Mário Fernandez

Carnalidade

“porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?” (1Corintios 3:3)

Não quero desrespeitar os que pensam diferente, mas quero refletir: esta carta foi escrita para crentes em Corinto, membros da igreja fundada pelo apóstolo Paulo; este versículo diz claramente “ainda” sois carnais (grifo meu); Paulo diganostica a carnalidade por meio de inveja e contendas. Resultado: podemos ter entre nós irmãos que, embora alcançados pela graça salvadora de Cristo, “ainda” são carnais e agem assim.

Mas meu foco principal nem é este, pois a polêmica é inevitável ao entrar nesta seara. O que me chama a atenção é que não encontrei (preciso procurar mais, admito) nenhum outro diagnóstico ou sintoma de carnalidade. Ou seja, Paulo parece não ter escrito algo didático que explica o que é ser carnal além de inveja e contenda. Portanto, neste momento meu entendimento é que os invejosos e contenciosos estão na carne, sejam eles quem forem. Isso me “bateu pavor” pois presenciei algumas cenas lamentáveis recentemente.

Primeiro, cenas de inveja por coisas tão bobas como “fulano pregou e todo mundo elogiou, eu sempre prego e nunca falam nada”. Seja justo ou não ser reconhecido, não é bom ter inveja desse modo. A outra foi mais ou menos “deixa que se vire, ele ganha bem” num tom de abandono. A alma invejosa não prospera, não atrai benção sobre si. Inveja é carnalidade, não tenho dúvida disso, o que me preocupa é se percebemos quando a temos.

Contendas são frequentes e também lamentáveis, especialmente quando dentro de famílias e grupos menores. Irmãos que se tratam mal, cônjuges que vivem brigando, pais e filhos que nunca se entendem – são contendas que diagnosticam carnalidade.

Há cura para tudo isso e é tão simples quanto difícil de colocar em prática: deixar de ser carnal. Isso só pode ser feito tornando-se espiritual, abrindo mão do seu ego e vontade para deixar Deus agir como quiser pelo Seu Espírito. Fácil? De jeito nenhum! Possível? Com certeza!!!!

“Senhor eu quero ser tão espiritual quanto seja possível e não quero ser carnal em mais nada. Ajuda-me e ensina-me a ser outro tipo de gente e não destes invejosos ou contenciosos.”

Mário Fernandez

14 thoughts on “Carnalidade

  1. Avatar aluizio lopes disse:

    Imão

    Saiba que tenho sido abençoado com a Palavra de Deus, atraves de seus escritos, a cada dia temos que ser confrontados com a Palavra.

  2. Avatar Carlos Araújo disse:

    A paz amado; muito boa essa mensagem sobre a carnalidade, gosto bastante de seus comentários, e que o Senhor Jesus continue lhe dando dessa graça e conhecimento para fortalecer o seu povo.

    Grato,

    Carlos, Mossoró- RN.

  3. Avatar ALESSANDRA LEITE disse:

    Caro pastor Mario,

    Ao ler essa mensagem fiquei intrigada com o que disse à respeito dos sintomas de carnalidade descritos por Paulo: a inveja e a contenda. Eu cria que outros tantos sintomas pudessem ser destacados como carnalidade até me deparar com outro versículo bíblico (jesuscidentemente 5 minutos após ler sua mensagem, rs), desta vez escrito por Tiago que fala exatamente sobre a mesma coisa. Em Tiago 3:14 temos: “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.”. Amarga inveja e sentimento faccioso! Aqui estão novamente os mesmos sentimentos e também se referindo à carnalidade. Tiago nos alerta a não nos gloriarmos por ter tais sentimentos, porque os que os têm são desprovidos da sabedoria divina; o versículo 15 diz que é natureza humana e diabólica. Muito curioso isso tudo, e também bastante preocupante! Precisamos vigiar para que não alimentemos esses sentimentos que nos mantêm absolutamente carnais! Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude! Graça e paz.

  4. Avatar David disse:

    De certo modo nunca deixaremos de ser “carnais”. Paulo, mesmo depois de sua conversão deixou bem claro a sua “carnalidade” quando disse que se considerava o principal pecador. Creio que conscientemente, ele não mentia. É um paradoxo o verdadeiro crente se sentir pecador, mas em minhas evoluções espirituais, quanto mais preparado me sentia, mais de perto o pecado me aborrecia.É por isso que temo os “publicanos” de carteirinha.
    Também o angelicalismo dos “bombeiros de plantão” momentaneamente não me impressiona muito. Tanto Jesus como Paulo tiveram muitos momentos trágicos de controvérsias e debates em público. Aquele “crente modelo”, sempre bem comportado, apesar de ser aparentemente a postura geralmente aprovada por todos, nem sempre é confiável. Esses dois extremos (santidade e carnalidade) devem ser observados com muito critério, pois dependem das ocasiões e contextos. Queiram ou não somos às vezes, anjos e às vezes humanos; não há meio termo.
    Há assertivas na bíblia que, fundamentalmente nos coloca imunes à carnalidade quando “andamos no Espírito”, mas são fundamentos, para não dizer “teorias espirituais”, pois não nos ”tiraram do mundo”. Enquanto estamos “no mundo” somos os corredores a que Paulo se definia, para chegar ao premio da chegada. Os nossos sentimentos pelos que nos cercam às vezes oscilam sistematicamente no percurso da vida… infelizmente

  5. Avatar SERGIO PEREIRA disse:

    Amado irmão,

    lendo sobre um dos casos citados acima não pude resistir a um comentário. Caso alguém pregue bem, prega bem porque o Espírito assim o permite, inspira e capacita. Não prega por si, nem para si, para proveito pessoal algum ou para alcançar glória (poder) alguma. Enfim, o excelente pregador não tem mérito, segundo a palavra. Apenas reproduz a palavra do Senhor que o enviou. É servo inútil. Afinal, como todos nós. O invejoso, por não refletir sobre a palavra, que conhece, despreza os dons do Espírito. Asssim jamais será capaz de cultivar prosperamente seus próprios dons. Nuvem sem chuva!

  6. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,

    Confiemos que, transformados seremos todos e receberemos um novo corpo(incorruptível), no bom perfume de Cristo.

    Vejo que o inimigo de Deus não inova e sempre usa a mesma arma, arma essa que fez acontecer o primeiro crime já registrado, quando por inveja Caim matou seu irmão Abel. O inimigo usa esta porque até os dias de hoje simplesmente porque dá certo pois mexe com o ego dos fracos, que se alegram com as honras passageiras e muitas vezes falsas, em vez disso deveriam buscarem agradar a Deus.

    “A Inveja, Deus condena, mata a alma e envenena igualmente a vingança e contendas”

    Senhor, abençoa esse teu servo: Mário, para que não desista jamais desse ministério que tens confiado a ele, pois cremos que quando da transfiguração de teu Filho, no monte, ao pedir a seus discípulos para que não contasse nada das maravilhas que eles virão, até que, Ele ressuscitasse, então não há mais essa proibição e por isso crendo que Ele já ressuscitou, vive e reina para todo sempre, mas uma coisa nos falta falar a todos quanto o Senhor nos colocar à frente.
    No nome santo de Jesus, oramos e agradecemos. Amém.

  7. Paz do Senhor

    Pastor creio que haja outros sintomas de carnalidade, “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

  8. Avatar adilson disse:

    Graça e Paz em Cristo Jesus, Pastor Mário. Eu creio que mesmo aqueles que são espirituais, às vezes oscilam entre espirituais e carnais. A Palavra de Deus diz: “A carne milita contra o espírito”. O grande problema que vejo nestas situações é o ego. Ele impede que muitas pessoas possam enxergar alguns de seus atos carnais, se arrepender, e se for o caso pedir perdão.

  9. Avatar JURANDIR COELHO disse:

    Amado Pastor Mario,
    Esse não é um problema novo, ele se perpetua até hoje, como o irmão acaba de exemplificar. Isso acontece por nós os “Crentes, Os salvos, Os sem pecados” gostamos muito de ver as falhas dos outros, gostamos muito de criticar ” Os incredulos” e esquecemos de olhar para as nossas falhas, nos preocupamos em querer marcar presença em todos os cultos, nos preocupamos na forma que nos vestimos, nos preocupamos em nossas companhias, nos preocupamos no que o “Pastor” vai falar se eu não vir ao culto, se me ver em alguma roda de amigos não crentes, aceitamos tudo que pregam, tudo que dizem ser uma verdade absoluta, sem ao menos verificar nas santas escrituras a sua base, resumindo querido Pastor, não lemos a palavra, não estudados a palavra, somos muito bom em julgar. Quer ser um cristão de verdade: Leia a biblia, ame a biblia, pois foi Jesus que deixou ela para nos ensinar o caminho da verdade. Amem

