Mário Fernandez

Curvar

“para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,” (Filipenses 2:10 ARA)

Volto ao texto para complementar o que compreendo ser um joelho dobrado, ou um ser humano que se curva diante de Jesus Cristo. Se fosse meramente uma questão de flexionar o corpo, seria simples e seria fácil. Mas eu vejo muito mais do que isso no ato de dobrar seus joelhos, principalmente:

  • Reduz a altura, nos coloca no devido lugar
  • Demonstra confiança ou obediência
  • Não tem como sair andando
  • Muda a perspectiva das coisas, a visão é outra
  • Reduz a força, não tem como carregar um peso
  • Gera dependência pois a mobilidade reduz
  • Encurta o alcance para tudo
  • Reconhece o valor e posição Dele
  • Submete à vontade Dele
  • Cedo ou tarde, fica desconfortável
  • Contraria a posição mais natural de ficar em pé

Não bastasse tudo isso, que já seria muito, temos de continuar tendo em mente que enquanto nos curvamos, Ele continua de pé. Jesus não se curva diante de ninguém, pois Ele é o Senhor dos senhores. Não se curvou ao diabo na tentação do deserto, não se curvou diante dos poderosos de Seu tempo. Quem se curva é o servo, não o Senhor.

Entender isso nos coloca no nosso devido lugar. Como já mencionei, tenho antecipado o evento e me curvado de todas as formas que eu encontro. Os primeiros efeitos são que vejo tudo diferente, me obrigo a parar e perco minha autonomia.

Não subestime o quanto o ato de se ajoelhar pode produzir em sua vida. Te convido a tentar, ao menos por fé tentar, orar ajoelhado, curvar o joelho de suas idéias e valores, entender o que significa realmente estar curvado.

“Pai, que meus joelhos sejam mais do articulações do meu corpo e sim demonstrações de meu amor, sujeição e obediência a Ti.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Curvar

  1. Avatar Lenice disse:

    Louvado seja Deus para todo o sempre! Eu o louvo de forma especial por este site, pelo ICTUS, pois tem sido um canal do Senhor para nos ensinar, alertar, guiar. Ele cumpre as suas promessas. Disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Ele é o nosso pastor. Tem nos conduzido aos pastos verdejantes. Que Ele continue derramando da Sua graça e unção sobre a vida de todos voces, para que, cheios do Espírito Santo permaneçam firmes na obra que ELE os tem chamado.

  2. Tremenda mensagem! Explicacao fantástica do diminuir e se humilhar diante de Deus. Com muitas possibilidades de aplicacoes à vida e ministério.

  3. Avatar Blanda Camilo disse:

    A paz de Cristo, sei que escrever um devocional é uma obra que demanda tempo e total ligação com o Espírito Santo, pois Ele é quem instrui o que deve ser escrito e o que é bom para o reino e para as pessoas que lêem, as vezes pensamos que não temos nada para escrever, mas o Espírito Santo de Deus tem todas as palavras certas. Por isso desejo força e graça de Deus para todos,

  4. Avatar Blanda Camilo disse:

    A paz de Cristo, fico feliz que tenham voltado a escrever o devocional, sei que é uma obra que demanda tempo e total ligação com o Espírito Santo, pois Ele é quem instrui o que deve ser escrito e o que é bom para o reino e para as pessoas que lêem, as vezes pensamos que não temos nada para escrever, mas o Espírito Santo de Deus tem todas as palavras certas. Por isso desejo força e graça de Deus para todos,

  5. Avatar esli rosa de souza disse:

    Irmão Mário
    Há muitos anos tenho sido desafiado pelas mensagens do Ichtus.
    Já fui abençoado e a estendi a muitos.
    Já resisti a algumas (coração duro).
    Mas não tem como deixar de desejar intensamente, por fé, dobrar nossos “joelhos” (corpo, alma e espírito) ao Senhor de nossas vidas.
    ESTOU ME EMPENHANDO NISSO!!!!
    Obrigado por serem benção em minha vida.
    Soli Deo Gloria Et Nunc Et Semper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *