“Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis.” (Provérbios 28:9)
Quando uma pessoa vem me procurar e diz que suas orações não estão sendo atendidas, fico procurando um forma de ajudar, de abençoar, sem me intrometer na vida pessoal. Na maioria das vezes existe uma soberba ou um pecado oculto que não quer ser abandonado, mas às vezes não é nenhuma coisa nem outra. Veio-me então certa vez este texto e foi tiro na mosca: desobediência.
O desobediente encontra diante de Deus uma resistência, uma oposição, uma indisposição (se podemos usar essa palavra) por parte do Pai em abençoá-lo. Claro, somos abençoados pelo fato de estarmos vivos, de não explodir a casa em que moramos, por termos água a beber e alimento, etc. Mas me refiro àquilo que buscamos como sendo vontade do nosso coração. Jesus disse em Mt 7:7 que se pedirmos receberemos, mas isso deve ser entendido no contexto geral e não de forma isolada.
Deus não tem compromisso nenhum com quem não tem compromisso com Ele, o que pode ser expresso de diversas maneiras diferentes de modo prático. A mais contundente e inquestionável é a obediência – se não obedecemos naquilo em que a Palavra de Deus é clara e cristalina, que compromisso temos? Em que estamos comprometidos se nem no que nos é patente estamos dispostos a sacrificar nossa vontade? Que podemos exigir de Deus se nós não temos nem a intenção de nos comportamos como alguém que foi por Ele comprado por alto preço?
Se quisermos ter nossas orações atendidas e encontrar favor diante do Rei dos Reis, temos de nos dispôr à obediência. Podemos começar com o básico: abrir a Bíblia e ver aquilo que ela nos orienta e que não temos dúvida nenhuma – e colocar em prática. Podemos deixar pra depois o complicado e começar pelo fácil. Comece perdoando, andando a segunda milha, orando mais, proclamando sua fé e assim por diante.
Tenho certeza que as orações nunca mais serão as mesmas – nem a vida cotidiana…
“Senhor, eu quero ser comprometido Contigo pois o primeiro passo já foi dado por Jesus ao morrer por mim. Me ajuda a encontrar formas de praticar a obediência pelo menos naquilo que está claro.”
Mário Fernandez
Eu preciso que Deus aumente a minha fé para que eu saiba a cada dia ser obediente e melhor para merecer a misericórdia de Deus e poder ajudar as pessoas que tanto necessitam.
Sei dos meus sentimentos interiores bons e dos sentimentos que precisam ser eliminados, urgentes. Tenho mesmo rezado muito, mas acho que minha fé é fraca.
Obrigada Fernando, por nos orientar.
PROVÉRBIOS VINTE E OITO VERSO NOVE
Naturalmente que a desobediência
É fator relevante sempre que se requer
O favor de Deus… E se esse favor demorar
A consolidar-se é porque está dependente
Do crer com obediência…
Obedecer a Deus está em primeiro plano
Desde o Antigo Testamento em Deuteronômio Vinte e oito
Deus fala das bênçãos que serão lançadas para os que obedecem
E dos castigos para os desobedientes.
O obediente é sempre atendido
Em seus pedidos, é experimental…
Às vezes até ignoramos em que desobedecemos
Porque a maioria não considera determinados
Pecadinhos, desobediência impedidora,
Formalmente capaz de ser um garrancho no caminho
Da bênção … Deus respeita o livre arbítrio…
======================
Há uns quarenta anos mais ou menos
Escrevemos:
OBEDIÊNCIA
” Eis que obedecer
é melhor que sacrificar”
mais proveitoso e
bem mais vantajoso
do que duvidar…
Melhor é ouvir o que Deus diz
em Êxodo quinze , vinte e seis:
“Que o que ouvir atento sua voz
e aos seus olhos fizer o que é reto,
cuidando bem cumprir seus mandamentos,
sabendo Seus Estatutos guardar”…
estará livre da enfermidade,
e com outras dores, nunca se depara,
porque Ele em verdade diz:
“Eu sou o Senhor que te sara”
Pr. Mário, Quão edificante e abençoada essa mensagem. Tenho feito minhas, as suas orações.Que nosso Deus continue iluminando seu espírito para continuar conosco o que vem ganhando do SENHOR.
Caro Mário há tempos não comento postagens do ictus, embora leia-as e arquive todas em meu e-mail. Mas essa me chamou atenção, pois fiquei com algumas inquietações? Por um acaso estaria se afirmando que para alcançar algum favor de Deus seria necessário obediência? Não seria isso um caminho para se construir uma relação de barganha com Deus do tipo “eu sou justo, fiz assim, assim, Deus me responda porque te obedeço, portanto mereço. Há alguém que de fato obedeça além de Jesus quando assumiu a condição humana?
O que dizer da misericórdia? Quando Deus não nos dá conforme merecemos. O que dizer do salmo 73, quando o salmista lamenta o fato de os ímpios prosperarem e ele não? O que dizer sobre o sol e a chuva sobre justos e injustos que Jesus fez menção no sermão do monte?
Tenho dificuldade de acreditar nessa bondade meritocrática, porque não consigo me desvencilhar da compreensão de que Deus amorosamente abençoa a todos incluindo os que lhe “obedecem” e aqueles que supostamente não lhe obedecem.
Fiz uma canção há muito tempo sobre obediência, onde expresso que obedecer deve ser um ato em resposta ao amor de Deus e não um meio de fazer com que Deus me abençoe.
Paz e graça do Senhor Jesus.
Boa Tarde!
Há um certo tempo que recebo os e-mails de vocês, gosto bastante
e reflito sempre os textos recebidos.
Concordo, na argumentação quanto ao conteúdo do texto: Crescendo
em oração e obediência, entretanto ao meu ver há casos em que nossas
orações não não atendidas pois nem sempre o que pedimos é bom para nós,
nosso Pai, na sua misericórdia e onipotência sabe SEMPRE o que é o melhor para filho.
Outras vezes não é chegada a hora, pois mais uma vez na sua soberania ELE
sabe qual o melhor momento.
Hummm… Tenho sentido isso como uma verdade que tenho de aplicar ! Só testificou. Glória a Deus por tua vida, pastor ! Bjo no coração.
Bom dia , Pastor Mario! Obrigada pela mensagem! Realmente, é preciso compromisso e obediência para que o Senhor atenda as nossas orações. Muitas vezes queremos obter de Deus as bênçãos sem o reconhecimento de que o Senhor Deus é soberano e requer de nós submissão, entrega e renúncia do eu, deixando o Senhor Jesus reinar em todas as áreas da nossa vida. Deus continue abençoando seu Ministério. Grande abraço.
Amém !!! 🙂