Vinicios Torres

Nunca Mais o Mesmo

Estava andando de carro com o som ligado sem prestar muita atenção para as músicas que estavam tocando quando fui atraído pelo seguinte refrão, cantado pela Fernanda Brum:

“Quem já pisou no Santo dos Santos

Em outro lugar não sabe viver

E onde estiver clama pela glória

A glória de Deus”

(Fernanda Brum – O Que a Tua Glória Fez Comigo)

Lembrei-me que muitos anos atrás afirmei durante uma pregação que “quem experimenta o amor e o perdão de Deus de verdade nunca mais volta a ser a mesma pessoa”. Na verdade o apóstolo Paulo afirma isso quando diz: “Assim, se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisa antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (1 Coríntios 5:17).

Experimentar o amor e o perdão de Deus deixa marcas “inapagáveis” na estrutura de uma pessoa. Ainda que queira abandonar o Senhor e deixar de andar em seus caminhos esta pessoa sabe, em cada experiência que tem, que nada a satisfará mais. Tudo que fizer será comparado à experiência com o Senhor e nada chegará ao nível de poder dizer que é melhor.

Lembro-me de ter feito um trabalho para uma pessoa que havia sido pastor e, por causa de decepções humanas, havia abandonado o ministério e desistido da vida cristã. Tentava demonstrar entusiasmo quando falava do trabalho que fazíamos mas dava para perceber a dor quando tentava justificar suas decisões. Eu tinha a impressão que a qualquer hora poderia pegar nas mãos a “saudade” que ele transpassava quando falava dos tempos em que pregava o evangelho e experimentava o mover de Deus. Nada que ele estava experimentando, e na época eu desconfiei que estava usando drogas, além de um relacionamento extra-conjugal, o estava satisfazendo.

Por quê? Ora, simples:

Ele havia experimentado o que de mais maravilhoso, impactante e transformador alguém pode experimentar: o amor salvador de Jesus Cristo e o mover santificador do Espírito Santo.

Quem experimenta isso de verdade, nunca mais será o mesmo.

Pode virar as costas para o evangelho, pode parar de frequentar as reuniões da sua igreja, pode parar de ler a Bíblia, pode evitar se encontrar com os amigos cristãos, mas toda vez que parar para pensar e analisar a vida vai se lembrar, com um toque de dor no coração, como foi bom o tempo que deixava o Senhor agir em sua vida e das experiências que tinha quando andava com Deus. Vai se sentir para sempre esvaziado de verdadeiro significado.

Mas a mesma graça que salvou está disponível para restaurar. Se você se sente assim, saiba que é possível voltar para o Senhor e experimentar novamente o Seu perdão. Assim como o filho pródigo, que reconheceu o vazio que estava vivendo, nós também podemos reconhecer nossas mal-fadadas decisões e voltar para a casa do Pai. Quase com certeza teremos que arcar com as consequências de nossos atos, mas podemos contar com o perdão de Deus e com a Sua presença para restaurarmos a comunhão com Ele e voltar a andar em Seus caminhos e experimentar o mover Dele em nossa vida.

“Senhor, eu experimentei o Teu amor e perdão e agora nada mais na vida tem o mesmo valor ou significado. Restaura em mim o amor por Ti e me enche do Teu Espírito Santo para que eu possa andar na Tua presença.”

Vinicios Torres

5 thoughts on “Nunca Mais o Mesmo

  1. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Realmente, a experiência de receber o amor salvador de Jesus Cristo e o mover santificador do Espírito é sem igual e não tem preço. E também é reconfortante saber que “a mesma graça que salvou está disponível para restaurar”. Aleluia!

  2. Avatar airton disse:

    Vinicius:

    A vida é cheia de altos e baixos. É natural que a pessoa viva momentos de regozijo e inefável alegria. De igual modo, é natural a tristeza, a dor, o abatimento e a desilusão. O apóstolo Paulo experimentou esses momentos. Aliás, o próprio Cristo atravessou momentos difíceis no seu ministério. Imagina, então, o ser humano! A chave para superar o momento é fixar os olhos Nele. Seja na bonança ou na tempestade. Seja na abundância ou na escassez. O fundamental é estar focado e alinhado com Ele, independente da estação da vida.

  3. Avatar disse:

    É verdade, quem já sentiu a presença de Deus e já pisou no santo dos santos não consegue viver longe dEle. Eu já tive altos e baixos na minha caminhada cristã, mas mesmo nos dias que eu estava mais distante (fisicamente) de Deus, eu sempre estive diante dEle em oração, pedindo para ter forças para voltar, pedindo a Ele para não soltar da minha mão. Realmente nunca mais seremos os mesmos. Glórias a Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *