Mário Fernandez

Trabalho e Sujeição

“Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.” (1 Pedro 2:18)

Eu tenho trabalhado por toda minha vida, desde os 13 anos de idade, cerca de metade como empregado e metade como autônomo e empresário. Tive poucos trabalhos na vida, mas fiquei muito tempo em cada um deles. Nunca fiquei mais de 4 dias desempregado, e ainda assim somente duas vezes na vida em mais de 30 anos. Posso dizer portanto que conheço o trabalho de perto.

Ao longo de uma caminhada como essa a gente já viu meio que de tudo, tanto em termos de gente boa e gente ruim, quanto gente competente e gente sem nenhuma capacidade para o que fazia, assim como patrões e colegas de todo tipo. Há o ganancioso e o relaxado, há o severo e o molenga, há de tudo. Quanto a isso nada pode ser feito, as pessoas não mudam só por que nós queremos.

Sendo nós empregados teremos patrões que, no contexto da época que este texto foi escrito, se chamavam senhores. Sendo nós autônomos ou empresários teremos clientes que, num certo sentido, são os patrões pois são eles que pagam. Sujeitar-se a eles nunca é fácil, sejam boas pessoas ou não. Atender seus desejos e anseios nem sempre é fácil e, por vezes, nem é possível. Imagine fazer isso voluntariamente e de boa vontade (que é o significado de sujeitar-se).

Mas esse ensino dado pelo apóstolo Pedro é para todos nós que conhecemos ao Senhor, que o tememos e que amamos o Seu Reino. Devemos enfrentar com fé e virtude, com boa disposição e com animo. Não está escrito que será fácil, nem que conseguiremos na primeria tentativa. Não se iluda que seu patrão é difícil, sempre há outros piores. Não se iluda que poderá ficar sem trabalhar, isso não é facil nem adequado. Se a Biblia manda fazer é porque é bom e também porque é possível.

Nosso desafio é servir a estas pessoas como se servíssemos ao Senhor, sempre dando nosso melhor. Se o espírito for de servir, sujeitar-se será mais ameno. Quem sabe assim isso os contranja a serem melhores.

“Senhor, eu quero ser fiel aos Teus ensinos e servir a todos, sejam bons ou maus. Fortalece-me e ensina-me a trabalhar com pessoas sejam elas como forem.”

Mário Fernandez

8 thoughts on “Trabalho e Sujeição

  1. Avatar Villar disse:

    Também trabalhei 31 anos no mesmo serviço, e ali, “ordem absurda não se cumpre”, por isso temos que ter conhecimento do regulamento, estatuto, etc, para o pleno andamento do trabalho e ainda mais nós como cristãos, honrar nossos chefes, colegas e subordinados deve fazer parte do nosso dia a dia, seguindo o exemplo do Senhor Jesus. Que Deus os abençoe.

  2. Avatar Claudia Regina Ghilardi disse:

    Bom dia Pr Mario Fernandez!
    Sujeitar-se, eis a questão!
    Sua mensagem me fez refletir na minha trajetória. Hoje não estou empregada, tive oportunidades, porém, por um motivo ou outro, um deles, por muitas vezes não concordar com a forma de trabalho e o ramo do trabalho foi que me levou a desistir…
    Deixei de lado a sujeição… A falta de dinheiro, graças à Deus, não é um problema em nossas vidas. Porém, a dependência de um só para o sustento de todos me incomoda. Tento fazer a minha parte e peço a Deus que me ajude, me capacite e me mostre a direção para poder ajudar minha família, meu marido e meu filho.
    Mais uma vez, obrigada pelo presente da leitura!

  3. Avatar ROSALI ANDRADE disse:

    Realmente, eu tive muita dificuldade para apreender e aceitar o conteúdo desse verso, pois, como o senhor, também comecei a trabalhar muito nova, e vi de tudo, e já sofri todas as afrontas e humilhações que um ser humano não deveria sofrer. Hoje, quando vejo alguns tratarem empregados ou colegas de trabalho de forma não cristã, não me assusto, mas sempre peço ao Bom Senhor Deus que os dê sabedoria e vejo com pobre é esta vida e precisa urgentemente do amor do Senhor Jesus.
    Deus te abençõe, por usar as palavras simples e abençoar nosso dia!
    Rosali

  4. Avatar claudio disse:

    Bom gostei bastante dessa mensagem de hoje, sou um cara que trabalhei muito deste meus 09 anos fazia as atividades domésticas com minha avó, como limpar a casa, e serviços externos, depois fui trabalhar em construção civil com 12 para 13 anos, e só com 17 anos para 18 que tive meu 1º registro em carteira em uma industria de tecelagem, daquele dia até hoje passei por muitos serviços por ter um temperamento muito ruim, e passei uma época mais ou menos um ano sem arrumar nada, procurava mandava curriculum e nada, bom esse tempo ruim ficou para tráz, mais encontrei muita gente ruim mais do que gente boa, e te digo hoje na maturidade que estou esse versiculo 1 Pedro 2:1 vale muito para mim poderia prolongar assunto mais lhe agradeço pela msg de hoje Mario obrigado e um bom dia na paz de Cristo Jesus desculpe pelos erros não escrevo bem e correto como o Sr.

  5. Avatar Rodrigo Cândido disse:

    Muito pertinente. Acredito que o Espírito Santo tenha usado vcs para me passar esta mensagem, pois tenho dificuldades no assunto.

  6. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia, Pastor Mario! É reconfortante receber uma mensagem de exortação e ânimo como esta em plena quarta-feira, quando nosso coração já anseia pela sexta rsrsrsrsrsrsrsrs. Mas o Senhor já renovou suas misericórdias hoje, glória a Deus. Estou há 17 anos no mesmo serviço público e creia os chefes têm sido cada vez piores, no sentido de serem mais desumanos, mais inflexíveis, com dois pesos e duas medidas e mais tendenciosos à corrupção. E eu me lembro das palavras de Jesus: “Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” e também: “quando eu voltar encontrarei fé na terra?” São palavras fortalecedoras pois nos adverte de que no mundo as coisas só tendem a piorar. Mas faço minhas as palavras de sua oração: “Senhor, eu quero ser fiel aos Teus ensinos e servir a todos, sejam bons ou maus. Fortalece-me e ensina-me a trabalhar com pessoas sejam elas como forem.” Em nome de Jesus, amém!

  7. Avatar Alexsandra disse:

    ótima e propícia reflexão aos dias de hoje. Trabalhar com pessoas não é fácil, mas em Deus tudo é possível.

  8. Avatar Luiz Carlos dos anjos pereira disse:

    E devemos como patrão , ama los também. Somente e possível , se em cada um olharmos como se fosse o próprio Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *