tanto pra me chamar, ele me disse: Leia os trabalhadores da vinha, então comecei a entender Deus, que ele sabe tudo que faz ,talvez ele falava comigo e eu não ouvia,mas uma coisa hoje tenho certeza, ele me deu uma linda familia,me presenteou ,porque eu ouço o que ele diz pra mim na palavra,mas ainda tenho muito a aprender,só que tenho muito tempo a promessa é de viver até 120 anos,não sei acho muito,mas vou viver com saúde e perfeita, só vou pra glória quando eu quizer me entregar ,porque tenho muito a fazer aqui,pra Deus,ALELUIAS.

  5. Avatar clorinete disse:

    muitos pregam o achismo e deixa muitas vezes passar para os outros informações perigosas que levam muitos a se confundir ou até mesmo ser guiados por homens e não pela palavra de Deus. Sua msg foi de grande edificação pois lembrar do que disse PAULO é muito importante para não nos confundir.fica na paz

  6. Avatar Natal de vasconcelos disse:

    Muito bom,gostei muito a palavra de Deus diz: que nós temos a mente de Cristo,e se temos a mente de Cristo assim como nossos pensamentos,opiniões etc,devemos,sim usá-los em concordância com a palavra de Deus.

  7. Avatar Bertrant N. Vilanova disse:

    Parabéns pelo artigo, foi “show de bola” como se diz no nosso linguajar mais popular. Tenho sido muito edificado com suas mensagens. Um abraço fraterno

  8. Avatar ronald disse:

    Interessante como Paulo fala para o esposo nao abandonar a esposa caso ela concorde em morar com ele: um marido convertido.

    Nao li o texto todo mas se Paulo fala para judeus muda muita coisa. Interessante as consequencias disso.

  9. Avatar disse:

    Olá Mário, muito bom estes artigos sobre discipulado. A segunda parte que me chamou mais a atenção, pela questão de que muitos pregadores de hoje, principalmente alguns dos renomados, pregam muitas convicções pessoais como se fosse a palavra de Deus, sendo elas costumes, culturas familiares, denominacionais, etc., o que faz com que eles se desvalorizem, pois a palavra de Deus fica misturada com ingredientes errados, como disse o escritor aos Hebreus (4:2): “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.”. Acredito que se os ingredientes de pregações são experiências edificantes globais (que possam atingir toda e qualquer cultura, povo, língua e nação), ela é válida.

    Um abraço!

  10. Avatar Lisandra disse:

    Muito tri sua colocação, ou melhor.. muito de Deus. Fico passada com a agilidade de manipulação que muitos (que ensinam principalmente) tem em fazer suas palavras como se fossem as de Deus, e o pior, o povo (inclusive eu) acredita! Pra mim sempre foi muito complicado separar que os “homens de Deus” tem a mesma tendencia – humana – em “puxar a brasa pro seu assado”, isto implica em fazer uma percepção humana parecer ser divina. Levei anos pra “acordar”, nao por nao conhecer a Palavra, mas sim por, ingenuamente acreditar que os “homens de Deus” têm em seus corações fazer o que deve ser feito para Deus. Mas infelizmente nem sempre é assim.. e pra bem da verdade, esse negocio de igreja tem me cansado muito.. Valeu a meditação de hoje. Na paz..

  11. Avatar neusa gonçalves disse:

    GOSTEI IMENSAMENTE DE SUA COLOCAÇÃO,POIS INSTINTIVAMENTE QUANDO ME DEPARO COM UMA SITUAÇÃO EM QUE A PESSOA PRECISA DE ORIENTAÇÃO E EU TENHO ALGUM CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO,FAÇO COMPARATIVOS SOBRE A PASSAGEM DA BÍBLIA,MAS NÃO CHEGUEI AO PONTO DE DIZER (O QUE É MUITO IMPORTANTE…) “ASSIM DIGO EU”. IREI INCLUIR ESSA FRASE EM MINHA FALA. OBRIGADA PELA LINDA MENSAGEM!

  12. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor, é justo seu pensar, espero que muitos não confunda opinião com “achismo” porque a palavra de Deus é bem clara quando diz que: seja teu sim, sim e teu não, não! pois o que passa disso vem do maligno (talvez, acho…), digo mais se por um momento nos falta a resposta devemos ficar calado para não falar indevidamente. além do mais toda verdade procede de Deus.

  13. Avatar Gisele disse:

    A PAZ!! MUITO INTERESANTE POIS AS VEZES AS PESSOAS ESQUECEM DA BASE QUE É BIBLICA E PÕE SUAS OPINIÕES, MAIS SE QUIZERMOS SER BONS FILHOS O ENSINAMENTO ESTA NA BIBLIA, BOM MARIDO OU ESPOSA ESTA NA BIBLIA ETC.
    ENTÃO TEMOS QUE SABER QUE NOSSA BASE É A PALAVRA DO SENHOR. MUITO OBRIGADO POR ESTES EMIL. POIS VCS DEIXAM SER USADOS PR EDIFICAR NOSSA FÉ.

  14. Avatar Pr Sinelson disse:

    Querido Pr Mário, tenho sido edificado dia após dia com estas mensagens simples e profundas, curtas e eficientes. Deus o abençõe e faça multiplicar a sua sabedoria, da qual tenho usurfruido. Graça e Paz e Deus o abençõe.

  15. Avatar Sérgio Fonseca Sant'Anna disse:

    A Bíblia é meu norte, é minha única e exclusiva regra de fé e conduta, mas faço dos textos do Pr.Mário Fernandez meu manancial de pérolas práticas espirituais, mesmo sabendo que são suas opiniões e não bíblicas, mas são cheinhas dos ensinamentos bíblicos. O pastor Mário Fernandez é um homem de Deus, sendo assim, devo ouví-lo. A Paz do Senhor.

  16. Avatar Adnor Pitanga disse:

    Excelente texto. Ensinamento objetivo e sábio, bem apropriado para o mundo de hoje, em que somos boombardeados diariamente por informações as mais variadas, que nos levam a formar opiniões e adotar posições. Sem um entendimento claro, corremos o risco de nos guiar apenas por nossos pensamentos e não usando nossa mente como um instrumento que Deus nos deu para utilizarmos, com livre arbítrio, é verdade, mas guiados por Ele.

  17. Recomendo o livro “DA LIBERDADE CRISTÔ, de Martinho Lutero. Muitos fazem da Bíblia um simples manual de leis e regras. Martinho Lutero comenta sobre a liberdade que temos e o compromisso de servir. Google dá informações onde adquirir.
    Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *