“Disseram os discípulos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós.” (2 Reis 6:1 ARA)
Neste texto vemos algo inspirador. Os discípulos (liderados) de Eliseu levaram a ele uma necessidade, mas não deixaram de levar juntamente a solução ou pelo menos uma proposta de solução. Isso se chama iniciativa e tem grande mérito. Aprendi com um grande mestre que “Iniciativa é uma virtude excepcionalmente rara que leva uma pessoa a fazer o que é necessário sem que ninguém precise mandá-la”. Estes discípulos de Eliseu tiveram iniciativa.
Independentemente de ter sido somente um deles ou todos eles, nota-se que nesta equipe havia movimento, havia ritmo, havia iniciativa, havia interesse. Precisamos aprender com isso, pois muitas vezes temos ideias realmente interessantes no meio do povo e não levamos adiante apenas por achar que nosso líder não vai acatar ou poderá nos ridicularizar. Isso até pode acontecer, embora não devesse, mas nem por isso vamos desanimar.
Numa equipe todos são abençoados, não importa a função que cada um desempenha. Dentro da realidade de cada um, Deus tem algo para presentear a todos aqueles que se dispuserem a servir. É muito claro que quando estes homens terminaram sua empreitada, sob a aprovação de Eliseu, o lugar ficou melhor para todos, mais habitável, mais adequado. Talvez um moço ali no meio apenas ficou amolando machados. Talvez algum jovenzinho apenas lhes serviu água enquanto cortavam madeira. Não importa, todos foram abençoados, cada um na sua realidade.
Aprendamos com eles. Ao participar de alguma equipe, seja na igreja local ou fora dela, seja no trabalho ou na vizinhança, seja pelo motivo mais nobre ou mais simples, sejamos homens e mulheres de iniciativa, buscando o resultado que abençoará a todos. Se nosso líder não entender ou valorizar, é acerto dele com Deus. Ao fazer a minha parte eu recebo a minha parte. Ao abençoar a todos, somos abençoados por todos.
“Senhor, quero aprender a atuar em equipe, abençoando não somente a mim mesmo mas ao que estão ao meu redor. Ensina-me a caminhar em unidade debaixo de minha liderança.”
Mário Fernandez
A PAZ AMADO!
QUE PALAVRA ABENÇOADA!!! É TÃO DIFÍCIL COMPREENDER A HIERARQUIA CRISTÃ(AINDA QUE NECESSÁRIA), POIS ALGUMAS PESSOAS SENTEM PRAZER EM DIZER QUE SÃO LIDERES… E SE ESQUECEM QUE NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO! A CADA DIA QUE PASSA É LINDO DESCOBRIR QUE NO REINO DE DEUS, ATÉ O MENOR SERVO TEM O SEU VALOR!
O HOMEM VÊ O EXTERIOR, MAS DEUS CONHECE O INTERIOR E O MELHOR DE TUDO, SABE QUAL A INTENÇÃO!!!
QUE DEUS CONTINUE TE USANDO COMO CANAL DE BENÇÃO.
ABRAÇOS.
PATRICIA.
Esta passagem me chamava atenção, até então, pela obra do ferro do machado flutuar, mostrando que para Deus não há limites, e melhor, ele confunde a física.
Parabéns pelo discurso. Com Ichtus, cada dia descobrindo mais mistérios do Reino.
Oi Pr. Mario, muito util a mensagem, no sentido de nos despertar a sermos relevantes na equipe em que estamos inseridos para cumprir o proposito do Senhor.
Que Deus continue com suas mãos estendidas sobre esse Ministerio que tem contibuído para o crescimento do Reino.
Um abraço
Uma equipe assim é o sonho de todo gerente, mas que dificuldade conseguir coesão, mesmo dos que são cristãos.
Deus abençoe!
Valdir Damada
Amado e querido Pastor,
É bem verdade que existem pessoas que se dizem independentes sem se darem conta de que até para comer um pão, depende de quem o faça(padeiro) e por aí vai.
Agora o mais importante é saber que somos totalmente dependentes uns dos outros, seja com o olhar de sociedade ou de corpo celestial(Igreja), já imaginou um mundo cheio de professores? onde estariam os alunos?
A Bíblia nos ensina que devemos observar as formigas, pois essa sociedade é uma das mais organizadas, da mesma forma as abelhas, onde cada indivíduo tem suas funções desde a hora que nascem, mesmo que as que mais trabalhem morram cedo, como é o caso das operárias e do zangão(aqueles que copulam com a rainha), que morrem sem parte de seu abdômen.
Que o Senhor nos dê a força e a capacidade necessária para que possamos completar a carreira que nos impôs em Cristo Jesus que nos fortalece.