“Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios.” (Mateus 14:20 ARA)
Sou muito pouco curioso, mas algumas coisas me provocam. Poucas referências bíblicas aparecem nos 4 evangelhos e ainda assim, os detalhes geralmente divergem ou não aparecem. Este versículo aparece em Marcos 6:43, Lucas 9:17 e João 6:13 – sempre mencionando que foram doze cestos e que foram recolhidas as migalhas ou pedaços que sobraram.
Tenho servido a Deus em minha igreja local em tudo que posso (ou que me permitem) e num destes serviços trabalho em retiros de homens que chamamos de “Encontro face-a-face com Deus”. Amo esse ministério e, se posso, ajudo na cozinha. Um dia vi a quantidade de comida que 200 homens desperdiçam e jogam no lixo. Sobras que ficam no prato, excessos cometidos e comida derrubada no chão. É assombroso.
O nosso Deus não é chegado a desperdício e nos ensina a dar valor mesmo naquilo que nós não vemos valor. Se cada um daqueles cinco mil homens deixou um pedacinho de pão, foi fácil recolher doze cestos. Para cada homem, talvez apenas um pedaço de pão sem valor, sem importância. Para Deus e para uma liderança, doze cestos. Muita comida, quando reunida.
Se assim é com o pão, que foi multiplicado pelo Senhor, assim deve ser com os demais recursos dados pelo Pai. Tudo que o Senhor multiplicou pode parecer pequeno na sua mão, mas faz parte de um grande conjunto maior, quando reunido com a parte proporcional de nossos irmãos. Mais um motivo para congregarmos e nos reunirmos.
Olho para a igreja onde congrego e vejo pessoas a quem minha alma ama profundamente, por quem meus olhos se enchem de lágrimas e por quem eu me importo. Vejo outros que são indiferentes (estou sendo mais sincero do que espiritual), pois ainda estou aprendendo a amar. Vejo outros que nunca vi antes. Cada um, fico sempre imaginando, tem seu pedacinho de “pão” para juntar comigo e formar os doze cestos.
Junte-se a mim e vamos colocar nossos pedacinhos juntos para formar os nossos próprios cestos. Juntos somos o que jamais serei.
“Senhor, muito obrigado por que mesmo que o meu pedaço pareça pequeno, sou parte de um todo maior. Me sinto privilegiado de fazer parte de algo feito por Ti. Obrigado.”
Mário Fernandez
Que Deus abençõe eu nunca tinha visto por esse ponto Amei receber essas mensagens me da forças para continuar seguindo Jesus
Obrigada!!!!
Olha reamente vejo a importância de Deus para conosco. Sim o Senhor não agrada de desperdício. E as vezes me sentia um nada dentro da minha igreja, mas depois desse comentário não tenho nenhuma dúvida a meu respeito com Deus, pois sou um pedacinho deste pão que se torna grande juntos. Obrigada
Sempre fico preocupado com o desperdício e a voracidade de nossos irmãos em Cristo, acho que cada dia temos que lembrar o que Deus fala do desperdiçador em Provérbios. Não é ser pão duro, é administrar direito nossos atos não só diante da comida mas de tudo o que Deus tem dado, uma roupa parada a seis meses no armário é certo que não será usada, então para que guardá-la, e os livros empoeirando na estante, panelas que nunca foram usada, brinquedos que foram de nossos filhos parados, enquanto o departamento infantil e os diáconos poderiam dar um fim mais nobre, que é abençoar aos irmãos!
Muito boa a concideração feita p/ o irmão concernente juntar o que sobra, pois estamos viendo em mundo de disperdiços, quntas comidas jogadas fora, quanto tempo perdido com intretenimentos vasios, qunto dinheiro disperdiçado em jogos de azar, e excesso de luxo; quntos crentes desviados que já foram parte integrante da Igraja, e estão jogados ao abandono sam q ninguem ajunte, os quais se juntados quntos sestos daria?
Que Deus tenha misericórdia de nós, que possamos valorizar as pequenas ciosas. Pr. Manoel Justino.
Muito boa a concideraçõe feito p/ o irmão concernente juntar o que sobra, pois estamos viendo em mundo de disperciços, quntas comidas jogadas fora, quanto tempo perdido com intretenimentos vasios, qunto dinheiro disperdiçado em jogos de azar, e exesso de luxo; quntos crentes desviados que já foram parte integrante da Igraja, e estão jogados ao abandono sam q ninguem ajunte, os quais se juntados quntos sestos daria?
Que Deus tenha misericórdia de nós, que possamos valorizar as pequenas ciosas. Pr. Manoel Justino.
Mário Fernandez, achei linda a forma como viu este texto. Precisamos mesmo deste ajuntamento, pois nós nos completamos, digo a igreja de Jesus. Que Deus o abençoe.
Glória dou Ao Senhor pela oportunidade que ele nos dá diariamente para “aprendermos” com Sua verdade, e assim, passar adiante. Muitas vezes pensamos, mas não falamos. Aí vem O nosso Pai de amor, usar pessoas (de longe muitas vezes) para testificar aquilo que está estacionado, esperando o momento de sair do lugar. Saiamos então, juntamente com o apelo revelado nesa mensagem abençoadora. Em nome de Jesus!
Muito linda essa mensagem, Mário!
É maravilhoso saber que fazemos parte de um universo projetado por Deus. Sempre agradeço pelo Senhor haver me chamado e me dado a honra de pertencer à grande família. Com certeza eu sou apenas uma migalha, mas o Senhor me vê do alto e me alcança com amor infinito e misericórdia inesgotável todos os dias e isso me impulsiona a querer prosseguir, a me juntar a outros pedacinhos para que apresentemos ao Senhor cestos cheios de louvor, de gratidão, de frutos que O agradem.
Pr. Mário, que Deus continue a agir em sua vida enchendo seu cesto de bênçãos.
Pr. Mario
Também agradeço ao Pai, pelo pequeno pedaço que compartilho onde congrego e no Midi Shalon, tenho fé que aumentarei gradativamente.
Fique na Paz.
José
fico inprecionado e feliz ,porque vc sabe usar seu tempo livre para DEUS ,COM MENSAGENS DA BIBLIA, parabens DEUS te abencoe.
A Paz do Senhor temos que aprender a não desperdiçar o que nosso Deus nos da, muitas vezes não usamos o tempo como devemos, e muitas outras coisas. Que possamos usar tudo com prudência e assim fazer a vontade de Deus.
A jude-nos Senhor a valorizar o que temos!!!
Amado do Sr.espero que este comentário o encontre gozando de boa saúde e da paz que homem algum pode dar.
Seu texto levou-me a refletir sobre os últimos acontecimentos que tenho testemunhado e de uma coisa eu tenho certeza,após seu testemunho, não serei contado entre os omissos.
Que Deus em Cristo Jesus muito lhe retribua.
Abraços Fraternos.
Dr. Geraldo Firme