“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23)
Ser santificado deve ser algo global, integral, sem distinção de alcance. É possível estar com o corpo em santidade mas a alma na lama. Igualmente o espírito pode estar bem mas o corpo não se rende à santidade. Ou o ser humano se entrega por completo a ser santo, ou vai continuar sendo repreensível.
Interessante notar que com Deus é tudo ou nada e Ele nos fez assim também. Se somos compostos de corpo, alma e espírito como este versículo nos mostra, faz todo sentido que sejamos santificados nas três esferas para que possamos ser encontrados plenamente conservados.
Ser santificado no corpo significa mais do negar-se à prostituição, mas controlar seus impulsos, dar-se ao cuidado físico, zelar pela saúde, valorizar as capacidades físicas que tem e, claro, não se dar a promiscuidade.
Ser santificado na alma nos fala de emoções e sentimentos curados, de perdão, de relacionamentos alinhados (saudáveis), de vontade e disposição sarados para servir ao Reino de Deus. Talvez seja a santificação mais difícil de se atingir, pois é a mais subjetiva e a menos ensinável de todas.
Ser santificado no espírito está no âmbito sobrenatural, nos ensina sobre uma ligação direta com Deus de forma santificada. Isso é, na minha opinião, resultado direto de uma vida de oração e de uma alma rendida a Cristo.
Para completar, lembremos que o alvo disso tudo, especialmente da santificação, é estar preparado para o dia do Grande Encontro com o Senhor, aquilo que todo cristão deve aguardar ansiosamente, incansavelmente, mas também preparadamente. A única preparação necessária, das quais todas as outras são consequência, salvo eu ter deixado passar alguma coisa, é a santidade.
“Senhor, ajuda-me a andar no caminho da santidade de forma integral, no corpo, na alma e no espirito.”
Mário Fernandez
Pastor Mário:
muito boa a abordagem sobre santificação, pois dá uma visão plena. E não apenas de setor da vida. Ou seja, parafraseando alguém, “a santificação é para toda a pessoa e para a pessoa toda”.
Querido, chamo querido, pois todos os filhos de Deus são queridos e amados entre si, mesmo sem se conhecerem pessoalmente, recebia suas mensagens, porém, perdi meu e-mail e fiquei sem receber, senti muito, gostaria de voltar a receber suas mensagens que tanto me edificam. Jesus continue te abençoando e iluminando sua vida.
Vou deixar duas mensagens retiradas do livro “Caminho”, de São Josemaria Escrivá:
“291 – Tens obrigação de santificar-te. – Tu também. – Alguém pensa, por acaso, que é tarefa exclusiva de sacerdotes e religiosos?
A todos, sem exceção, disse o Senhor: “Sede perfeitos, como meu Pai Celestial é perfeito”. ”
“11 – Vontade. – Energia. – Exemplo. – O que é preciso fazer, faz-se… Sem hesitar… Sem contemplações.
Sem isso, nem Cisneros teria sido Cisneros, nem Teresa de Ahumada, Santa Teresa…, nem Iñigo de Loyola, Santo Inácio…
Deus e audácia! – <> – Queremos que Cristo Reine! “
É bom ter servos de Deus dedicados, visionários e intelegentes que preocupam com a santidade e a descreva em forma de apoio, estímulo e ensentivo… como irmão. Poucas vezes encontrei uma descrição da santidade nas três dimensões: (corpo, alma e espírito).
Que Deus possa abençoar sua famíliao seu ministério grandemente;
Um abç. Conta sempre com as nossas orações.
Rv.Ananias Semedo
A luta da carne contra o espírito é ferrenha e “o bem que quero fazer não faço, mas o mal que não quero, isso faço, não eu, mas o pecado que existe em mim”. Porém aguardo na misericórdia do Senhor que nunca falha.
Obrigada Pastor Mario, pela mensagem edificante. Grande abraço
Realmente não é fácil ser santo o tempo todo na integralidade, somos humanos e consequentemente pecadores que a todo instante temos que estar pedindo perdão, e Deus sempre concede, pois Ele próprio na pessoa de Jesus, bebeu até a última gota do cálice de pecado, Ele já pagou por tudo que conseguirmos cometer. Agora difícil é para nós como seres humanos, quando para nos mantermos santos ou o mais próximo possível disso, temos que perdoar algo muito terrível que alguém tenha cometido contra nós, e, Deus espera que perdoemos.
Pastor Mário,
Ao ler sua mensagem “Santificação e Integridade” vi o quanto Deus usou sua pena para falar a mim e a tantos outros leitores seus, pois estou nessa luta pela santificação há muitos anos. Deus me deu alguns livramentos quase que de imediato, mas em alguns outros tem me deixado em pleno centro da batalha. Mas Ele tem me dado força, as armas e me ensinado a combater, e sua mensagem de hoje, assim como muitas outras suas que recebo, são ensinamentos preciosos.
Que Deus continue usando poderosamente sua pena para nos passar Sua Palavra.
amado de Deus pastor mario fernandes que mensagem abençoadora e que maravilhoso ensinamento desejo que DEUS continua te ungindo e abeçoando ricamente com bençãos Espirituais . a paz deo Senhor. maria