“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe?” (Jeremias 23:23 ARA)
As pessoas em geral gostam de rotular, tanto coisas como pessoas. Depois que alguma coisa pega fama de bom, por exemplo, mesmo que incomode diariamente a imagem é de que é bom. Depois que alguém tem fama de safado, é melhor mudar de cidade mesmo sendo honesto. É complicado, as pessoas tendem a rotular. Assim é com Deus também. Deus mora no céu, portanto está longe – é um rótulo.
Este versículo diz com muita clareza que Deus é de perto sim, mas é de longe também. Deus está onde for para nos abençoar, ele não liga pra distância, isso para Ele não representa nada. Haverá momentos em que parecerá estar Ele ao alcance do toque da mão, o que aliás é um momento privilegiado e que merece ser desfrutado e prolongado até onde der. Mas haverá momentos em que parecerá estar Ele tão distante que nem nos ouve, que é mera sensação humana.
Importante é entender que Deus está disposto a nos abençoar, nos conduzir em santidade e vitória, nos alimentar com a Sua presença. Se de longe ou de perto, se para questões mínimas ou gigantes, não importa. Ele é Deus e isso é o que importa. Nada se compara à Sua Presença, isso é o que importa. Creia num Deus que se fará presente no perto e no longe, no grande e no pequeno. Acredito que cabe a Ele e somente a Ele decidir o caminho das coisas, situações e circunstâncias. Não se deixe iludir com a distância do céu à terra.
Do ponto de vista de santidade e de perfeição, Deus sempre estará muito, muito distante de nós. O melhor de nós, humanos, não chegará ao pó dos seus pés. Mas no que tange a estar conosco e nos abençoar, ser presente em nossas vidas e corações, Ele sempre estará perto, na medida em que nos dispusermos a buscá-lo com sinceridade e com coração humilde.
Não vamos rotular, apenas vamos crer: Ele é Deus.
“Pai, obrigado pelo Teu interesse na minha vida, no meu coração e nas minhas necessidades. Te agradeço por me dar vida e vida que vale a pena.”
Mário Fernandez
Prezado Flávio
Para justificar a revisão ter deixado o termo safado no texto: não é um termo pejorativo, apenas popular.
safado
(particípio passado de safar)
adj.
1. Tirado para fora, extraído, livre.
2. Gasto com o uso.
3. [Popular] Desavergonhado.
s. m.
4. Indivíduo vil, desprezível, cínico.
Pelo menos aqui no sul do Brasil, safado é usado no sentido de sem-vergonha ou espertalhão. Mas como o Brasil é gigantesco e muitos termos adquirem significados difeentes conforme a região, se aí no nordeste o termo tiver o sentido pejorativo pode usar outro sim.
Abraços
Vinicios Torres
ICHTUS webmaster
Pastor, amigo e irmão em Cristo, muito obrigado por mais uma mensagem edificante. Estou passando um processo complicado na minha caminhada com Cristo e esta Palavra fortaleceu e muito a minha fé.
Que Deus lhe abençoe ricamente!!!
Gostei muito do texto e estarei levando como reflexição no grupo de oração da q congrego igreja!
Mário; muito bom o seu artigo, só acho que não deveria ter usado o termo ” SAFADO”, pois foge ao nosso linguajar de CRISTÃOS que somos, no mais é muito bom o sem artigo. Peço sua autorização para publicá-lo em um jornal cujo o mesmo sou editor, só gostaria de substituir o termo “SAFADO”, por umsinônimo, aguardo sua autorização.
Cordialmente,
Flavio Melo
Jornal A TROMBETA
a.trombeta@yahoo.com.br
atrombeta2011@hotmail.com
Recife/PE
Boa Noite,Pr. Mário Fernandez; Como Deus é bom, pois nos assiste o tempo todo, fico muito grato por isto,porque sei que sempre está por perto, sabe, aprendir a depender de Deus em tudo que eu faço,mesmo nas dificuldades eu sempre confio no Senhor.
É engraçado quando vejo meus filhos depederem de mim como se não conseguissem se virar sozinho, ou depender mais de Deus, mas eu como pai também estou sempre por perto porque à amo.Confesso que meu filho adolescente tem me trazido preocupações na questão da obediência,mas sempre ensino no quesito da responsabilidade e ensino que a desobediência gera “DOR” e a obediência gera “LIBERDADE”.
Por isto vamor temer à Deus que é obedecer para que nós tenhamos liberdade. “Maranata”Que Deus seja louvado”
Deus abençõe a todos.
Giovani Machado-BH.
É maravilhoso saber que Deus está perto de mim aqui, mas também perto de alguém na Malasia que é tão longe!!!! E isso é motivo de alegria, como diz o Ap. Paulo: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se…Perto está o Senhor” em qualquer situação, em qualquer circunstância, o mesmo Deus de perto é o mesmo Deus de longe.
Obrigada Pai por tua Palavra revelada a nós.
Que o Senhor continue abençoando este Ministério de muita edificação.
MAS QUE COISA MARAVILHOSA !
pela fé sinto e vejo, o Senhor meu Deus em minha vida todos os dias e tenho somente a agradecer. Pois se não fosse assim ele não tinha dito lá em João 15. 5 ” Sem min nada podereis fazer”. Obrigado meu JESUS.
A Paz, essa mensagem nos diz claramente para todos nós que mesmo que Deus pareça estar longe e á vezes permaneça em silêncio Ele é um Deus de perto, sempre, é um Deus onipotente, oniciente e onipresente, amém!
Pai muito obrigado, pois sei que não tem distância para o nosso Deus, estais sempre presente. Obrigado por cuidar de nós!!!