“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” (Apocalipse 2:5 ARA)
Essa receita é a mesma do Antigo Testamento e continua valendo para os nossos dias: lembrar, arrepender, voltar. Toda vez que nos conscientizamos de um pecado ou atitude inconveniente, seja por iniciativa própria ou por advertência de outros, devemos seguir este roteiro.
Lembrar é o primeiro passo e talvez aquele no qual mais precisemos de ajuda pois para, espontaneamente, lembrarmos de onde caímos, a luta contra a carne (ego, alma, desejos, orgulho) é intensa. Contamos com o Espirito Santo de Deus, nosso Mestre e Consolador, que intercede por nós junto ao Pai e também nos convence do pecado. Precisamos contar humildemente com a ajuda daqueles que nos amam e nos cercam e, pra ser sincero, até mesmo daqueles que nem nos amam mas são levados por Deus a nos falar. Não creio em acusação (o acusador é outro) mas um profeta de Deus traz palavras de arrependimento.
Arrepender-se é mais difícil ainda. O conceito bíblico de arrependimento é mudança de mentalidade, não de um sentimento ruim por algo que não deveria ter sido feito. Não é nada fácil mudar a maneira de DESEJAR, por exemplo. Como fazer para não querer mais alguma coisa? Só com a ajuda do Espírito Santo.
Voltar aos velhos conceitos seria mais fácil, mas o texto manda voltar às obras (práticas). No genérico é aquele evangelismo intenso, aquele apoio sincero aos que tem fome, aquele desejo de visitar, entre tantas outras coisas. Aqui aparece a dificuldade da agenda, da dor nas costas, dos outros compromissos até mesmo na igreja. No específico de alguma coisa que nos fez cair, é voltar a agir como no início da fé. Se foi a perda da sinceridade, é retornar à ela. Se foi a omissão é retornar a servir. Se foi abandono da oração…
Penso que está claro, o que precisa agora é agir. Convide o Espírito Santo a te mostrar onde caiu e entre no circuito.
“Senhor, humildemente peço que mostres onde tenho caído e que me ajudes com a força necessária para levantar e voltar. Não quero perder a Tua benção sobre minha vida.”
Mário Fernandez
Mario,
louvo a Deus por suas mensagens inspiradas pelo Espirito Santo e que têm me edificado muito. Essa última, por exemplo, falou muito ao meu coração, deixando uma certeza de que o amor a Deus é a ferramenta que nos liga permanentemente na prática da Palavra. Obrigada pela dedicação ao Senhor em nos ajudar com uma palavra de ânimo.
Mario,
Tremendo essa mensagem. Somente o Espírito Santo para nos alertar sobre o estado de religiosidade por exemplo. Um estado difícil de conscientizar por si só. A falta de sinceridade, as verdadeiras motivações. Diariamente preciso convidar o Espírito Santo a mostrar onde estou e pra onde devo ir.
Obrigada pela edificação. Boa mensagem para me lembrar sempre de fazer o caminho de volta. Eu também não quero perder a bênção da presença de Deus na minha vida.
Que Deus atenda as nossas petições.
Um abraço
graça e paz!
obrigada pela mensagem!
Bom dia Mário,
Meus cordiais cumprimentos pela bela mensagem. Você é o Anjo que pedi a Deus que me trouxesse uma palavra acerca de uma grande dúvida minha.
Muito obrigado, que Deus te abençoe e que continue sendo o mensageiro divino.. Abraços. Carlos
Normalmente o crente quando se devia e sai de sua comunidade e/ou igreja, e se arrepende de ter caido, dificilmente volta para mesma igreja, pois muitas as vezes sente vergonha da queda. Ei citei este versiculo para um irmão caido e ele entendeu bem esta mensagem e, hoje está gravando o seu primeiro CD, graças a Deus.
Bom dia,
Essa mensagem disse muito a mim, sendo assim, não poderia deixar de tecer um comentário.
Ontem fui a igreja no culto da noite meio abatida, denasimada e confesso que até meio revoltada com certas coisas que aconteceram na minha vida quando era mais “ativa” na igreja, estacionei meu carro e fui pensando sobre todos os problemas quando o Espírito Santo me tocou dizendo “Como você vai adorar a Deus, cultuá-lo e ouvir minha voz te dando uma direção – já que tanto pede – se o seu coração está duro, se você não está aberta pra isso”. E falei p. mim mesma que eu estava sendo tola indo a igreja daquela maneira, como mais um domingo, como mais um dia, sem o intuito de adorar a Deus, mas apenas de receber uma palavra que fosse possível me curar emocionalmente da noite para o dia.
Mas hoje pela manhã pensando novamente em tudo que me ocorreu pensei que certas dores existem e permanecem dentro da gente para nos fazer lembrar aquilo que Deus por nós fez. E essa mensagem de hoje, veio sem dúvida da parte de Deus, como um sinal de alerta para mim e creio que para uma infinadade de irmãos que sem dúvida estão da mesma maneira. Quero agradecer a Deus por essa mensagem, pela inspiração dada ao irmão através do Espírito Santo.
Que Deus continue os abençoando!
È realmente não é fácil assumir que erramos e consertar só com ajuda do Espirito Santo, por isso Jesus nos deixou a passagem que quem é espiritual discerni coisas espirituais e quem é carnal vive coisas carnais, Temos que nos encher de Deus, assim consiguimos mudança.