“Os que estavam edificando o muro, e os carregadores que levavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a sua arma;” (Neemias 4:17)
Contrariando as modernas teorias de produção que falam em foco e concentração, produzindo super-especialistas, estes homens dos dias de Neemias não se ocupavam completamente do que estavam fazendo. Eram adeptos das teorias de ser multi-tarefa, tomando conta de várias coisas ao mesmo tempo. Cada um deles edificou sua porção do muro e o empreendimento foi um sucesso, mas nenhum deles descuidou de sua arma.
Isso nos ensina que há algo para ser feito o tempo todo em nossa vida. Sempre há brechas no muro para serem reparadas, sempre há vazamentos para serem estancados, rachaduras para serem saradas. Podem ser situações emocionais, sentimentais, financeiras, espirituais, de relacionamentos, profissionais, em fim, podem ser situações em qualquer área da nossa vida onde, o que já foi firme como um muro, está rompido como uma ruína. É preciso trabalhar para reparar cada situação, uma por uma.
Mas também devemos aprender que nossas atividades não nos isentam de uma responsabilidade no combate, seja ele qual for. Se temos trabalho demais, não podemos usar isso de pretexto para não servir no Reino de Deus. Se estamos em tribulação, não podemos deixar de interceder por outros. Se estamos em dificuldade financeira, não podemos esquecer da generosidade. Se estamos angustiados, devemos adorar. Sempre há uma segunda responsabilidade ou atribuição, igualmente importante.
Não fazia sentido para o povo de Deus, nos dias de Neemias, reparar o muro sem se defender, pois bastaria um ataque de qualquer povo inimigo e todo trabalho se perderia. Não fazia sentido ficar ali armado esperando pelo inimigo sem consertar o muro. Não era possível dividir os homens em guerreiros e pedreiros, afinal eram todos do mesmo povo. Era preciso atuar nas duas frentes, com todos os recursos possíveis. Vivemos muitas vezes assim hoje em dia.
Nosso desafio é consertar o necessário mas guardar-se de novos ataques, seja isso como for na sua vida ou na minha.
“Senhor, longe de mim ser negligente com as Tuas coisas. Ensina-me a ser prático e precavido, reparador mas pronto para batalha. Dependo de Ti.”
Mário Fernandez
Grato pelo ensino excelente.
Muito boa a abordagem do tema. Obrigado, Rev. Fernandez.
Seu texto é perfeito. Deus o abençoe!
בס”ד
Shalom
Vc tocou no ponto mais dolorido da nossa historia como exemplo,Muro das Lamentacoes o nosso” KOTEL HAMAARAVI”, o lugar mais sagrado do mundo ,onde muitas lagrimas sao derramadas ate o dia de HOJE,onde oracoes e coracoes sao depositados nos pes Daquele que e’ o nosso unico D’US
SENHOR e CRIADOR do UNIVERSO. Onde eu mesma vou toda semana rezar (mesmo sabendo que posso rezar de onde eu estiver).Lugar onde o Rei Salomao rezou ao TODO PODEROSO entregando aquele lugar ao ETERNO,lugar onde foi a sua residencia o seu endereco ,veja 1 reis-22 .A promessa de D’US que ouviria e responderia a todas as oracoes feitas neste lugar etc
Hoje continuamos com uma mao so.
Hoje ainda temos segurancas armados nos protegendo .
Rezamos e nos protegemos e construimos nosso NACAO.
Aprecio que vc descreve os exemplo biblicos pra ser usada em suas vidas diarias e’ uma forma bonita de comparacao e engrandecedora,afinal cada um de nos temos concertos e lutas e ao mesmo tempo esperamos pela ajuda de Hashem sem ficar de bracos cruzados
Aqui em Israel sabemos o que e’ isso em todas as epocas ,em todos os tempos, em toda nossa historia.De Abrao Avino ate’ dia de hoje…
Espero que vcs lembrem desta nacao deste povo em suas oracoes afinal tambem pra esses D’US deu a promeca de bencao aos que nos abencoar .
A nossa guerra nao e’ so fisica e’ tambem espiritual contra as potestades.
Aqueles que crem em D’US de Israel,orem por Israel orem por Jerusalem.
Ola AMIGOS..de fato DEUS esta sempre pronto a nos conduzir as vitorias, mais, precisamos esta vigilantes, como os soldados de Neemias, sem fazer distinção de posto,.se somos Levitas, Pastores, membros etc…
Sejamos então guerreiros e reparadores de brechas!
Não é sem razão que o nosso Mestre nos diz:
“Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.” Mt 23:8
Ademais, o que importa é ser NOVA CRIATURA (e não novas) pois há um só CORPO, onde fomos incuídos:
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
1 Co 1:26
Bom dia querido, essa palavra falou muito ao meu coração! Não existe desculpa para deixar de trabalhar na obra de Deus.
Que o Senhor nos capacite a cada dia a enfrentarmos estes desafios, sendo práticos e precavidos, reparadores e sempre prontos para a batalha, porém, dependentes do Senhor.
Ótima mensagem. Deus o abençoe.
Olha, é nos manter sempre alerta e contar com a misericórdia do Todo Poderoso.