  10. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia, Pr. Mario! Quando nos convertemos verdadeiramente a Cristo, tomamos a decisão de considerar o “velho homem” (Rm 6.6), ou a CARNE, com suas paixões e desejos, como algo crucificado (Gl 5.24). O nosso relacionamento uns com os outros demonstra o nosso caráter cristão. Se cobiçamos as vanglórias, provocamos e invejamos uns aos outros. Que o Senhor por meio do seu Espírito nos ensine a cada momento, a cada dia a andarmos no Espírito, vivendo em comunhão ativa com o Senhor, expressando a humildade que lhe agrada, considerando o outro sempre superior a si mesmo.
    Grande abraço.

  11. Avatar Odair Tiezzi Duque disse:

    Caro Pastor Mário Fernandez,

    Realmente é uma palavra profunda e transformadora esta inspiração que nos transmitiu, não tenho pretenção nenhuma de reforçé-la, nem criticá-la, mas como havia comentado que sobre “outro diagnóstico para carnalidade”, resolvi apresentar as passagens de Gálatas 5:19 a 22, onde há um comparativo entre as obras da carne e o fruto do Espírito.
    “19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
    20 Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
    21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
    22 Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.
    E também creio que há uma relação boa com I Timóteo 4:12 a 16, onde o Jovem Timóteo é aconselhado por Paulo.
    “12 Ninguém despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.
    13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá,
    14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
    15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
    16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem,”
    Acredito que estas passagem servem para fortalecer os comentários do texto que editou tão sabiamente.
    Sei que são passagens conhecidas, mas trazem ainda mais temas a serem abordados nesta coluna, que levarão muito crentes fiéis, crentes carnais, incrédulos, crentes afastados e até os que se dizem ateus, a uma reflexão profundo ou até um encontro com DEUS, através do Espírito Santo.
    DEUS o abençoe pelo ótimo trabalho e que continue agraciando esta coluna.

  12. Avatar Jean Karla disse:

    A Paz irmao Mario. Quero glorificar Ao Senhor mais uma vez por essa mensagem. Por mais q estejamos buscando estar perto dos propositos de Deus, diariamente ou, quando descuidamos por segundos que seja, nos apanhamos fazendo ou ouvindo um comentario do tipo sitado na msg. O que me entristece mais aibda, e quando esse, parte de uma “autoridade” constituida por Deus…. Meu desejo e enxergar, a cada dia a verdade que traz libertacao da minha alma. Deus o abencoe O Senhor continue usando-o para a edificacao do povo e da “igreja”.

  13. Avatar maria do carmo disse:

    Teve um tempo que eu participava de uns papos de leitura de biblía, com biblicista se é que existe esse termo, digo isso por que essa pessoa sabia até os pontos e a virgulas de cada página, e ele falava que nós somos carniça, pano podre, ele usava umas expressões estranhíssima,e eu achava aquilo estranho,por que Deus morreria por um pedaço de pano podre? Eu falava, não pode ser, seria em vão, Deus deve ter visto em nós alguma virtude sei lá… E acabei saindo do grupo, fiquei até um pouco chatiada por que o grupo acabou, e eu acho que tenho participação nisso…Hoje vejo que nós realmente somos isso mesmo que ele falou, somos carniça, pano podre mesmo, e Jesus morreu por esse pano sujo mesmo. Agora o que ele viu não faço a menor idéia, só pode ser amor. Virtude em nós, que virtude que temos nós? Merecemos mesmo é a morte morrida…
    Quando paramos pra perceber os egos monstros atuando em nós, que guerra meu amigo, que guerra…

  14. Avatar maria do carmo disse:

    Meu amigo, nós somos 100% carne, o dia que virasmo espírito, não estaremos aqui, se é que existe algo além da qui, eu quero acreditar que possa ter, não seria justo, tanta maldade sem punição, mas não sei se há…
    Mas amigo nós somos quase que 100% de egos, carregamos dentro de nós monstros terríveis, e a luta é grande, não é fácil se auto observar o tempo todo, vigiando nossos pensamentos,nossas condutas, é uma briga de instante em instante, e quem é que consegue vencer esses demônios que habitam em nós. Confesso que a luta é constante…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *