“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” (João 18:10 ARA)
Estou na fase de encontrar curiosidades nos textos bíblicos. De onde será que Pedro tirou aquela espada? O sujeito andava com Jesus, para que serviria uma espada? Se fosse Simão, o zelote, a gente poderia entender, mas Simão Pedro era pescador. Eu nunca vi ninguém pescando com espada.
Os historiadores divergem, apontam situações pitorescas e saídas culturalmente válidas para a época. Minha reflexão é mais básica: alguém ali tinha uma espada e não era Judas Iscariotes – claro, ele vinha com o outro grupo. Meu irmão, tem gente armada na sua igreja?
Talvez não literalmente armado com revólver ou faca, mas na minha tem gente armada sim. Tem gente armada com línguas afiadas que dilaceram corações, relacionamentos e a boa fama. Tem gente armada com uma aspereza de trato que consome os irmãos como se fosse lixa. Tem gente que vem armado com escudos e defesas impenetráveis e ninguém consegue aproximar-se. Tem gente que vem armado com um spray congelante que não tem adoração que derreta. Tem gente que vem para a igreja com uma arma terrível, nuclear, chamada espírito crítico – nada serve, nada é bom, ninguém acerta nada.
É uma mera ilustração, mas cortar a orelha de um soldado é algo relativamente trivial num contexto como este, como trivial é vermos um irmão falando mal de outro. Mas nem por isso não dói ou não sangra. Meu querido, entenda uma coisa: sempre dói mais em quem apanha do que em quem bate. Não vá armado para a igreja e nem pense em usar as armas dos outros. A única coisa que consigo imaginar pior do que um pessimista, é alguém que pegou o pessimismo do vizinho. Ou pior do que um reclamão, só os que reclamam por causa dos que estão reclamando.
Vamos nos desarmar? De quebra, Jesus não vai precisar ficar colando orelha cortada.
“Senhor, ajuda-me a ser mais inofensivo e menos armado. Como Pedro, quero me transformar em uma benção para todas as gerações. Ensina-me a ser assim.”
Mário Fernandez
Em nossas igrejas o que vejo um caso muito sério, e porque criaram lideres, isso tornou um a coisa que Paulo escreve em sua carta_2Tim.4:3, pessoas agindo em sua propria vontade, e Jesus diz bem claro em Luc.18:8.
Isso cria um prblemão. Luc. 13:24. Paz com todos
A pior arma dentro da Igreja é a Ingratidão.
Quer seja com Deus, com o pastor ou com qualquer outro membro da igreja.
Gde abraço
O ditado já diz q quem com ferro fere, com ferro será ferido; esse ditado foi melhor dito assim q quem com ferro fere não sabe quanto doi. obrigado
Uma mensagem, muito boa, e somente o SANGUE DE JESUS é que tem sustentado muitos cristãos feridos, por uma palavra, maldita, Deus continue abençoando a todos, Shalon, Lia
Linda a mensagem, eu já tive minhas orelhas cortada muitas vezes, por estes “queridos irmãos esquartejadores”, dói muito, e as feridas ficam abertas durante muito tempo.
A Espada de PEDRO nos ensina a refletir sobre nossa posição e relação com Jesus;
Pedro não se deu conta até aquele momento que tinha ao seu lado aquele que tudo pode;
Ainda hoje muitos cristãos estão confiando em seu porte Arma;
Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará ( Salmos 37: 5 )
Onir
Glória a Deus pela sua vida. Que revelação maravilhosa. Deus já me disse isso de varias formas, mas essa mensagem estremeceu meu espirito.
Sou sempre muito abençoada pelo ichtus. obrigada e obrigada ao Senhor.
AMADOS NO SENHOR,
MUITO BOA A MATERIA, INFELIZMENTE EXISTE MUITOS PEDROS (AS) NO MEIO DA IGREJA DO SENHOR JESUS, SEM ARREPENDIMENTO JENUINO COM A LINGUA MAIS AFIADA DO QUE UMA ESPADA, MURMURANDO E FALANDO MAL DO PRÓXIMO, JESUS NOS ENSINOU AMÁ-LOS COMO ELE NOS AMOU.
