Mário Fernandez

Oração Máxima – Vivendo o Evangelho

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” (Romanos 12:12)

Não tem o menor sentido, não tem fundamento, não condiz, não tem nada a ver. Esse é meu conceito sobre tentar viver um evangelho mínimo, raso – sem uma vida de oração máxima e profunda. O apóstolo Paulo sabia perfeitamente bem o quanto é importante estar na busca constante de Deus através da oração, de forma persistente, perseverante.

Eu acho que nunca encontrei um “cristão” ou termo equivalente, que diga que simplesmente não ora nada. Mas a esmagadora maioria dos que conheço tem na oração uma prática distante, irregular, desprovida de satisfação e que não permeia sua vida, suas decisões, suas atitudes. Igualmente, não lembro de ter encontrado alguém que seja contra a oração, mas os persistentes são minoria.

O resultado disso é um completo afastamento das bênçãos que Deus tem para nós, pois neglicenciar a oração é como esvaziar o tanque do carro ao último gole e reclamar que não anda. Tudo que fazemos e deixamos de fazer tem consequências, diretas ou indiretas, imediatas ou tardias, pessoais ou coletivas. Orar e deixar de orar também. MAS a advertência ou ensino deste texto é mais forte do que isso – persista orando.

Perseverar, sinônimo de persistir, é mais do que não desistir. É gostar de tentar, é amar mais o resultado do que o processo em si, é desejar tanto conseguir terminar o que começou que não para, é desconsiderar a desistência como uma opção. Perseverar é saber o motivo e o resultado do que está fazendo, é enxergar o alvo mesmo que distante. Ou seja, é ter fé no fim da história.

Perseverar na oração é orar quando não faz sentido continuar, é orar quando o resultado é impossível, é orar quando ninguém mais está orando, é orar quando a circunstância deixa bem claro que o fracasso é garantido.

Não é preciso ter muita fé para orar pelo alimento com ele diante de si – ora pela refeição quando não tem o que comer e te direi que isso sim é fé. Ore agradecendo por uma cura que não tem chance de chegar. Ore pela conversão de um desgraçado (desprovido de graça) que não dá sinal de querer mudar de vida. Ore por um relacionamento que não tem mais cacos para juntar do chão. Isso, meu querido, é perseverar.

Tive grandes lições sobre isso na minha vida. Conheci uma senhora com quase 70 anos que acordava todas as madrugadas as 4h para orar. Um dia cruzei com ela orando, sou de pouco sono. Me juntei a ela. Orava pela conversão de seus irmãos. Pela manhã no desjejum lhe perguntei algumas coisas e fiquei envergonhado com as respostas. Já orava há mais de 40 anos, faltavam dois se converterem e um estava mal de saúde, mais velho que ela. Orava diariamente neste mesmo horário fazia mais de 25 anos e só falhava quando adoecia. Só ia parar ou com a conversão ou com a morte de seus irmãos. Isso é perseverar. Me senti um bolha.

Viver o evangelho, por mínimo que seja, exige uma vida de oração máxima. Se o evangelho fosse um mero conjunto de regras teria métricas de oração bem claras e numéricas. Mas não é, pois trata-se de um estilo de vida, portanto “tudo” é o mínimo.

“Senhor, me ensina a perseverar em oração, aplicando fé naquilo que não posso ver ou sentir, mesmo quando isso fuja da lógica. Me fortalece para eu crescer nisso ao ponto de te agradar.”

9 thoughts on “Oração Máxima – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    Quanto é fácil desistir da oração. Há motivos vários para fazê-lo. Falta de tempo é um deles. Felizmente, a Bíblia manda que se seja persistente na prática da oração. Do contrário. a vida cristã se atrofia, a fé fica engessada e o crente subnutrido. O Mestre deu o exemplo ao se levantar de madrugada para conversar com o Pai. Devemos fazer o mesmo!

  2. Avatar Andrea Gama disse:

    Ola,
    e continuo perserverando num evangelho como estilo de vida. Mensagem inspiradora e revigorante. Que a glória do nosso Deus o faça voar cada vez mais.

  3. Avatar Benedito Leite da Costa disse:

    Boa tarde e a Paz…

    Orar, parece-me distante de tudo o que quero e, Oro, DEUS me ajude! e Oro; como sou crente, e vivo na fé, tenho a ilusão que estou remando, navegando, indo contra um turbilhão e, no vazio; procuro, procuro por esse DEUS e parece-me não alcançá-lo; nos louvores o vejo, nas orações O sinto,nas palavras proferidas de uma ministração fico ofegante e compreensivo do entendimento, mas temos que Orar e dialogar e rechaçar o inimigo* que quer nos atrapalhar e vem com as suas artimanhas nos tirar da Oração, da Fé que temos nesse DEUS maravilhoso…continuemos Orando e pela fé seremos edificados e fortalecidos. As suas palavras, Pastor, oriundas do SENHOR é edificante e glorifica à ÊLE, nosso eterno DEUS, o que nos falta é o “Espirito Santo” agir, e o sobrenatural acontecerá na nossa fé inabalável. Uma Boa tarde e o Espírito Santo aja em sua vida maravilhosa e de sua Igreja com o SENHOR de Tudo…
    Grato e”DEUS” te abençoe muito e sempre!!!
    Benedito Leite da Costa – BDN-Guaianazes/SP

  4. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Obrigada pela mensagem. Me edificou profundamente e me animou a prosseguir na vida de oração com fé pura e inabalável, mesmo nas piores circunstâncias, em que tudo diz que não há solução, tudo está perdido, é impossível de acontecer, etc. Deus continue com suas mãos estendidas sobre esse Ministério.

  5. Avatar Eli Conceição Soares disse:

    Sim Pr. Mário Fernandez, boa noite. A paz do Senhor Jesus seja contigo e todos os seus!
    Penso ser isso e tudo mais o sentido de se perseverar em oração. Não em sentido viver uma vida santa em comunhão com irmãos sem perseverar em oração.
    Entendo que a oração é a principal arma do crente, qualquer que seja a resposta final, ou não. Porque, o tempo do Senhor não é como o nosso tempo. Este é perfeito, justo e fiel. Então, façamos reflexões de tudo que foi colocado nesta devocional, e sejamos mais presentes no conselho deste texto bíblico citado: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” (Romanos 12:12). Abraços meu amigo e irmão na fé.
    Do amigo e irmão
    Eli Conceição Soares

  6. Avatar Raquel disse:

    Que mensagem maravilhosa!
    Aprendo que a oração é algo que não devemos deixar de fazer! É uma ação como o respirar.

  7. Avatar Fernando Perly disse:

    Devemos perseverar na oração, não até que Deus nos ouça, mas sim, até que ouçamos à Deus. Que a vontade de Deus, seja sempre soberana à nossa, por isso, Jesus Cristo nos ensinou a oração que diz: Pai nosso que está nos céus… seja feita a Sua vontade, assim na Terra como nos Céus…

  8. Avatar João Mendes disse:

    Muito bom e encorajador para a oração não ser negligenciada. Deus o abençoe amado irmão pastor M. Fernandes…

  9. Avatar ROBSON DO NASCIMENTO disse:

    Mensagem muito inspiradora, realmente como é facil desistir e deixar de perseverar na oração e principalmente deixar de acreditar que ja esta de posse da benção. Isso faz toda a diferença:
    FÉ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *