“assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.” (João 17:2 ARA)
Nada no Reino de Deus ocorre por acaso, por surpresa nem, muito menos, por descontrole. Jesus recebeu do Pai autoridade sobre toda carne, de uma tal maneira como o Senhor não daria a outro, por motivos fáceis de compreender (santidade, direito, herança, tantas outras coisas). Mas nem isso foi a toa ou sem propósito, havia algo claro desde o início do plano – conceder vida.
Independentemente do aspecto espiritual que isso implica, e creia-me que é vasto, temos algo prático para aprender. Não adianta pedir que Deus nos conceda o que não saberemos ou não poderemos usar. Deus daria prosperidade a um infiel ou desajuizado? Daria profecia para um imaturo? Daria poder profético como o de Elias a alguém vingativo ou rancoroso? Não creio e não tenho visto para mudar de ideia.
Mas há algo mais. O dom, ou dádiva, serão sempre proporcionais à grandiosidade da missão. Deus não daria um dom maravilhoso de evangelista como Billy Graham (só pra citar um bem conhecido) para alguém que não ame as almas como Billy – não teria serventia. Mas para pessoas que têm mais lágrimas para derramar do que palavras para dizer, quando o assunto são almas que se perdem no inferno, certamente o Senhor será generoso e fará frutificar como nunca visto.
E há ainda algo mais: para que Deus colocaria numa missão alguém que não fosse fiel? Mesmo que surgisse outro homem tão santo quanto Jesus (nem tente, é impossível) será que teria a fidelidade Dele para dar Sua vida pelos infiéis? Note: Jesus recebeu autoridade sobre toda carne para conceder vida aos que lhe foram dados – não aos que pedirem, não aos que merecem, não aos que chegeram primeiro, não aos que sabem de tudo. Aos que foram dados junto com a autoridade, pelo mesmo Senhor que deu tanto um como outro.
E para finalizar, tudo isso para cumprir o versículo anterior: glorificar ao Pai. Aprendamos a viver e desfrutar do que o Senhor nos deu, ou a buscar de forma apropriada o que ainda não recebemos. Glória a Deus que não joga dons pela janela.
“Senhor, não posso evitar de pensar que o Senhor pode ter mais para mim, desde que eu me disponha a pagar o preço e assumir a missão. Eis-me aqui para ser ensinado por Ti. Ensina-me”
Mário Fernandez
Mário,
1 – “Deus daria prosperidade a um infiel ou desajuizado?” . Resposta: Sim. Quantos infieis são prósperos pelo mundo e quantos cristãos (possivelmente da sua igreja) são muito pobres e continuarão sendo, pois isso não tem relação com espiritualidade. Deus usou homens pobres e homens ricos.
“Daria profecia para um imaturo?” Resposta: por que não? A profecia é mérito de Deus ou do profeta?
“Daria poder profético como o de Elias a alguém vingativo ou rancoroso?” Resposta: Sim. Eliseu recebeu o dobro do poder de Elias e mandou matar jovens só porque o chamaram de calvo.
Cuidado ao utilizar argumentos próprios para fundamentar algo que não está claro nos versículos que você escolheu. Jesus agiu como profetizado para Ele, mas isso não fundamenta uma teoria que com qualquer pessoa que tenha dons ou talentos terá a mesma postura.
Amado e querido Pastor,
Em outra ocasião citei o ministério de Estevão, ministério este que foi como um cometa que passou, porém deixou sua luz e até hoje lembramos do que ele em nome de Cristo Jesus fizera, cheio do Espírito anunciou o Evangelho a todos quanto estiveram ao seu redor, e mesmo na hora da morte, por apedrejamento, provou o que tinha aprendido do Senhor e pediu que Deus perdoassem os seus opressores e assassinos, tudo isto por amor a Jesus que o amou primeiro.
Há um ditado popular que nos diz que Deus dá o cobertor conforme o frio e quanto aos dons não é diferente, embora muitos brinquem de dons espirituais e que não passam de vergonha ao próprio Espirito Santo.
Deus não joga pérolas aos porcos.
Ele capacita a todos quanto lhe pedirem em oração, oremos a Deus para que possamos saber o que fazer e como fazer com os talentos que nos tem dado em Cristo que nos fortalece.
Bárbaro Pr., simplesmente fantástico tudo o que acabo de ler, e principalmente muito real, verdadeiro.
Obrigada mais uma vez por suas sábias palavras que nos ensinam a cada dia a entender os propósitos de Deus nas nossas vidas.
Deus continue a te abençoar ricamente.
Meg Bucker
Que ensino, tremendo , profundo e profético. Os grandes lideres, usados por Deus, tanto no passado como hoje, tinham muito de Deus, pq tinham pouco de si mesmos (desejo de Glamour, notoriedade, vingança, magoas, rancor , inveja, ódio). ( -Como diz o estudo: -” Glória a Deus que não joga dons pela janela.” )
Um coração ensinável é demonstrativo de humildade e submissão ao Senhor. Glória a Deus pela mensagem edificante. Que Deus continue abençoando seu Ministério.
Um abraço, Pr. Mário.