NO AMOR DE JESUS – JORGE E NEUZELY
Amado Pastor, relendo seu devocional me veio a mente o seguinte. Tem um ditado antigo (importante dizer não cristão), que diz: “Mente vazia é oficina de Satanás”. A falta de ocupação na igreja, de ter o que fazer na obra de Deus, muitas vezes faz com que algumas dessas armas citadas em seu devocional sejam levantadas. Ocupar o tempo com as coisas de Deus é um ótimo escudo contra essas armas.
sinceramente nunca tinha visto nenhuma pregação sobre a espada,muito boa . Deus lhe abençõe .
Que benção! Nunca parei para imaginar isto sobre a espada de pedro, sabemos que pescador usa facão mais é muito boa esta sua pregação pois precisamos trabalha nestas areais e nos desarma,e nos encher do Espírito Santo de DEUS.
Pr.Mário Fernandez
Gostei muito da mensagem e já recomendei para outras pessoas.
Parabens!
Alonso
Realmente, a língua faz um grande estrago. Mesmo no meu serviço secular, as pessoas estão sempre se desentendendo e discutindo por pouca coisa. E existe ainda a fofoca que causa muita intriga e desconfiança.
O ambiente fica pesado… … … é terrível.
Mas aproveito para comentar tb o texto que usou, pois veja…Jesus acrescentou: “os que pegarem a espada, perecerão pela espada”. Isso nos faz pensar nas guerras armadas de nossos dias, onde protestantes mataram protestantes e católicos mataram católicos, tudo por diferenças nacionalistas, interesses e caprichos políticos.
Onde está o verdadeiro amor cristão ? Amar o próximo como a si mesmo ?
Cristo veio e ensinou essas leis mas são poucos os cristãos e pouquíssimas crenças que não participam de guerras humanas e colocam a vontade de Deus em primeiro lugar.
São poucos os que “forjaram de suas espadas, relhas de arado e das lanças, podeiras e não mais aprendem a guerra”.
As mesmas religiões abençoam os soldados e as armas de países em conflito e Deus ? De que lado Ele está ?
Acho que Ele está do lado dos que não mais praticam a guerra e colocam a vontade Dele acima da vontade do governo.
Esse sim deveria ser a atitude de todos os cristãos.
Abraço a tds.
Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a; Lucas 22:36
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Mateus 26:53
Veja bem, no caso de usar ou não usar uma espada um pescador não segnifica nada, diz o evang. Pedro andava c/ Jesús e ainda não era convertido, isso esta registrado em Lucas 22:32.
Mas uma coisa interessante pergunto: a chamada porta das ovelhas em Jerusalém está correta, e porque?
Mário, você teve uma percepção mais fina que a lâmina da espada. Valeu.
Ageu
foi maravilhoso o texto e comentário.
Bom dia, Pastor Mario Fernandez,
Ler seu texto maravilhoso nesta manhã,m0 fez uma diferença enorme na minha vida. Fiquei imaginando com quantas dessas “armas” eu já estive na igreja. Que Deus tenha misericórdia de minha alma, que sua transformação total venha sobre mim, para que eu não fira o próximo ou a própria igreja com atitudes de falsa defesa. Obrigada, pastor, por essa palavra soprada por Deus. Tenho certeza de que assim como ela serviu para abrir meus olhos, servirá para milhares de outras pessoas. Que sejamos desarmados das nossas atitudes críticas e não cristãs. Um grande abraço, obrigada mesmo. Deus o abençoe sempre, pastor Mario Fernandez
Recentemente assistindo ao ensaio da equipe do louvor me chamou a atenção uma frase de uma das músicas “ensina-me a amar ao meu irmão. A olhar com os Teus olhos, perdoar com o Teu perdão. Enche-me com o Teu Espírito, endireita o meu caminho. Oh, Deus! Dá-me um novo coração”. Creio que pela primeira vez meditei nessa letra e realmente fui tocada pela música no momento do ensaio e sai dali pensativa. Agora, degustando essa mensagem do amigo Mario tudo ficou mais claro. Eu tenho andado com espadas, e cada dia uma espada nova. Tenho emprestado minha espada a outras pessoas e pior, não é só na igreja, é na faculdade, é no trabalho, no meio dos meus. Enquanto eu não olhar o próximo com os Olhos do Senhor, enquanto eu não perdoar com o Perdão do Senhor estarei usando a espada EM TODO O TEMPO, O TEMPO TODO. Senhor, dá-me um novo coração!
COMO É BOM LER AS PALAVRAS CERTAS NA HORA QUE PRECISAMOS! QUE MENSAGEM! DEUS ABENCOE VCS RICAMENTE, PARA QUE POSSAM CONTINUAR ABENÇOANDO PESSOAS. FIQUEM COM DEUS.
Pastor Mário, permita-me acrescentar uma categoria de irmão ao seu devocional. O irmão dolorido, esse é terrível. Esse é aquele que se ofende, que se dói por qualquer coisa. Qualquer coisa que não seja do seu agrado já é motivo de “emburramento”, cara feia. Já é motivo para querer ir embora. Esse é o crente musica do Tim Maia: “Me de motivos, pra eu ir embora. Tô indo agora”. O pior é que tem muita gente bajulando essas pessoas, que pouco ou nada acrescentam a congregação e a obra de Deus. Estão sempre fazendo a sua vontade; cedendo aos seus caprichos; dando a elas uma importância maior do que realmente merecem. É bom lembrar que Jesus conhecia Judas muito bem, mas jamais bajulou Judas, tentando dissuadi-lo de suas intenções e, caráter dúbio. Judas andava com Jesus, não aprendeu Seus ensinamentos e não aplicou a sua vida porque não quis. A palavra de Deus é clara, está a disposição de todos. Seguir os ensinamentos e aplicá-los na vida é decisão pessoal.
Que benção essa ilustração! Realmente é isso mesmo que vem acontecendo em nossas igrejas. E que curiosidade bacana essa, de onde Pedro tirou realmente a espada para cortar a orelha do soldado?
Mais uma vêz agradeço pela mensagem de hoje.
Mais oportuna e atual, impossível.
Qua a benção, inspiração e vida abundante no Senhor, continue a nos alcançar .
Esther Carvalho
Excelente mensagem, como diz o profeta Izaías que possamos “trocar nossas armas em relhas de arado” , é tempo de plantar e colher para o Reino…que assim seja!!
Amado e querido Pastor,
Já havia antecipado na Devocional “Adoção” a reposta a esta de hoje quando mencionei minha preocupação: Uma coisa que nos entristece é o que escrito em (I Corintios 5:11 Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.
12 Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro?
13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós.) acrescentaria linguarudos e que não sabem manejar a única arma que podemos usar porque o Nosso Deus busca verdadeiros adoradores como está escrito em II Timóteo 2:15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade(a Bíblia, arma do crente).
Bom dia irmão!
Este texto falou diretamente ao meu coração, preciso mudar minhas atitudes, afinal de contas eu amo a Jesus e não quero dar nenhum trabalho a Ele.
A paz do Senhor.
Pastor, de fato, essa espada que decepa, mutila.. só Jesus Cristo para libertar e para restaurar.
Os estragos são grandes e, por vezes, não nos apercebemos dos sofrimentos, estragos e dores causados, pondo em risco vidas e bençãos.
Mensagem profunda e para muita reflexão!
Que o Senhor Jesus Cristo nos dê a sua Graça, mansidão e temperança!
Maria de Fatima Moraes Rodrigues
Ótima Mensagem… Parabéns! Receba meu abraço… Shalon!