“De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei.” (Salmo 119:53)
“Torrentes de águas nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei.” (Salmo 119:134)
“O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.” (Salmo 119:139)
“Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra.” (Salmo 119:158)
O Salmo 119 é um maravilhoso poema de um salmista que expressa um amor ardente e apaixonado pela Palavra de Deus. Não tem como não ler esse salmo com o coração aberto e não sentir a pulsação do coração do salmista quando declara seu amor à palavra e à lei de Deus. Esse amor pela Palavra o leva a uma comunhão íntima com Deus.
Recentemente, meditando neste Salmo saltou-me aos olhos o sentimento que o salmista expressa em relação àqueles que se recusam a guardar a Palavra de Deus e a viver conforme as suas leis.
Indignação, tristeza, desgosto e raiva. Sentimentos que sempre somos orientados a não ter e não guardar dentro de nós.
Mas sentimentos são reações emocionais. Eles acontecem como reação a algo que somos expostos ou que nos acontecem. Os sentimentos brotam a partir do que temos no interior, que afetado pelo que experimentamos forma e manifesta os sentimentos como resposta.
Causou-me tristeza quando percebi que ouço notícias e mais notícias de crimes, maldades, corrupção, manipulação e o máximo que faço é dizer: a humanidade é assim mesmo…
Vejo na reação do salmista uma motivação completamente diferente. Ele se entristece e sofre porque as pessoas rejeitam e abandonam Deus e a sua palavra. É como se ele expressasse o sentimento do próprio Deus: a tristeza de ver seus filhos longe.
O que você sente ao ver as pessoas longe de Deus? Que sentimentos brotam de você ao saber das ações daqueles que resistem a Deus e rejeitam as suas leis?
Quando nossos corações começarem a sentir a dor do salmista, então estaremos prontos a agir para fazer que o Evangelho chegue àqueles que precisam e para ensinar-lhes a guardar e obedecer à Palavra de Deus.
“Senhor, faça me apaixonar por Ti e pela tua Palavra a ponto de desejar que todos te conheçam e te obedeçam.“
Muito bom a leitura deste pequeno artigo…
Bom dia! Excelente reflexão para os dias em que estamos vivendo. Dói o coração de ver pessoas cegas pelo abandono dos valores da Palavra. O Salmista expressa tudo que sentimos com relação à infidelidade aos ensinamentos que o Senhor nos deixa tão claros para serem praticados e que, atualmente, estão sendo relegados em função de desinteresse pelas coisas do Reino e de interesses pessoais. Ele se refere à indignação, o choro abundante, a preocupação com aqueles que esquecem os valores inegociáveis da Palavra, o desgosto por aqueles que sequer a guardam por decidirem ser infiéis mesmo. Enfim, é tempo realmente de voltar às origens, à paixão, busca e divulgação dos ensinamentos da Palavra.
Obrigada pelo envio do texto tão bom e edificante. Obrigada pastor Vinicius.
Que esse s estudos continuem a chegar nos mais distantes lugares, levando a Palavra do Senhor.
Tenha uma noite de paz ao lado de sua família amada.
Deus nos abençoe a todos.
Boa noite.
Hull La Fuente
Brasília, DF