Mário Fernandez

Imitadores

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1 ARA)

Tem um livro relativamente antigo que levantava o questionamento “em seus passos o que faria Jesus?”. Era muito bom, foi reeditado recentemente e, realmente, é uma boa leitura. Mas minha liderança tem me levado a meditar no contrário: no lugar de Jesus, o que você faria?

Se somos nós os imitadores Dele, devemos tentar fazer o que Ele fez ou faria. É o mesmo questionamento, mas no sentido inverso. Você iria para a cruz calado? Seria obediente até a morte humilhante? Perdoaria seus ofensores? Acolheria pecadores e toda raça de gente ruim? Gastaria sola de sapato para pregar onde ninguém tem interesse de ouvir? Manteria na equipe um discípulo ladrão e traidor mesmo sabendo? E um que o negaria? E outros que parece que nada fazem? O que você faria nos passos de Jesus?

Talvez pensar isso hoje à luz da época seja dificil para nós, mas podemos trazer para nossos dias. Quantos sapatos temos no armário? Quantos de nós são gordos por pura gula, enquanto outros não tem o básico para comer? Tenho amigos que carregam 3 celulares e ganham menos do que eu. Estou provocando uma reflexão e não defendendo uma doutrina. Podemos ter bens neste mundo, mas devemos parar e avaliar, de tempos em tempos, se estamos imitando a Jesus de Nazaré ou se estamos tratando dessa vida como se fôssemos viver aqui para sempre – mentira e engano.

O que é eterno deveria ter mais valor do que o que é passageiro e isso só vai ser verdadeiro se tivermos atitude compatível. Falar é facil, difícil é decidir e agir certo. Quando olhamos ao nosso redor vemos pessoas necessitando de serem servidas de uma ou outra forma, nem sempre material, e vemos coisas para serem feitas. Pergunte-se: Jesus faria? Ou deixaria para algum Pedro fazer? Ouça seu coração e aja com sinceridade, pois talvez, num determinado momento, isso mude a vida de alguém. Ou a sua.

“Pai, não quero ser intrometido nem dominado pela negligência. Ensina-me a ter critério e decidir o que devo fazer, inspirado no Teu Filho Jesus, meu modelo e meu Senhor.”

Mário Fernandez

8 thoughts on “Imitadores

  1. Avatar disse:

    Mais uma boa mensagem, que nos faz pensar em nossa conduta, no sábado estive meditando em algo parecido e escrevi conforme abaixo, não precisa publicar é apenas para o irmão ler.

    “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (I Corintios 10:31).

    Logo no iníco da nossa caminhada com Cristo, nossos filhos Junior e Bruno ainda bem pequenos decoraram este versículo da Palavra de Deus, nem sei quantas vezes ouvimos eles falarem este versículo que passou a ser nosso lema, ou pelo menos nosso intento de fazer tudo para Glória de Deus.
    Este é um daqueles versículos que acabam virando chavão, é comum ouvirmos sempre alguém citando em pregações, muito embora a própria pessoa talvez nem compreenda a dimensão, a importancia do que está dizendo.
    Esses dias após ouvir uma mensagem, passei a meditar nele, me ative um pouco mais em cada palavra e percebi então que podemos usar este versículo como um filtro para tudo o que pretendemos fazer, quando diz “quer comais quer bebais”, está dizendo que até mesmo em nossas necessidades básicas, como comer e beber, devemos glorificar a Deus, quando diz “ou façais, qualquer outra coisa”, se nos atermos a pensar o que é qualquer coisa, perceberemos que não deixa nada de fora, não escapa nada, “qualquer coisa” compreende desde a mais insignificante até a extremamente mais importante, desde o momento que acordamos até o momento em que dormirmos, temos que fazer tudo e qualquer coisa para a glória de Deus, não é parte de algo, é simples e exatamente tudo. Portanto sempre temos que nos perguntar, o que estou pensando agora é para a glória de Deus?, o que estou vendo agora é para a glória de Deus?, o que estou escutando agora é para a glória de Deus?, o que estou falando agora é para glória de Deus?, o que estou cantando agora é para a glória de Deus? o que estou prestes a empreender é para a gloria de Deus?, meu pensar e agir é para a glória de Deus?; Enfim, minha existência tem sido para glória de Deus?
    Reconheço que não tenho vivido desta forma e que não é fácil fazer “tudo” para a glória de Deus, mas mais do que nunca vou me esforçar para chegar o mais próximo do ideal segundo o prisma de Deus.

    Valdir Damada
    19/05/2012

  2. Avatar Gisele disse:

    È ser imitador de Cristo não é nada fácil, mais a partir desta mensagem estou olhando e vejo que ainda estou longe, mais vou buscar se imitadora de Cristo pois so assim vou Herdar o Reino dos céus.

  3. Avatar Miriam Lira disse:

    Graça e Paz. O apóstolo Paulo admoestou aos cristãos de seu tempo que fossem seus imitadores como ele era de Cristo. Entendo que na conversão de Paulo ele trouxe para si a verdade do evangelho, para igreja de éfeso ele disse” Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós… e como um sacrifício que agrada a Deus”(Ef.5:2) O evangelho tornou-se a própria vida do apóstolo. Nos dias de hoje ele, talvez, fosse considerado um fundamentalista. Ele trouxe para si o que ensinava. No entanto nos dias de hoje, como cristãos, usamos o jargão “Não olhem para o homem e sim para Deus”. Nos eximimos da responsabilidade de fazer, de viver, de sacrificar como fez Jesus. Tiramos nossas próprias conclusões, pesamos na balança e tornamos o evangelho em uma vida de facilidades. Que se levante vozes, como fez o apóstolo Paulo, para que encontremos o caminho e possamos ser uma fonte de água viva para a vida eterna. Que sejamos luz em meio a escuridão. Que o Senhor continue abençoando o partor, a família e a igreja.

  4. Avatar Psi° disse:

    ”Ouça seu coração…”
    ”Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9

  5. Avatar Cicero disse:

    Outra ministração de poder, “em seus passos o que faria Jesus?”. Conheço, mas nunca havia pensado da forma inversa, e me questiono em:
    Se eu iria para a cruz, calado e obediente? Se Perdoaria os ofensores? Se Acolheria pecadores e gente ruim? Se Gastaria sola de sapato? Se Manteria na equipe um discípulo ladrão e traidor mesmo sabendo? E um que o negaria? E outros ?
    Muito Inspirada esta mensagens, para os dias atuais.
    Deus o abençõe e o conserve, neste Espirito e proposito

  6. Avatar Eliene Reis disse:

    Graça e Paz, Pr. Mario, que Deus continue derramando chuvas de bênçãos sobre sua vida, lhe concedendo sabedoria e discernimento para que esse Ministério seja próspero de frutos semelhantes a Jesus, nosso Modelo.

  7. Avatar leila costa de souza disse:

    Claro! Ameiiiii. Na correria do dia a dia, achamos que somos imitadores de Cristo, com algo que chama muita atenção e esquecemos realmente do que significa imitar a Cristo. Precisamos beber o cálice!!!
    Obrigado mais uma vez, por esta profunda reflexão.
    A paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *