“E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus.” (Lucas 5:19 ARA)
Frequentemente escuto que tudo na vida tem limite, embora eu ache este conceito meio polêmico. Quebrar os paradigmas diante de nós é algo que custa um esforço grande, especialmente do nosso ego. Mas para os amigos deste paralítico, parece que este limite virtualmente não existia. O homem estava no leito, precisava ir a Jesus, não tinha como chegar. Vamos por cima.
Fico pensando que cena seria: no meio de um culto de domingo, aquele pregador famoso pregando, quando de repente se escuta um barulho no telhado e uma cama descendo por umas cordas. Primeiro ia ser uma correria para todos os lados possíveis, pois o povo hoje em dia é muito mais apavorado. Já ia pensar em ataque terrorista, bomba, avião caindo, qualquer coisa. Segundo, o pregador ia dar aquela parada estratégia e de duas uma: ou ia continuar como se nada tivesse acontecido ou gritaria “corre pessoal”.
Com Jesus não foi assim. A Bíblia não relata nenhuma histeria, nenhuma confusão, apenas Jesus olhando para o tamanho da fé daquelas pessoas e perdoando o paralítico. O tumulto foi entre os fariseus e escribas, pois Jesus primeiro lhe perdoou os pecados e só depois de argumentar com eles é que o curou. Tudo indica que o culto continuou…
Aliás, apenas a título de curiosidade, o texto diz que o paralítico imediatamente tomou seu leito e foi para casa, nem ficou para o restante do culto. E para completar, não menciona que alguém o tenha censurado.
O foco aqui é simples: seus amigos se esforçaram por ele a ponto de arrebentar um telhado e descê-lo. Você tem amigos assim? Você é um amigo assim? Por que amigos assim são cada vez mais raros?
São tempos difíceis, mas algo pode (e precisa) ser feito enquanto ainda podemos.
“Pai, ensina-me a ser dedicado a meus amigos a ponto de me importar e me esforçar por eles.”
Mário Fernandez
Pr. Fernandes,
Recebo todas as mensagens como sendo um falar do Espírito Santo para mim. Elas sempre tocam nalgum ponto da minha vida naquele momento. Como gostaria de ter amigos cristãos que pudesssem orar comigo para fazermos intercessões mútuas. Que o Senhor Jesus possa atender essa minha oração. Peço a Deus que fortaleça esse seu ministério ele tem sido degrande ajuda para mim. Abraços. Rita
No mundo moderno as pessoas tornaram-se imediatistas. Os amigos tornaram-se artigo raro, e amigo que ora ou se sacrifica por você também é coisa difícil de achar. Mas felizmente nós temos o amigo maior de todos, aquele que ao ouvir seu Santo Nome sendo proncunciado por nossa boca, inclina os ouvidos e acolhe nossa oração. Deus sabe que o mundo mudou, que estamos prasticamente vivendo o tempo “de cada um por si”. Cada vez mais eu me convenço de que o Senhor é meu pastor e com ele estarei segura. Contudo, eu sinto falto de amigos cuidadosos e também de eu mesma ser uma amiga cuidadosa. Que o Senhor Deus me dê o caráter de Seu Filho amado, Jesus, quero ser amiga dos meus amigos e que eles possam ser meus amigos e irmãos. Tenham uma tarde abençoada sob a proteção do Senhor Deus. Um abraço a todos. Hull
è pastor, que palavra abençoada. Ao mesmo tempo que abençoa, nos chama a atenção para que paremos e pensemos, temos feito isto, se importado com os nosso amigos e principalmnente os irmãos. Tenho o privilégio e ter amigas irmãs, assim. Que estão prontas para se esforçar por mim, e acho que tenho sido assim para elas, temos trocado o esforço, nas orações, no ajudar, no escutar, ajudar a levantar. NO dia 27/11 tive um aprova muito grande de uma amizade verdadeira, e louvo ao Senhor pela vida desta irmã. Esta palavra abençõada, nos mostra que vale a pena ser amigo de verdade, e que o Senhor Jesus é que nós manda a recompensa.
Que o Espírito Santo de Deus continue a ensiná-lo, e que nós sejamos edificadosa cada dia com estas palavra. Deus te abençõe
Tambem quero ser um amigo assim.Jesus nos ajude.
Pr.Mário;graça e paz:Eu creio que dentro da igreja,no mundo evangélico,temos amigos sim!eu sou assim,e creio que se eu precisar;vai ter sempre alguém comigo;ainda existem muitas pessoas com o caráter de Deus;te digo:no prédio que eu moro,eu não tenho,ninguém que eu possa confiar,que um dia vai me ajudar;moro aqui a treis anos e quase não vejo ninguém,aqui é cada um pra si;mas tenho muitos amigos marido e filhos,em uma emergência ,se algum faltar eu tenho Deus ,esse sim ele está comigo,e é ele que me sustenta e me carrega nos braços;tenho plena certeza,porque até hoje foi ele que me segurou,e vai ser sempre ,aleluia,Deus é meu tudo,glórias e glórias a ele a todo momento,um abraço,Rosa.
amigos deste quilate são muito dificil de se achar atualmente, pois as pessoas estão tão preocupadas com o dia a dia que não se lembram, nem mesmo de si. Pedimos que Deus nos de a sabedoria, de ter a sensibilidade de ser amigos atentos a necessidade alheia.
OBRIGADA POR SUAS MENSAGENS.QUE DEUS OS CONTINUE
ABENÇOANDO.
O sacrifício q os amigos do paralitico fizeram por ele, mostra q eles criam q Jesus poderia curar o amigo…. isso é q é fé em ação ou fé com obras da qual Jesus se agradou e correspondeu com a cura; esse texto mostra também a coerência e fidelidade de Cristo quando disse: o q vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora. Deus é fiel e justo, aleluia!
Amado e querido Pastor,
Quero de início mostrar a razão pela qual o “paralítico” não ficou para assistir o rastante do culto: primeiramente ao ver que ali havia uma autoridade à sua frente lhe perdoando os pecados, sentindo em seu ser uma renovação ou seja a primeira cura e a mais importante, mas creio da gratidão desse homem, porque sei o que é perdoar e ser perdoado; ao ser curado o Senhor Jesus dá uma ordem: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.(como questionar uma ordem dessa? – 5:24).
Quanto à mensagem como sempre(porque não sou crente enxada ou pá),toda palavra seja ela muito agradável e recheada de benção ou de exortações recheadas de repreensão é para mim e para todos que são realmente crente e que querem crescer espiritualmente em Cristo.
Preciso melhorar a cada dia, preciso ajudar mais, e para surpresa minha, também saber se deixar ajudar, afinal não sei tudo e amo a quem possa me corrigir com o amor de Deus para que possa suportar os puxões de orelha.
Em Cristo que nos fortalece.
Bom dia Pastor Mário Fernandez! Que a Paz do Senhor permaneça com o irmão!
A dois domingos, incluindo ontem, meu Pastor tem pregado em Gênesis 1:26, destacando que Deus, nosso criador, nos fez à sua imagem e semelhança em relacionamento. O relacionamento que Deus sempre teve, desde sempre, no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Um relacionamento de amor eterno. Que Deus nos fez com a capacidade de amar como Ele ama. Eu tenho uma amiga, com as qualidades de sua meditação. Disfruto de uma amizade providenciada por Deus, que chegou em uma hora difícil da minha vida e permanece até hoje. Experimento o verdadeiro amor ágape. Uma pessoa que ora comigo e por mim, importa-se verdadeiramente, ajuda-me segundo a palavra de Deus, é fiel,…Realmente, Pastor, isso é raro. Em minha igreja somos aproximadamente 400 pessoas e nossos relacionamentos são superficiais. Por vezes tentamos estreitar, nos aproximar, infelizmente sem sucesso.
Não podemos nos conformar por que Deus nos mostra o caminho para o vivermos o verdadeiro amor, isso é viver o evangelho de Cristo.
Obrigada pela oportunidade!
Amei esta palavra, falou muito ao meu coração obrigado
Olá Pr. Fernandez,
Nos dias atuais a amizade é uma palavra que deixou lembranças, tornou-se sinônimo de oportunidades, onde as pessoas se aproximam umas das outras visando se beneficiar dela, nesse caso, o afeto manipulador existe somente quando se pode repartir algo e a partir do momento em que o indivíduo precisa receber aquele apoio que deveria ser recíproco em conseqüência desse sentimento, cada um busca seu próprio interesse e assim se desfaz o a suposta “amizade”..
Realmente nos nossos dias os amigos (irmãos) não tem mais compaixão , se tudo lhe vai bem não quer saber como esta seu irmão se ele esta precisando ser visitado, por doença , necessidade alimentar ou financeira, nossos dias tem sido correria para poder se manter vivos, mas esquecemos do primeiro amor, aquele que revigora que alegra e divide o amor de Deus com seus irmãos, diz a Biblia ame ao seu inimigo como a ti mesmo, hoje nem os amigos conseguimos amar dar atenção, imaginem então se estão preocupados com a vinda do Senhor Jesus Cristo, fico muito agradecida por vc se lembrarem sempre de mim, trabalho tanto que as vezes até esqueço que Jesus envia anjos e pessoas usadas por ele como vcs para meu despertamento. Deus continue abençoando este trabalho de maneira grandiosa, fiquem na paz do Senhor Jesus.