Mário Fernandez

Honrando aos Pais – Falando Bem

“Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.” (Atos 3:25)

A palavra grega para “honra” significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas também pela posição. Neste contexto, temos de nos lembrar que nossas palavras devem honrar nossos pais tanto quanto nossas atitudes e sentimentos. Quando vemos o texto acima e seu paralelo em Gênesis, vemos que os filhos herdaram mais do que terras e bens materiais quando foram abençoados. Por conta da bênção e do pacto de Deus com Abraão, todos os seus descendentes foram alcançados pelo Todo Poderoso em benção.

Se aprendermos o valor de nossas palavras, certamente erraremos menos e acertaremos mais ao abrir a nossa boca. Falar bem de nossos pais não é mentir nem exagerar, mas focar e destacar aquilo que houve e há de bom neles. Para quem tem seus pais vivos, cabe certamente palavras a respeito deles mas também palavras dirigidas a eles. Para quem, como eu, não os tem mais em vida, cabe rememorar o que de bom ocorreu e que aprendemos.

Devemos respeitar a posição e o sentimento daqueles que não tiveram seus pais consigo ou tiveram pais que aparentemente nada ensinaram de bom. A estes, penso eu, é melhor o silêncio do que as palavras duras e ásperas.

Aos que são pais neste tempo, cabe dobrada missão, pois ao praticar isso estamos ensinando nossos filhos a fazer o mesmo conosco no futuro. Eu nunca escondi de meus filhos que meu pai tinha falhas, mas nunca as exaltei, nunca fiz discursos a este respeito. Basta tão somente focar e destacar o que havia de bom – e havia, certamente.

Se os filhos de Deus não aprenderem a falar bem de (bendizer) seus pais terrenos, encontrarão dificuldade para bendizer seu Pai Celestial. Isso talvez explique em parte a dificuldade de louvar (elogiar) que algumas pessoas demonstram. É um desafio…

“Senhor, não permita que minhas limitações sejam maiores do que eu. Quero encontrar e valorizar aquilo que há de bom em meu pai, em suas memórias e seus valores. Quero falar bem e não mal.”

Mário Fernandez

4 thoughts on “Honrando aos Pais – Falando Bem

  1. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa que recebemos do Pai celestial. Digo por experiência própria, como é bom obedecer a este mandamento, como é prazeroso ver nossos pais velhinhos se orgulhando do fruto de seu penoso trabalho! Pois não é fácil criar e educar 15 filhos como foi o caso de minha família. Papai, funcionário público militar, honarando os compromissos com integridade e nunca deixou de devolver os dízimo, confiando que nada nunca nos faltaria, nos ensinando valores e princípios da Palavra que continuam norteando nossas vidas como pais de família e como cristãos.

  2. Avatar Airton disse:

    Pastor:

    Gostei muito quando se fala que é melhor o silêncio do que palavras duras. Aliás, a fala deve ser melhor do que o silêncio. Do contrário, convém calar-se.

  3. Avatar Maria Dias Marques disse:

    HONRANDO AOS PAIS -FALANDO BEM

    Certamente, Pastor Mario Fernandez
    A sabedoria divina nos ensina,
    Proferir palavras sempre destinadas ao bem
    Para que elas tenham a força necessária
    Para impedir que se acredite em dois poderes,
    E que possamos crer somente no bem…
    Embora a gente saiba que
    “Que nem tudo que reluz é ouro “
    É de bom alvitre honrar sempre
    Não só “pai e mãe” que é mandamento
    Da divina lei,
    Mas honrar com os nossos atos e palavras
    A todos os que de nós dependem,
    E a todos de quem dependemos
    Direta ou indiretamente.
    São os nossos atos dignos
    Que honram as pessoas
    Com as quais nos contatamos,
    Por parentesco, por afinidade,
    Por convivio fraterrno
    Consanguíneo ou religioso
    Por circunstâncias de trabalho,
    Estudo e tudo mais que a
    Vida nos impõe especial aproximação!
    Falar bem das pessoas, é atitude
    Digna, de boa educação
    E o mérito é dividido.
    Mas quando há algo que deixa
    O nosso falar comprometido
    Falando de uma bondade que não existe,
    Cabe sempre uma ressalva,
    Mas é importante ter esta força interior,
    Para falar sempre bem, do outro
    Como a melhor forma de semear…
    Porque só as sementes do bem
    Darão frutos perfeitos!

  4. Avatar Edson Luis Ritter disse:

    Olá, Mário! Perdi meu pai em dez/1981 e minha mãe agora em janeiro deste ano. Tenho percebido que nunca os respeitei tanto quanto agora, assim como meus dois irmãos também o fazem. Temos o discernimento de avaliarmos as atitudes pontuais e suas decisões ao longo da vida, algumas que se, como eles, não sabiam do resultado ainda assim talvez tivéssemos feito o mesmo. Julgar jamais, pois não nos cabe. A orfandade psicológica conseguimos resolver, mas a física é muito mais difícil, pois somos terrenos. O melhor é entendermos que nunca seremos órfãos de verdade enquanto nos mantivermos no amor de Cristo Jesus. Forte abraço. Prossigas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *