“Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha.” (Efésios 5:12 ARA)
Algum tempo atrás um irmão chegou para um grupo em que eu estava e contou uma piada. Alguns do grupo riram e outros ficaram constrangidos pois a “graça” da piada era baseada em um comportamento pecaminoso.
Como eu não ri, o irmão em questão me chamou de radical e bitolado, dizendo que meu compromisso era exagerado. Eu me limitei a responder que tinha muitos outros motivos e assuntos para rir e me alegrar e que não precisava me alegrar com o pecado dos outros.
Aliás, deveria ser justamente o contrário, deveríamos chorar ao saber que uma pessoa está em pecado, pois o pecado nos separa de Deus (Isaías 59:2).
Infelizmente, não são apenas as piadas sujas que estão ficando comuns no meio dos irmãos, mas comentar abertamente os comportamentos e atos praticados pelos pecadores. Inclusive, já vi pregadores descrevendo vividamente o que alguém praticava antes de conhecer a Jesus, tentando com isso valorizar o seu testemunho.
Nesta passagem, Paulo está instruindo os discípulos a serem imitadores de Deus (v. 1) e diz que para isso “entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade … como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos” (v. 3, NVI).
Sim, viver biblicamente está cada vez mais difícil em nossa sociedade que tem se tornado cada vez mais permissiva. Mas pode ter certeza, o mundo está desesperado procurando pessoas que demonstrem pela sua maneira de viver (e isso inclui aquilo que falam) que existe uma vida que vale a pena viver.
“Senhor, a fim de não me tornar cúmplice dos pecadores, faço minha a oração de Davi: Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios. (Salmo 141:3)”
Vinicios Torres
Querido Irmão Vinicios Torres,
Confesso ao irmão que antes gostava de piadas, mas olhando desse ponto de vista já que devemos ser diferente das do mundo(não por orgulho)e por isso devemos viver sim de forma digna do Senhor, e por amor a quem nos resgatou.
O texto faz-me lembra dos “Mui Amigos” de Jó que por sete dias e sete noites abraçaram o “Ministério do silêncio” embora esse silêncio maravilhoso tenha sido quebrado e por isso o próprio Jó se defende pensando ele que melhor fosse que seus amigos tivessem o tempo todo calado.
Piadas não são boas mata a alma e envenena todo o corpo.
Melhor um cabresto na língua que ela montada em palavras torpes.
Órgãozinho venenoso.
Só Jesus na causa.
Concordo plenamente com tudo o que o senhor escreveu .Por concidência comentei sem ter lido o que o senhor escreveu com as mesmas palavras, na reunião de oração na minha igreja , quarta -feira que passou .
Acho não só de mal gosto , como não consigo nem entender este tipo de coisa .
Pr.graça e paz,de Jesus.O contador de piada,ele quer fazer ;o povo rir: Tem até algumas engraçadas e não imoral.Piada é de impio;aquele que conhece a palavra de Deus não acha graça,isso é obra da carne.O cristão verdadeiro ,não perde tempo,com coisas do mundo:Nosso tempo é precioso,pra viver para Deus ,quem faz isso sendo pregador,ele sabe que está pecando,se ele no batismo recebeu o Espirito Santo:tudo que ele faz ;ele leva o Espirito Santo junto.Pessoas assim tem que ver se realmente ele renasceu em Cristo,por-que quem tem Jesus verdadeiro,não pratica obras carnal;o cristão renascido tem o brilho de Jesus e um aroma suave de Cristo;peço perdão por algo que não agradou,abraços Rosa.
Olá,
Quero registrar minha alegria pelo testemunho e palavra dirigida sobre o tema das piadas em nosso meio cristão. Concordo plenamente com todo o conteúdo e gostaria de acrescentar ainda a passagem de Efésios 4:29:
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”
A maioria das piadas não se prestam para o objetivo acima descrito por Paulo.
Pra finalizar, quando exortamos alguém que está em Cristo e usamos a Palavra como recurso, não somos nós falando e sim a Palavra – Espada de 2 gumes!
Graça a Paz a todos! Deus nos abençoe.
Alfredo
CONCORDO PLENAMENTE. TEMOS QUE VIGIAR.
SEDE SANTOS …. tEMOS QUE SRER REFERÊNCIA PARA AQUELES QUE NÃO CONHECEM A DEUS.
Concordo plenamente com o irmão, está cada vez mais difícil conviver com permissividade até mesmo dentro da igreja, hoje muitos “pregadores”, contam piadas, fazem gracejos, brincadeiras até mesmo com o nome de Jesus, a reverência devida a Deus está em baixa.
Amém sobre a sua oração.
Deus Abençoe!
Valdir Damada
Paz do Senhor, infelizmente temos que lamentar estes episodios da vida, e quanto estamos longe da perfeição do nosso SEnhor Jesus. Basta somente lamentar e orar pela santa e querida missericordia de Jesus. abraço
concordo plenamente, e partilho da mesma dor, o mundo esta vivendo momentos de permissividade, mais temos que estar com os pés firmes no senhor, para ajudar aqueles que estão querendo se salvar.
Parece realmente que é um excesso de zelo tentar viver uma vida tão separada, sem participar dessas piadas e conversas tão frequentes no meio da igreja. Porém, de acordo com a Palavra de Deus é algo que é necessário e nossa percepção é que precisa ser mais moldada à orientação divina. Nossa cumplicidade precisa ser reconhecida e abandonada. Fomos chamados para ser separados na nossa forma de agir. Precisamos pedir sabedoria a Deus para saber como nos comportar nesses momentos. Como agiria Jesus?
Realmente, no conceito do mundo atual, o errado é o certo e o certo é o errado. As pessoas estão perdendo o discernimento e o cristão está sentindo cada vez mais a pressão do mundo e de uma coisa temos certeza: o fim está próximo; por isso mesmo temos muito a fazer para mostrar às pessoas que vale a pena ser discípulo de Cristo, vivendo de maneira agradável a Deus.
É muito bom receber alertas em mensagens como esta.
Deus abençoe este Ministério e que muitos frutos sejam colhidos com alegria.