Muitos ficaram chocados com o “presente” que o presidente boliviano entregou ao Papa onde o símbolo do comunismo, a foice e o martelo, serviram de crucifixo para uma imagem de Cristo.
Eu, na verdade, não apenas não fiquei ofendido como enxerguei naquela peça algumas mensagens, digamos assim, subliminares.
Em toda representação gráfica é o ator mais importante quem dá o tom à interpretação dela. Assim, considerando que Deus exaltou a Cristo sobre todos os principados e potestades e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Filipenses 2:9, Efésios 1:20-22) é a partir de Cristo que temos que entender a peça:
1. Reconhecimento da existência de Cristo. Todo comunista tenta desesperadamente provar a inexistência de Cristo, tentando inclusive provar que nem mesmo um Jesus histórico tenha existido. Ao entregar ao Papa o seu símbolo comunista, Evo Morales, reconheceu a existência de Cristo e a sua importância a ponto de representá-lo.
2. Alteração do símbolo comunista. O símbolo do comunismo é a foice e o martelo cruzados na diagonal. Para satisfazer a condição de cruz, o símbolo teve de ser alterado, demonstrando que este teve de se submeter à mudança para acomodar o Cristo, ou seja, comunismo puro não subsiste na presença do Rei dos Reis.
3. Evidência da Necessidade da Mensagem de Cristo. Um comunista entregar seu símbolo alterado, e com o Cristo colocado nele, ao representante da maior religião cristã do mundo é um claro reconhecimento de que seu sistema político ateu não atende às demandas do seu coração ou do seu povo.
Não importa as intenções que a mídia tenha dado ao gesto de Evo Morales. A peça dele para mim pode ser interpretada da seguinte maneira:
“Comunistas de todo o mundo, Deus amou tanto a cada um de vocês que enviou seu Filho único para morrer em uma cruz em seu lugar, para que todo comunista que crer nele não pereça mas tenha a vida eterna.”
Foto: Associated Press
Vinicios Torres
Vinicius:
O evangelho de Cristo é global. Destina-se a toda pessoa. Pouco importa sua opção política ou o lugar onde nasceu. Ou, ainda, o cargo que ocupa. Todos carecem de Cristo, mesmo que não admitam. Ou que o rejeitem.
Excelente! Essa mensagem reverte a situação de ofensa e nos traz à memória a visão da “Grande Comissão”! E João 3:16 apresentado dessa forma é um fecho maravilhoso que nos lembra o infinito amor de Deus por toda a humanidade. Que Deus continue lhes instruindo maravilhosamente.
Tenho aprendido a não me importar com ofensas feitas ao Senhor Jesus e ao Evangelho porque entendo que quem assim faz só demonstra o desconhecimento total da pessoa de Deus e que carece da manifestação de nosso amor em interceder por eles, porém achei muito especial a forma inteligente de ver em uma provável ofensa uma mensagem de salvação. Isto com certeza serve para esclarecer a nós, cristãos, que essa mensagem está acima de quaisquer outras. Deus vos abençoe grandemente.
Pode ser que a intenção tenha sido de causar constrangimento, mas Deus é o único que pode reverter todo mal em bem.
Caríssimo irmão, confesso que ao ver a reportagem na mídia sobre esse presente, me senti meio ofendido, mas agradeço por você ter me dado essa nova visão com o seu artigo. Aliviou meu coração e me fez ver que nem tudo é o que parece, quando colocamos o Amor de Cristo em nossos corações; Paz!…..
Ótima sua interpretação do presente que o Papa recebeu de Evo.Com toda a certeza Cristo”desentorta” qualquer qualquer coisa com Sua Perfeição.
Quer creiam ou não.
Quando eu vi no face, pensei, ” que falta de respeito”, mas agora lendo sua mensagem, estou entendendo. Muito bom Pastor, é assim que devemos pensar e agir.
Mais uma vez….Obrigada, e que Deus continue a te dar sabedoria para compartilhar conosco.
Margareth Bucker
Prezado Pr. Volnei, pensando e repensando o gesto inolvidável, mensurável sob alguns aspectos do Presidente Morales, a tua tese sobre o assunto me deixou descansado, pois eu estava indo para o mesmo pensamento. Afinal, a foice e o martelo estão sob os pés da Cruz, que é nosso símbolo cristão.
Excelente interpretação da mensagem sobre a foice, o martelo e o crucifixo. Enquanto alguns olham certos símbolos com temor, outros os veem com sabedoria, crendo que acima de todos e de tudo, há um Deus, que, quer queiramos ou não, há de cumprir suas promessas, como essas…
“Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.” (Romanos 14:11)
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:10-11)
Amém??
Concordo com esta visão, o comunismo, que já morreu, precisa da mensagem de Cristo para ter um significado. Cristo como a Luz do mundo, ilumina tudo.
Amem e gloria a Deus.